Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > CCAÇ3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) >Destacamento da Ponte Caium > A suite, os aposentos, os bu...rakos em que nós vivemlos... As camas, com rede mosquiteira (!), eram em beliche, e eram um luxo, como se pode ver na foto...
Este abrigo era o mais pequeno do destacamento de Caium: tinha apenas quatro camas... Ao lado era o depósito de géneros (que roubou espaço ao abrigo). Na foto, o nosso camarigo Jacinto Cristina, com o 1º cabo Pinto, o apontador do morteiro 10.7, assinalado com um círculo a vermelho...
Havia quatro abrigos, dois em cada lado do tabuleiro da ponte. Os outros três eram todos maiores (de 6 a 8 camas). Os abrigos eram ladeados por fiadas de bidões cheios de terra, dando alguma protecção em caso de ataque.
Foto: © Jacinto Cristina (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > CCAÇ 3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) > 3º Grupo de Combate (Os Fantasmas do Leste) > Destacamento da Ponte de Caium > 1973 > Álbum fotográfico do Florimundo Rocha > Foto nº 8 > A famosa equipa de futebol...
"Em primeiro, ao centro, o Rocha, o dono da bola, à direita o José Alberto, à esquerda o Pinto [, assinalado com um círculo a vermelho]. De pé, na segunda fila, à direita, o Barbeiro, o furriel Barroca, o Santiago que tem a fita na cabeça, e o furriel Ribeiro" (Legenda: Carlos Alexandre, Peniche).
Foto: © Florimundo Rocha (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > CCAÇ3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) > Destacamento da Ponte Caium > Da esquerda para a direita: O 1º Cabo Pinto (assinalado com um círculo a vermelho), e os soldados Ramos, Jacinto Cristina (segurando granadas de morteiro 60), o Wolkswagen, o Fernandes, de pé (outro que morreu na emboscada de 14/6/1973) e o Silva ("que percorreu 18 km com um tiro no pé!")... Foto e legenda do Jacinto Cristina.
Fotos: © Jacinto Cristina (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
1. Não sei se foi graças ao nosso blogue, mas a verdade é que dois camaradas do 3º Gr Comb da CCAÇ 3546 (1972/74), que estiveram juntos na famosa Ponte Caium, o Jacinto Cristina e o Pinto, encontraram-se finalmente, 38 anos depois do seu regresso a casa, de avião dos TAM, em 23 de junho de 1974.
Quem me deu a notícia, foi a engª Cristina Silva, minha amiga, filha única do Jacinto Cristina e da Goretti, e casada com o meu amigo Rui Silva, médico (o casal vive e trabalha na Madeira).
A Cristina, que estava em Coimbra, para o concerto da Madonna (uma prenda de amor do seu esposo, que não pode vir por razões profissionais), deu-me a notícia, por telemóvel, com grande regozijo, ao saber da emoção com que o pai Jacinto acabava de receber, de braços abertos, o ex-1º cabo Pinto, o apontador do morteiro 10.7 e seu companheiro de abrigo (o Cristina, além de padeiro, era também o municiador do morteiro).
Para a emoção ser ainda maior, esse reencontro deu-se precisamente a 23 de junho de 2012, sábado passado, data que o Pinto fez questão de recordar, com pompa e circunstância...
Não sei de pormenores, mas fiquei com a ideia de que o Pinto fora visitar, no sábado passado, o Cristina na sua terra, Figueira dos Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo.
Quanto ao Pinto, não sei onde vive, nem muito menos sei o seu nome completo. De qualquer modo, através do blogue, o Jacinto tem tido notícias de outros camaradas da Ponte Caium, nomeadamente o Florimundo Rocha (Olhão), o Carlos Alexandre (Peniche) e o Ribeiro (Braga)... É caso para dizer, mais uma vez, que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande! Agora falta o ex-1º cabo Pinto apresentar-se aos demais amigos e camaradas da Guiné.
Um beijinho para a Cristina [, foto à direita quando era mais pequenina, folheando o álbum do papá], e um alfa bravo para o camarada Jacinto, que eu não vejo há já uns bons tempos (*)
PS - Como é sabido, a Cristina Silva representa, e muito bem, o seu pai, Jacinto, na Tabanca Grande, não tendo ele nem email nem computador nem o hábito de blogar...
_______________
Nota do editor:
Útimo poste da série > 23 de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10062: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca...é Grande (57): Tenho na minha colecção peças de fardamento, de 1961, de António Sousa Teles, Major de Infantaria (Miguel Andrade)
1 comentário:
The good old days!
So important to remember.
Enviar um comentário