sábado, 2 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12238: Estórias cabralianas (82): Quando cabeças e rabos não são equivalentes, e nem sempre dois mais dois são igual a quatro: O Sitafá, as fracções e as sardinhas (Jorge Cabral)



Guiné > Zona leste > Setor L1 (Bambadinca) > Fá Mandinga > Pel Caç Nat 63 (1969/71) > Um bando de estômagos esfomeadas e sedentos para saciar...


Foto: © Jorge Cabral (2006) . Todos os direitos reservados [Edição de L.G.]


1. O alfero Cabral está quase a fazer anos!... A seis corrente...

E em vez de ser eu a dar-lhe uma prenda, foi ele quem, antecipando-se, ma deu a mim e a todos os demais leitores, seus fãs. E sempre foi a assim, desde que o conheço: generoso, desmedido perdulário, capaz de dar o corpinho a uma bajuda e ficar de tanga [, como se comprova na foto  à direita, retirada do seu álbum de recordações da vida castrense].

E já que faz anos, espero bem que este não seja mais um annus horribilis,  que é coisa que ele deveras não merece de todo... E que no próximo, finalmente, ele (e com ele todos nós) possa  ver a famigerada  luz ao fundo do tonel (ou, melhor, da garrafa)... Sim, por que quem viveu em Finete e em Missirá, a medida de todas coisas só podia a ser a garrafa (ou o bidão): a garrafa de uísque com água de Vichy ou de Perrier (nos bares seletos de Bambadinca) ou com a  água do Geba em bidão  (nas tascas do Cuor)... E quem não bebeu a água do Geba, nunca poderá entender a vida, o conteúdo e o continente das estórias cabralianas.

Pela minha parte, já tenho um prefácio, escrito há quatro anos, à espera que saia o livro das Estórias Cabralianas, tão ou mais desejado que El-Rei Nosso Senhor Dom Sebastião... Percebe-se a ansiedade dos seus fãs: afinal, na Guiné,  Cabral só havia um, o de Missirá e mais nenhum!... (LG)


2. Estórias cabralianas > O Sitafá, as Fracções e as Sardinhas
por Jorge Cabral

Em Missirá durante dois meses, estivemos sem abastecimentos. Época das chuvas, o sintex e os dois unimogues avariados .Ainda tínhamos conservas,mas faltavam as batatas, o vinho e o arroz para os africanos.

Um dia porém, o Pechincha (**) conseguiu fazer dos dois burrinhos, um, que andava. Fomos a Bambadinca, deixando a viatura, à beira da bolanha de Finete, que atravessámos até ao rio, o qual cambámos na piroga do Fodé. 

No Batalhão, lá nos abastecemos do essencial, tendo como de costume o Alfero matado a sede, no Bar dos Soldados, no Bar dos Sargentos e no Bar dos Oficiais… 

Pelo fim da tarde quando nos preparávamos para o regresso, apareceu o vaguemestre da CCS com uma oferta para o Alfero. Um petisco, seis sardinhas... Chegados a Missirá, o Alfero chamou o Sitafá (**), puto que vivia connosco desde Fá, entregou-lhe as sardinhas e disse-lhe:
–  Agora é que vou ver se aprendeste as fracções. Somos nove. Quero que todos comam a mesma quantidade. Depois de assadas, repartes  pelos pratos. Mas diz ao Teixeirinha (o cozinheiro), que as sardinhas são um aperitivo, uma entrada. Ele que coza batatas para comer com atum. 

Dito isto, o Alfero retirou-se para o seu abrigo, deitando-se na cama a ver se dissipava “alguns vapores”.  Nem cinco minutos passados, surgiu o Teixeirinha, pois não percebera o recado do Sitafá. 
– As sardinhas eram um aprovativo para comer na entrada? Mas em que entrada?

O Alfero explicou, frisando que deixasse o Sitafá distribuir as sardinhas. Depois adormeceu. Após duas horas de sono, dirigiu-se ao pequeno refeitório, não tendo  já encontrado ninguém, salvo o Sitafá a chorar;
–  Que aconteceu ? – perguntou o Alfero.
– Eu acertei, mas os Cabos começaram a discutir. Disseram que não podia ser,  que duas cabeças não eram iguais a duas barrigas, nem a dois rabos. Estragaram as contas, Alfero! (Ele dividira cada sardinha em três partes,  cabeça, barriga e rabo,  cabendo duas a cada um).
– Deixa lá,   Sitafá! Passaste a prova das fracções. Mas olha que eles também  tinham razão. Cabeças e rabos não são bem a mesma coisa…

Jorge Cabral
________________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 30 de outubro de  2013 > Guiné 63/74 - P12222: Estórias cabralianas (81): Em Vendas Novas, de ronda, na Tasca das Peidocas (Jorge Cabral)

(...) Em Janeiro de 1969, eis-me garboso aspirante na E.P.A. [Escola Prática de Artilharia], em Vendas Novas. Ao contrário dos outros aspirantes, encarregados da instrução no C.S.M. [, Curso de Sargentos Milicianos], eu fui colocado na Secção de Justiça e na Acção Psicológica, sendo ainda nomeado árbitro de andebol da Região Militar. (...) 

(**) Vd. postes de:

18 de dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9223: Estórias cabralianas (69): Onde mora o Natal, alfero ? (Jorge Cabral)

(...) Também houve Natal em Missirá naquele ano de 1970. Na consoada, os onze brancos e o puto Sitafá, que vivia connosco. Todos iam lembrando outros Natais.
Dizia um:
– Na minha terra…

E acrescentava outro:
– A minha Mãe fazia… (...)


5  de junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1816: Estórias cabralianas (23): Areia fina ou as conversas de Missirá (Jorge Cabral)

(...) Conheci muito bem o Alferes que esteve em Missirá nos anos de 1970 e 1971. Diziam que estava apanhado, mas penso que não. Era mesmo assim. Quem com ele privou em Mafra e Vendas Novas certamente o recorda, declamando na Tapada:
No alto da Vela
Fui Sentinela
de coisa nenhuma
Quem hei-de guardar
Quem irei matar…(...)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Meu querido alfero:

Ele há coisas que muita gente fina da nossa terra nunca entendeu, não entende nem entenderá... Ou porque andava por outras bandas, ou está distraído ou muito simplesmente nasceu de cu para o ar...

Eu entendo-te porque ambos bebemos a mesma água, a do Geba...

Pois, há tempos, alguém, uma "mulher grande", me contava coisas do seu tempo de menina e moça, lá para o norte, quando a sardinha, no pós guerra, era para três... (Coisa que na minha terra á beira mar planta felizmente nunca vi nem senti...).

Numa família numerosa de rapazes e raparigas em que pagavam as sardinhas com ovos (!), uma comia a cabeça, outra comia o meio e o mais felizardo o rabo... As bocas eram muitas e esfomeadas. A mama mais velha fazia valer os seus direitos: queria uma sardinha, inteira, só para ela...

O truque da mãe: juntava um rabo e uma cabeça, ligados por um palito!

Deverias ter ensinado este truque ao pobre do Sitafá!

PS - Quero esse livro já!... E tem que ser lançado numa das últimas tascas de Lisboa!... Antes que o fascismo sanitário de Bruxelas e da ASAE (, aliado ao terrorismo fiscal...) dê cabo das poucas que aindam restam!!!...

manuel maia disse...

Caro Alfero,


MAIS UMA HISTÓRIA CABRALIANA,
QUE NOS FAZ BEM À SAÚDE.
RIR FAZ BEM AO FÍGADO,DIZEM...
OBRIGADO.


CLARO QUE SÃO DIFERENTES,
A CABEÇA E O RABO,
MAS `INDA HÁ MUITAS MENTES,
CONFUSAS AO FIM E AO CABO...

BASTA OLHAR COM ATENÇÃO,
MEDIDAS FEITAS À PRESSA
QUE INDICAM QUE DITOS ESTÃO,
SÓ COM MERDA NA CABEÇA...

E ESSES, SABEMOS BEM,
NÃO DISTINGUEM,CU DAS CALÇAS,
E SE "NEURÓNIOS CÁ TEM",
MOVEM-SE AS MENTES DESCALÇAS...

DO RABO SAI PENSAMENTO,
QUAL "FLATULÊNCIA DA MENTE",
REFLECTINDO NO MOMENTO,
A AURA DE DIRIGENTE...

P`RA SABERMOS DONDE SAI
BASTA OUVI-LOS PERORANDO,
RABO NA CABEÇA VAI,
SABEMOS POIS,ESTÃO CAGANDO...


mm



Anónimo disse...

Cabral

Mais nada temho a dizer acerca daquilo que escreveste,a não ser que a mim não me tocou nem rabo nem cabeça.Talvez me tenha tocado,para aí metade de uma garrafa de uisque,se existisse algum desse precioso liquido,á data em Missirá.Muitas das vezes só tinhamos água da bolanha e do Geba para beber.É verdade...dentro de breve vais fazer anos.
Um abraço
António Branquinho

Hélder Valério disse...

Caro Alfero

Não sei donde tiraram a ideia que 'cabeças e rabos' podiam ser equivalentes.
De facto, em termos tauromáquicos, lembro-me bem da expressão que dizia que "da cabeça ao rabo é tudo toiro" para 'justificar' a má colação dos 'ferros' por parte de alguns cavaleiros...

Mas aí, calculo que ao colocarem o pobre Sitafá à prova para verem se tinha ou não aprendido "as fracções", só lhe transmitiram 'a frieza dos números' e não o 'valor relativo das coisas'. Portanto, dividindo as sardinhas 'em partes' todas as 'partes eram partes' e depois queixavam-se de quê?

Mas, sim senhor, esperamos por mais....

Abraço
Hélder S.