terça-feira, 29 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12217: O Spínola que eu conheci (30): Em Nova Lamego, no destacamento da FAP, com o saudoso piloto Cap Rodrigues (Vitor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)



Guiné > Algures > s/d (c. 1969) > O alf mil pil heli Al III Jorge Félix (BA 12, Bissalanca, 1968/70) e o Spínola (Com-Chefe e Governador Geral, CTIG, 1968/73)... O Jorge Félix terá sido um dos pilotos de heli, com quem o gen Spínola mais terá gostado de voar...  Releia-se  aqui um história bem humorada do Jorge Félix que um dia se lembrou "bombardear" Galomato (ou melhor, a "obsequiar" a esposa do comerciante Regala...),  com os ananases que deveriam chegar à mesa de Spínola  (*) ...


(...) Junto uma foto do Caco, com a minha pessoa nos comandos do Heli Al III, podendo ver-se no banco uma arca [, azul,] que variadas vezes o Cap Almeida Bruno [, o ajudante de campo,] transportava, e que continha alimentação para o nosso Chefe.

Segue uma mensagem que recebi, [em 14 do corrente, no Facebook,] do José Ramos, piloto que já foi falado no nosso Blog e que julgo também devem conhecer:
"Está bonito o filme, parabéns. Sempre que me lembro de ti, não posso esquecer um bombardeamento de ananases em Galomaro que ficaram a faltar na mesa do Spinola. Um abração".

O Ramos recorda-me que um dia, no regresso a Bissau levando uns ananases que deveriam chegar à mesa do Spínola, eu resolvi, numa passagem por Galomaro, "oferecê-los" à D. Maria, esposa do comerciante Regala, num estacionário "perfeito", dando liberdade ao mecânico para atirar um a um os "ananases".

Mais tarde informaram-me que a loja esteve uma semana semi-fechada para limpar o pó que o heli levantou e foi parar dentro da casa. Dos ananases nada se aproveitou, nem a D Maria os saboreou, nem o Gen Spinola os recebeu algum dia. (...) (*)


Foto: © Jorge Félix (2010). Todos os direitos reservados

1. Mensagem do Vitor Oliveira, enviada hoje:


Assunto: O grande Spínola

Estávamos em Nova Lamego, e eis que um dia,  perto da hora de almoço,  aparecem dois hellis em que vinha o General Spínola e o piloto era o falecido Cap Rodrigues, que nos pediu para abastecermos os helis enquanto eles almoçavam porque o iam voar novamente e que ligássemos para a messe de sargentos do exército para nos trazerem o almoço.

Assim foi, tínhamos um telefone no posto de rádio em que o radiotelegrafista da Força Aérea era o Pires. Resposta:
Os doutores,  se quiserem,  venham cá abaixo comer!

Eu disse logo:
Não vamos lá,  isto vai dar caldeirada.

Isto porque a maioria dos sargentos do exército não aceitava que fossemos os primeiros a ser servidos e, mais,  ao jantar nós íamos comer à civil e eles não.

Assim foi,  não fomos almoçar. Eis que chega o Cap Rodrigues,  juntamente com Cap Almeida Bruno e atrás vinha o Spinola com um major e o tenente coronel. Um era o 2º comandante e o outro  o 1º do quartel. Fui logo falar com o Cap Rodrigues e disse-lhe que não tínhamos almoçado. Eis que o Spinola apercebeu-se que havia merda, como se costuma dizer. e chama o Almeida Bruno e ele diz-lhe o que se passou. ele vira-se para o major e o tenente Coronel e diz-lhes para mandar o oficial e o sargento da messe para São Domingos,  era onde havia mais combates . O major e o tenente coronel só diziam:
Ó Sr. Governador,  pedimos desculpa!.. 

E o Spínola dizia:
─  Isto não pode acontecer,  os rapazes estão fartos de trabalhar! 

O abastecimento era feito com bombas manuais, a tirar de bidões de 200 litros. Depois mandaram buscar sandes e cervejas, e assim foi o nosso almoço. A partir desta cena, quando entrávamos na messe, o sargento punha logo os faxinas a servir-nos

Vitor Oliveira (Pichas)

1º Cabo Melec
(BA 12, Bissalanca.1967/69) (**)

_________________

Notas do editor:

(*) 16 de abril de 2010 >  Guiné 63/74 - P6164: O Spínola que eu conheci (13): Os ananases que não chegaram à mesa do Palácio do Governador-Geral (Jorge Félix)

(**) Último poste da série > 7 de fevereiro de  2013 > Guiné 63/74 - P11068: O Spínola que eu conheci (29): Depoimento de Jaime Antunes, ex-fur mil, CART 11 / CCAÇ 11 (Paunca, 1970/72)

2 comentários:

Mário Vasconcelos disse...

A guerra também se servia com aspectos curiosos como o descrito.
Cenas, de algum modo caricatas,mas que, agora, dá gosto revivê-las.
Com um abraço, também atiro o meu ananás ao Regala, de boa memória e saudade.

António Tavares disse...

Camarigos,

A D. Maria A. S. Regalla ainda é viva.
Cozinhava muitíssimo bem diversos pratos que eram comercializados no seu restaurante.

António Tavares
Galomaro 1970/72