domingo, 29 de julho de 2018

Guiné 61/74 - P18876: Blogpoesia (577): "Os sintomas", "Minh'alma leve..." e "Minhas ideias...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Os sintomas

A natureza é pródiga em dar sinais.
Nunca acomete sem avisar.
Cobre de negro o céu antes da tempestade.
Manda o vento atiçar o mar.
Espalha estrondos com trovoada.
Na hora exacta, ali está em majestade.
Leva tudo à frente.
O tsunami. O fogo na floresta.
Connosco é igual.
Uma dor de cabeça.
Um arrepio frio.
Um espirro abrupto.
É o aviso.
- Presta atenção!
Ela é leal.
Mas vingativa.
Ninguém a despreze.
Perdão não há...

Bar dos Sete Momentos, arredores de Mafra,
26 de Julho de 2018
9h19m
Jlmg

********************

Minh'alma leve...

Minh'alma leve,
batendo as asas
como um passarinho,
Aspira ao vento, a soluçar.
Bendiz a vida e
reclama paz.
O sol lhe bate.
Reluz ardente.
Seara verde,
Semeia versos,
sem poder parar.
Se dependesse dela,
que regalo era.
Não havia penas,
não havia dores,
seria bom viver,
seria bom voar.
Minh'alma leve,
como caravela ao vento,
dá a volta ao mundo,
semeando cor.
Só regressa a casa,
quando toda a gente dorme,
com a alma cheia,
a sonhar serena,
com a poesia bela
que lhes caiu do céu...

Bar Sete Momentos, arredores de Mafra,
28 de Julho, 9h54m
Jlmg

********************

Minhas ideias...

Sinto empastadas minhas ideias.
Se apagaram as estrelas.
Está escuro o céu.
Espero ansioso a luz da lua.
Para desfazer este negrume.
O silêncio é negro.
Como nuvem ao cair da noite.
O ar é baço.
Só o sorriso breve duma criança
Me poderia desfazer o peso.
Quem me dera de novo o sol a brilhar ao vento.
Preciso das cores floridas do meu jardim.
Elas me sorriem sempre ao abrir da janela.
Lhes agradeço religiosamente seu ar de cor.
Coitados dos sete cavalos na Mata à frente.
Passam sozinhos ali a noite...

Mafra, 27 de Julho de 2018
11h23m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18846: Blogpoesia (576): "O que se diz das omoplatas...", "As flores da minha mente" e "Os males da alma", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: