segunda-feira, 13 de junho de 2016

Guiné 63/74 - P16197: Tabanca Grande (489): José Manuel Alves, ex-Fur Mil Inf das CCAÇ 2790 e CCAÇ 16 (Bula e Bachile, 1971/73) - 719.º Grã-Tabanqueiro -

1. Mensagem do nosso camarada e novo amigo tertuliano, José Manuel Alves, ex-Fur Mil Inf das CCAÇ 2790 e CCAÇ 16 (Bula e Bachile, 1971/73), com data de 23 de Abril de 2016, onde manifesta a sua vontade de se alistar na nossa tertúlia, e poder usufruir da sombra e do convívio debaixo do nosso poilão.

Amigo Luís Graça
Como antigo combatente na Guiné, tive o grato prazer de pela primeira vez ter participado no Palace Hotel Monte Real (Termas de Monte Real) no XI Encontro Nacional da Tabanca Grande em 16 de abril de 2016.

O meu percurso militar é igual ao de tantos outros que foram meus contemporâneos.
Comecei pelas Caldas da Rainha no 2.º Turno de 1970, onde fiz a recruta, seguindo-se Tavira onde frequentei o Curso de Sargentos Milicianos.
Passei ainda por Vila Real e pelo CEMEFED em Mafra, onde fui mobilizado como Furriel Miliciano.

Fiz a viagem para a Guiné a bordo do NIASSA, onde cheguei nos primeiros dias de Abril de 1971, com destino à CCAÇ 2790 que pertencia ao Batalhão de BULA, e fui destacado para a zona de Augusto de Barros, onde se encontravam dois pelotões e o comando da Companhia (Capitão Sucena).

Fui em rendição individual em substituição de um camarada morto numa emboscada na estrada que ligava Bula a S.Vicente.

A Companhia havia sido formada em Ponta Delgada (Açores) e quando cheguei à Guiné já esta tinha seis ou sete meses de permanência no território.
Quando a Companhia terminou a comissão, por volta de Setembro de 1972, fui fazer um curso de cerca de um mês a Bolama para integrar as designadas Companhias Africanas.

Fui integrado na CCaç 16 que se encontrava sediada no Bachile, zona pertencente a Teixeira Pinto. Aí permaneci até Janeiro de 1973, altura em que terminei a comissão de serviço e regressei ao Continente.

De regresso, voltei ao meu lugar de aspirante de Finanças na minha terra Natal Miranda do Douro, e fiz toda a minha carreira nos Impostos, tendo passado por diversos locais, até que em 2003 me aposentei quando era Chefe de Finanças da Repartição da Mina-Amadora.

Actualmente resido em Meleças, um pequeno lugar perto de Sintra.
Os meus tempos livres são passados entre uma pequena aldeia do concelho de Miranda do Douro - Especiosa, naturalidade da minha esposa, pelo Carvoeiro, no Algarve, e aqui em Meleças.

Como pretendo fazer parte do grupo envio as duas fotos - uma em Bula e a actual algures no Douro.

Um abraço fraterno
José Manuel Alves

************

2. Comentário do editor

Para começar, a estafada desculpa pela demora na tua apresentação formal à tertúlia, de que tu já conhecerás parte, uma vez que estiveste connosco este ano em Monte Real, segundo os meus arquivos, na mesa 14, devidamente acompanhado pela tua esposa. Espero que se tenham sentido entre amigos e que para o ano voltem.

Entretanto poderás contar-nos as memórias que ainda retenhas da tua passagem pelas CCAÇ 2790 (Bula) e CCAÇ 16 (Teixeira Pinto). Também aceitamos fotos acompanhadas das respectivas legendas.

Como só temos 45 entradas sobre a CCAÇ 2790 e 24 sobre a CCAÇ 16, poderás acrescentar ainda muito ao espólio destas Unidades.

Já agora que falei de fotografias, na próxima remessa por favor envia-as com mais resolução, as que mandaste mal deram para fazer as fotos tipo passe. Basta regulares o scanner para 200dpi. Se precisares de algum esclarecimento é só dizeres.

Posto isto, espero que te sintas bem entre nós já que aqui será o último reduto onde podemos contar e recontar aquilo que já ninguém quer ouvir. Estamos cá para isso mesmo, "ouvir" e registar para memória futura.

Recebe um abraço da tertúlia e dos editores, que ficam ao teu inteiro dispor.
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de maio de 2016 Guiné 63/74 - P16108: Tabanca Grande (488): Conceição Alves, esposa do nosso camarada José Eduardo Alves, recentemente falecido, benemérita em favor das crianças de Mampatá/Guiné-Bissau, onde já se deslocou mais que uma vez desde 2009, nossa nova Amiga Grã-Tabanqueira de Leça da Palmeira

3 comentários:

José Nascimento disse...

Quando fores a Carvoeiro passa por Lagoa, que é para cumprimentares o "velhinho" que esteve em João Landim, lugar por onde passaste e onde eu permaneci dois meses, Junho e Julho de 1970.

Tabanca Grande disse...

Zé Manel Alves: refoço as boas vindas que te já desejou o nosso coeditor Carlos Vinhal... Lendo o teu CV vejo que passei por alguns lugares por onde também passaste:Caldas da Rainha, Tavira, e obviamente Guiné... E depois Direção-Geral das Contribuições e Impostos (tenho 15 anos de DGCI, comecei a minha carreira trubitária como "aspirante de finanças", na Lourinhã, tendo passado por Mafra, onde estava no 25 de abril... até ir para Lisboa: Repartição Central do Imposto Complementar, Núcleo de Informática, e por fim Centro de Estudos Fiscais, donde sai, como técnico superior de 2ª classe, em 1985, para a carreira académica)... Também morei alguns anos na Mina, Amadora, antes de comprar casa em Alfragide, em meados dos anos 1980)... Por fim, tu tiveste na CCAÇ 16, e eu "fundei" a CCAÇ 12 (em junho/julho de 1969)...

Ab. grande, não se te esqueças das tuas fotos e histórias... LG

Abranco disse...

José Manuel Alves, bem vindo ao nosso blogue. É muito gratificante reencontrar alguém que passou pelo Bachile e pela C CAÇ 16.
Também estive nesta companhia entre junho de 1972 e março de 1974, os anos passam e a memória vai-se perdendo pelo que não tenho ideia da tua presença.
Estive na arrecadação de material e fardamento cujo responsável era o ex 2º sargento Guerreiro e também no bar de sargentos. Foram meus comandantes de companhia o ex capitão José Martins, ex capitão Abilio Dias Afonso e ex capitão Fonseca.
Como é possível ver no blogue, também todos os anos se realiza um almoço de confratenização dos ex militares que passaram pela c caç 16 e gostariamos que fizesses parte dos nossos convívios .
Um Abraço
António Branco
ex 1º cabo reabastecimento material c caç 16 1972/1974