sábado, 18 de junho de 2016

Guiné 63/74 - P16213: Os nossos camaradas guineenses (44): Criada, em Bissau, a Associação dos Filhos e Viúvas dos Antigos Combatentes das Forças Armadas Portuguesas (AFVCFAP): presidente Suleimane Camará (Idrissa Iafa, jornalista, Rádio Pindjiguiti)


Guiné-Bissau, Bissau > 2016 > Suleimane Camará,  presidente da Associação dos Filhos e Viúvas dos ex-Combatente das Forças Armadas Portuguesas. Cortesia da página do Facebook de Idrissa Iafa.



1. Mensagem de Idrissa Iafa, jornalista da Rádio Pindjiguiti, Bissau, com data de ontem:


Bom dia. 

Foi legalizada na semana passada a Associação dos Filhos e Viúvas dos Antigos Combatentes das Forças Armadas Portuguesas, denominada AFVCFAP, [com sede] em Bissau.


Neste âmbito queremos uma parceria convosco, afim de se unirem [connosco], para que aos nossos pais sejam pagos os seus direitos pelo Governo português, como faziam os outros países das [antigas] colónia portuguesas.

Em anexo esta uma reportagem sobre a legalização do referido associação. [

Obrigado e boa compreensão

Idrissa Iafa.


2. Comentário de LG:

Idrissa, infelizmente não conseguimos abrir o ficheiro (áudio ?)  que acompanhava a  tua mensagem, a qual temos todo o gosto em divulgar. Não temos, na Internet, qualquer informação sobre esta  nova associação. De qualquer modo, os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são, costumamos nós dizer aqui, entre nós, neste blogue... e não é uma mera figura de retórica. 

Isto é válido para os nossos camaradas guineenses que integraram as Forças Armadas Portuguesas. Mesmo tardia, há alguma justiça que pode ser feita a esses nossos camaradas, que na sua grande maioria já morreram.  E, pelo menos, alguma da nossa ajuda humanitária pode doravante ser  encaminhada para a nova Associação.

Temos um série sobre Os Nossos Camaradas Guineenses. Queremo ser úteis e solidários. Mas precisamos de saber quais são os vossos objetivos. O Suleimane Camará, que nos contacte por email. Pomos desde o nosso blogue à vossa disposição. Mantenhas
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15284: Os nossos camaradas guineenses (43): Quem se lembra do Madjo Baldé, natural de Mampatá, nascido em 1936, sold at inf, Madjo Baldé. que serviu o exército português desde 1961 a 1966, incluindo a 1ª Companhia de Caçadores (Umaro Baldé, filho, a viver na ilha do Sal, Cabo Verde)

2 comentários:

Unknown disse...

Meus Camaradas;

Estranho ver esta notícia sem que até agora tenha sido objecto de qualquer comentário. Por outro lado, compreendo que à "velhice" este tema lhes diga pouco. seguramente que tem mais que ver com os "periquitos", como eu, que vivenciamos a situação em que, assobiando para o lado, deixámos os Camaradas Guineenses que integraram a nossa "tropa".

De facto, quer as elites políticas quer as militares, à época, ignoraram pura e simplesmente estes Camaradas.

Ainda agora, sempre que me recordo desta actuação, sinto-me incomodado e envergonhado pela forma como tratámos e nos descartámos destes Portugueses nascidos na então Colónia ou Província - como se queiram - da Guiné.

Tive oportunidade de conversar com alguns deles, que faziam parte do celebérrimo e eficaz grupo do Sr. Ten. Coronel Marcelino da Mata. Compreendi a sua enorme apreensão relativamente ao que iria acontecer. Textualmente, ouvi-os afirmar - como que em premonição - que: "agora vai no Morés e corta cabeça". Isto mesmo. E a maioria deles não se enganou.

E os mutilados e estropiados e/ou mutilados da Guerra, alguns em cadeiras de rodas, que já se encontravam a receber uma pensão do Estado Português ?. Nem quero imaginar o que lhes terá acontecido.

Com alguma emoção, saúdo esta recém-criada Associação. Que seja bem vinda e que possa, pelo menos, contribuir para reparar essa enorme injustiça que todos nós fizemos a estas pessoas.

Desde já me voluntario e me disponibilizo para ajudar em tudo o que possa. Nunca me debrucei sobre a questão jurídica e do que possa ser devido para minorar o sofrimento por que estas Viúvas e Filhos dos Combatentes Guineenses das FAP. Já que reparar esta situação é, de todo, impossível.

O Idrissa, ou o presidente da Associação dos Filhos e Viúvas dos Antigos Combatentes das Forças Armadas Portuguesas, AFVCFAP - que nos enviem o estatuto ou pacto pelo qual se rege a Associação e podermos então analisar qual é o objecto da mesma e ao que se propõe.
Um Abraço
Joaquim Sabido
Évora

Nota: Para o Luís Graça, deixei no post do Mário Dias a resposta que o Sr. Coronel Severiano Teixeira me deu à questão da punição do Domingos Gomes, em Bolama. Curiosa se me afigurou o complemento que me foi referido, para o ingresso destes quadros no PAIGGC. Não vos parece ?.

Anónimo disse...

idrissa iafa
20/06/2016

para mim
Boa tarde, Somos da Associaçao dos filhos e viuvas dos Antigos Combatentes da colonia portugues,

queremos o vosso apoio em termos da realizaçoes dos nossos acçoes, e neste sentido precisamos de ir ao vosso encontro em portugal, a fim de criar uma unica força para resolver esta situaçao de uma vez para sempre.

E neste caso precisamos de duas convites de voces.
do presidente e eu como responsavel de Comunicaçao.

obrigado!