sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12233: Historial das Escolas Práticas do Exército (José Marcelino Martins) (5): Escola Prática de Transmissões do Porto




1. Historial da Escola Prática de Artilharia, localizada em Vendas Novas, trabalho de compilação do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), integrado na sua série Historial das Escolas Práticas do Exército.











____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE OUTUBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12218: Historial das Escolas Práticas do Exército (José Marcelino Martins) (4): Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Zé Martins

Claro que estava à espera deste trabalho sobre as 'nossas' Transmissões.

Pelo descrito retiro que estive então no "Batalhão de Telegrafistas" já que a minha passagem pelo Quartel da Graça, em Lisboa, foi de finais de Setembro de 1970 a Abril de 1971. E que estive no "Regimento de Transmissões" na Arca d'Água, no Porto, pois estive lá de finais de Abril a princípios de Setembro de 1971. Bate tudo certo.

Já na Guiné integrei o STM, depois a Companhia de Transmissões em delegação de serviço no Centro de Escuta e finalmente integrado no "Agrupamento de Transmissões".

Sobre esta última Unidade tenho poucas referências de memória. Está tudo um bocado 'esbatido'. Lembro-me do nome, de alguns (poucos) episódios, assim coisas avulso, por flashes julgo lembrar-me das instalações, do posto médico, da secretaria e pouco mais. Não vivia lá, não trabalhava lá, evitava o mais que podia aparecer para não se lembrarem de mim. Tácticas!

Abraço
Hélder S.

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Hélder, se calhar ainda nos cruzamos no Rtm na Arca D'Água no Porto, tendo em conta que fiz lá a especialidade desde Julho a Novembro de 1971, pertenci ao 5º pelotão, tínhamos um 1º sargento de seu nome Rodrigues que nos dava instrução, tudo fazia para que fossemos os melhores a marchar, para além, obviamente de um aspirante a quem o apelidamos de "CONGA" e dois cabos.

Sousa de Castro

Hélder Valério disse...

Olá Sousa de Castro

Pois, pelo que dizes, não chegámos a ter sobreposição de tempo, já que eu estive de finais de Abril a inícios de 1970 e tu estiveste de Julho a Novembro, mas de 1971. Nessa altura estava com 1 ano de Guiné.
Como disse cheguei lá no final de Abril e fiquei a comandar um pelotão de instrução, com n.º que não me lembro e que não tinha Aspirante, era apenas eu e um 1º Cabo RD.
Essa malta já era 'velhinha' e pensavam que me dominavam mas enganaram-se. Episódio que não cabe aqui. Mas ganhei ali amigos a sério. Um dele é o Tony do "Hotel Cibra" de Cascais (ao tempo) e com quem se passou um episódio que já relatei aqui no Blogue. Também foi para a Guiné. Actualmente "desconversamos" por causa do futebol, mas não só. A amizade, essa, mantém-se intocável.
Quando essa rapaziada passou a 'pronto' fiquei com outro Pelotão mas também não me lembro de referências.
Vim embora nas primeiras semanas de Setembro e recordo que só não estive no Porto na última semana de Agosto.
Abraço.