MEDINA, Lia - Evolução demográfica da Ilha de São Vicente: do descobrimento a 1950 [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. 2 de maio de 2016] Disponível em www:
Excerto, com a devida vénia, das pp. 20-21. Informação adicional poste P16045 (*).
Lia Medina pertence à nossa Tabanca Grande desde 27/972009. É cabo-verdiana, filha de mãe portuguesa, socióloga, e professora do ensino superior no Mindelo. Ainda não lhe tínhamos dado os parabéns pela conclusão do mestrado em Demografia e Sociologia da População, pelo ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Aproveitamos também para saudar o nosso grã-tabanqueiro Adriano Lima, cor inf ref, que se tem interessado pela historiografia das tropas expedicionárias portuguesas em Cabo Verde durante a II Guerra Mundial.
Foto nº 1
Foto nº 2
Cabo Verde >Ilha de São Vicente > 2006 > Ponta João Ribeiro > Restos da baterias de artilharia de costa que, a par da instalada no Morro Branco, defendia o Mindelo, de acordo com o Plano de Defesa do Porto Grande de S. Vicente, ao tempo da II Guerra Mundial (**). A Ponta João Ribeiro fica hoje a 3 km da cidade do Mindelo, na parte da ilha, dividindo o canal de São Vicente e a Baía do Porto Grande (Foto nº 1). Em frente, a menos de 1km, situa-se o ilhéu dos Pássaros (Foto nº 2).
Fotos: © Lia Medina (2009) / Blogue Luís Graça & Caranaras da Guine. Todos os direitos reservados
___________________
Notas do editor:
(*) Último poste da série > 3 de maio de 2016 > Guiné 63/74 - P16045: Historiografia da presença portuguesa em África (70): Vozes do império que não chegavam ao céu: António de Almeida, antropólogo e deputado à Assembelia Nacional: intervenção, antes da ordem do dia, por mor de Cabo Verde, em 24 de fevereiro de 1944
(**) Vd. poste de blogue Praia do Bote > 1 de novembro de 2012 > [0274] Ainda a defesa de Cabo Verde durante a II Guerra Mundial > TROPAS EXPEDICIONÁRIAS PORTUGUESAS A CABO VERDE NO PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 6 - A actividade militar e as suas múltiplas contingências (2.ª parte) [Adriano Miranda Lima]
Sem comentários:
Enviar um comentário