sábado, 23 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5693: Da Suécia com saudade (20): Um Lusitano entre as...renas

1. Mensagem do José Belo, com data de 16 do corrente... (José Belo, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, vive em Kiruna, no norte da Suécia, próximo do Círculo Polar Ártico; é um dos membros da nossa Tabanca Grande de quem se pode dizer apropriadamente que faz parte da diáspora lusitana) (*)



Assunto - Um Lusitano entre as...renas.


Caro Camarada:

Quero agradecer sinceramente as palavras AMIGAS que Te deste ao trabalho de escrever aquando do lançamento, prematuríssimo , pois muito de técnico há a completar, da Tabanca da Lapónia (**). Tudo mais não é que uma das minhas "fugas" através do humor que me vão ajudando a vencer isolamentos, saudades, e um clima dificil de um Lusitano aguentar durante décadas sem complementar outros...."apanhamentos guinéus"!

Recebi muitos E-Mails amigos de Camaradas da Tabanca Grande, mesmo de alguns dos quais terá havido "piropos" trocados, anteriormente, em comentários divergentes.Mais uma vez vem demonstrar que o que nos une através das experiências comuns passadas na Guiné acaba por ser mais forte do que outros.....promenores de percursos.

O verdadeiro "poema culinário açoreano" num dos comentários é genial na sua simplicidade,ao mesmo tempo que tanto dos Açores consegue compartilhar.Esta procura de imitar "Infantadas Henriquinas" ao colocar um "Padrão Cibernético Lusitano"...na Lapónia com a humilde tabanca local, talvez tivesse sido muito bem compreendida por Ruy Belo quando escreveu:

Sem casas não haveria ruas,
as ruas onde passamos pelos outros,
mas, e principalmente, onde passamos por nós!

Fosses para onde fosses,
foste decerto para o País
de onde, afinal, eras.

No frio de Março,
no calor de Agosto,
nos dias de hoje ou nos tempos antigos....
tivesse eu uma casa,
tu passarias à minha porta!

[Citação de cor]

Um grande abraço do José Belo.

____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 17 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5667: Da Suécia com saudade (17): Intervenção do Capitão Azevedo Martins, delegado do MFA de Angola à Assembleia de Tancos (José Belo)

(**) Vd. poste de  14 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5645: Blogues da nossa blogosfera (32): A nova Tabanca da Lapónia, de José Belo, Kiruna, Suécia

2 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Vai um abraço, um abraço de amizade fruto da camaradagem que este site, este espaço em boa hora criado pelo L.Graça propicia.

Parece-me, talvez devido ás minhas fugas que,no estar longe de, a distância não é o mais importante. Já nem sei bem, já nem sei se é verdade que podemos "estar sós no meio de uma multidão". Começo a ter poucas certezas...
Um abraço do TM

Unknown disse...

Esse poema de Ruy Belo está gravado em pedra numa rua de Vila do Conde. A memória me falta (a tal de pdi), mas tens caminhos que percorreste que nem soubeste onde te levaram.