1. Mensagem do nosso camarada António Melo, ex-1.º Cabo Rec Inf, BCAÇ 2930, Catió e QG, Bissau, (1972/74), com data de 24 de Junho de 2012:
Caro amigo Carlos Vinhal
Um abraço
Aqui estou de novo para responder ao email em que me
perguntas por onde ando, e na verdade nem eu sei bem onde vivo
pois há muitos anos, mais propriamente desde 1980, que tenho a minha
residência em Espanha.
Com a crise que Espanha está a atravessar e
pela dificuldade em arranjar trabalho, em
2009 resolvi vir para França porque me faltavam cinco anos para
me reformar. Assim posso reformar-me com a pensão completa.
Por isso mesmo, agora e até meados de 2015, estou a viver nos Alpes franceses, mais propriamente em Chambery, mas logo que me reforme
vou regressar a Espanha, Badajoz, onde tenho a minha casa.
[...]
Se entretanto a
vida me permitir tentarei ir a algum dos convívios que o blogue
organiza, porque tenho muita vontade de estar com
pessoas que como eu sabem o que foram para nós aqueles anos de juventude, de
incerteza, de angústia, de sofrimento e de camaradagem. Contudo, passados
todos estes anos e depois de ter visto o que vi e passado o que passei, não trocaria por nada
aquele tempo de comissão na Guiné, porque posso dizer que
foram enriquecedores para a minha vida.
Conhecer novas gentes, novas culturas, novos mundos, novas formas de
viver, melhores ou piores, não está em causa, para mim foi uma mais valia; conhecer o diferente e hoje saber dar valor àquilo que tenho, por
muito pouco que seja, e que para aquela gente seria o paraíso
terrestre, embora eu ainda me lamente, mas enfim deixemos isso para outro
momento.
Quanto ao que me perguntas, se depois do arranjo que tens que dar aos meus
textos eles traduzem o que eu quero expressar, digo-te
que fielmente transmites aquilo que eu quero dizer, sem mudar uma
virgula.
Obrigado pelo teu tempo e paciência.
De momento ficarei por aqui e prometo para a próxima uma
dessas historias, não tão agradáveis como o que já escrevi até agora, passadas em Catió mas que graças à sorte que sempre me acompanhou tiveram sempre um final feliz, e por isso posso
contá-las.
Para todos os que integram o blogue um abraço forte e para ti
especialmente
António Melo
2. Nota de CV:
Esta mensagem do nosso camarada António Melo é resposta a uma que lhe enviei perguntando se estava emigrado, e onde em caso afirmativo. Deduzi que o nosso camarada estaria na diáspora pelo seu português sem acentos, teclado não adaptado à língua portuguesa, e pelo modo como se expressa, onde se adivinha a influência do castelhano. A minha curiosidade mais se acentuou porque o seu endereço está no Hotmail.fr, logo em França.
Pelo exposto, estamos perante um camarada que como muitos da nossa geração se aventuraram por esse mundo fora, no caso do António Melo, praticamente porta-com-porta com Portugal. Curioso o seu percurso em Espanha e recurso a França onde está a completar o tempo necessário para ter direito a uma pensão de reforma completa, que desejamos seja compensatória após tantos anos de labuta.
Curioso o facto de apesar de ter a sua residência permanente paredes-meias com o nosso rectângulo, Badajoz, por lá preferir ficar, ao que se supõe, até ao fim dos seus dias.
Caro António, dar-nos-ias uma alegria muito grande se um dia conseguisses comparecer num dos nossos convívios anuais. Quem sabe, um dia o farás a partir de Badajoz.
Conta com a nossa disponibilidade para, como fazemos com outros camaradas, acentuar o teus textos e dar um jeito ao teu castelhano.
Desejamos que até 2015 tudo te corra pelo melhor e completes o tempo que te falta para teres direito ao merecido descanso.
Recebe um grande abraço em nome da tertúlia.
Carlos Vinhal
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 6 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 – P9711: Tabanca Grande (328): António Augusto Vieira de Melo, ex-1.º Cabo Rec Inf do BCAÇ 2930, Catió e Quartel General, Bissau (1972/74)
Vd. último poste da série de 15 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10037: Os nossos seres, saberes e lazeres (45): Para breve o lançamento do livro "Palavras de um defunto... antes de o ser", por Mário Tito (Mário Serra de Oliveira)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário