Amigo Vinhal:
Como sabes, há meses que procuro contacto com alguém do Pel Art 13º (Gadamael, MAR/69).
Até ao presente nenhuma pista se mostrou remuneradora e pensei apresentar no Blogue uma "petição pública" nesse sentido.
Se falhar, só resta a pesquisa no Arquivo Militar em Lisboa.
Pedia-te que, respeitando o protocolo seguido nestas circunstâncias, publicasses este Poste no Blogue, a ver se finalmente surgem boas notícias.
Um abraço e Boa Páscoa para ti e família.
Manuel Vaz
À Procura dos Artilheiros de 1969 em Gadamael
A extinção de Aquartelamentos das NT na linha da Fronteira Sul, criou uma situação nova em Gadamael. Pela primeira vez, depois de obtido o controlo da estrada Cacine/Gandembel, o IN via alargado o seu campo de ação, numa zona sensível. O setor de Sangonha/Cacoca fora distribuído por Gadamael e Cacine, mas a proximidade da fronteira, a existência de estradas de penetração e as distâncias geradas criaram problemas novos.
A 07/FEV/69 o Pel Rec 2085 é deslocado de Guileje para Gadamael e em Março seguinte é aqui colocado o Pel Art 13º. Tudo isto faz parte da memória da passagem dos Pelotões Independentes por Gadamael. Não foi muito difícil recolher elementos sobre os Pel Rec, mas ao abordar a presença dos Pel Art a pesquisa “encravou”.
Quando o Pel Art 13º chegou em MAR/69, estava em Gadamael a CART 2410 que em JUN/69 permutou a posição com a CCAÇ 2316 de Guileje. Esta, por sua vez em Setembro, é rendida pela CART 2478. A curta permanência das duas primeiras com o Pel Art impediu referências e contactos duradouros. Já a CART 2478, não tendo nenhum representante no Blogue nem tendo conseguido nenhum contacto, dificultou a recolha de informações(1) sobre o que se passou em Gadamael entre SET/69 e DEZ/70, relativamente ao Pel Art 13º. Apesar da abordagem de vários camaradas, tentando encontrar contacto com os graduados do Pel Art 13º, o que se conseguiu recolher, limita-se a pouco: três fotografias e um nome.
Fotografias dos dois Furriéis do Pel Art 13º, gentilmente cedidas pelo camarada Luís Guerreiro
Pesquisando o nome de Fernando Lima, nas Páginas Brancas da PT, encontrei 13 telefones atribuídos, mas nenhum dos assinantes estivera em Gadamael. Já sobre o camarada da fotografia da direita, ainda não encontrei quem soubesse dizer sequer o nome.
Sobre o Alferes, comandante do Pel Art, o Camarada Vasco Pires sugere no Poste P11148, que o artilheiro que ele rendeu deve ser quem está na foto, nas suas costas “à paisana”, mas não sabe o nome dele. Há portanto forte probabilidade(2) do Pel Art 13º ter sido rendido pelo Pel Art 23º, talvez em SET/70 e termos na foto o Alf. do Pel Art 13º.
Fotografia publicada pelo Camarada Vasco Pires no Poste 11148, onde aparecem em destaque os Alferes artilheiros de Gadamael com o Vasco Pires à frente. Conhecidos, para além destes, estão ainda o Capitão Videira e o Alf. Mil. do Pel Rec, A. Costa Gomes, de óculos.
É esta a situação da pesquisa sobre o início da Artilharia em Gadamael. O que é imprescindível saber para reconstituir a memória do Pel Art 13º? Precisava saber: o nome do Alferes e as datas de chegada e partida de Gadamael do Pel Art 13º. Era ainda necessário saber quando o armamento do Pel Rec foi reforçado com o 3º Obus 10,5 e quando os Obuses foram agrupados em três espaldões, junto ao rio, do lado direito da saída do Aquartelamento e qual a razão desse local e desse agrupamento.
Será que algum leitor do Blogue pode dar uma ajudinha, esclarecendo estas dúvidas ou levando-nos ao contacto com alguém que saiba(3) resolvê-las?
Poderão fazê-lo através do Blogue, enriquecendo o intercâmbio e o conhecimento de todos ou então para os meus contactos: familia.vaz@gmail.com // 252 615 517
Se mais esta tentativa falhar, resta remover resmas de O.S. no Arquivo em Lisboa!...
Obrigado
Manuel Vaz
____________
(1) - A HU desta Companhia é também muito sucinta, não registando nada sobre os Pelotões Independentes do seu tempo.
(2) - O Camarada Vasco Pires lembra-se que a Companhia que estava em Gadamael, quando lá chegou, era a CART 2478 e que o Pel Art que comandou foi o Pel Art 23º, mas não se lembra que Pel Art rendeu, nem tem a certeza da data/mês em que chegou.
(3) - A partir de Abril, terão lugar muitos encontros de Companhias, associando camaradas dos Pelotões Independentes. Seria uma boa altura para localizar alguém do Pel Art 13º
____________
Nota do editor
Último poste da série de 5 DE ABRIL DE 2014 > Guiné 63/74 - P12933: Em busca de... (239): Alfredo Custódio António, ex-Condutor Auto da CCAÇ 2660/BCAÇ 2905 (Teixeira Pinto, 1970/71) procura o seu camarada e amigo Silva de Lisboa
3 comentários:
Caríssimo Manuel Vaz,
ESCLARECIMENTO:
No círculo, sem camisa sou eu, na frente o então Capitão R. Videira, CMDT da CART 2478, o Oficial à nossa direita, como disse anteriormente,poderia ser o oficial que eu substitui, mas sem nenhum grau de certeza.
forte abraço
Vasco Pires
Camarada Vasco Pires:
Talvez esteja enganado, começando pela identificação do Cap Videira que associava a uma aparência de mais idade, logo o 2º da direita para a esquerda.
O Alf.ao teu lado que dizes talvez tenhas rendido, de acordo com o P 12220, parece ser o Alf. Mil A. Costa Gomes do PelRec que infelizmente já faleceu.
De qualquer maneira, espero que a fotografia sirva para avivar a memória dos camaradas e encontrar alguém do PelArt. Um abraço. Manuel Vaz
ESCLARECIMENTO (cont.)
Além de mim, e da dúvida que paira sobre o Alferes de óculos,imediatamente à direita na foto, do então Capitão Videira, são todos militares da CART 2478.
O Alferes CMDT do Pel. Rec. Fox. A. Costa Gomes, assinalado no P12220, não está nesta foto.
forte abraço
VP
Enviar um comentário