segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20661: Agenda cultural (742): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte IV: Momento alto da tarde cultural: a moda "Fui ao jardim passear", pelo Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Serpa


Vídeo (3' 20'') Alojado em You Tube > Luís Graça


Lisboa > Casa do Alentejo >  8 de fevereiro de 2020>  Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: memórias de Gabu" (Lisboa, Edições Colibri, 2019, 220 pp.)

Momento cultural: atuação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Serpa. Moda: Fui ao jardim passear. Letra e música: tradicional. (Com a devida vénia...). (*)

Vídeo: Luís Graça



Capa do álbum (2016) 


FUI AO JARDIM PASSEAR

Lera e música: tradicional, Alentejo


Das flores que há no campo,
Qual é a mais estimada,
É a flor do rosmaninho
Que entra na casa sagrada.
Fui ao jardim passear,
Trouxe um ramo de alecrim
Para dar ao meu amor,
Que não se esqueça de mim.

Que não se esqueça de mim,
Para sempre se alembrar,
Trouxe um ramo de alecrim,
Fui ao campo passear.

Levantei-me um dia cedo
E fui passear ao campo,
Encontrei o teu retrato
Na folha dum lírio branco.

Fui ao jardim passear,
Trouxe um ramo de alecrim
Para dar ao meu amor,
Que não se esqueça de mim.

Que não se esqueça de mim,
Para sempre se alembrar,
Trouxe um ramo de alecrim
Fui ao campo passear.



Recorde-se que esta e outras modas (como O Meu Chapéu), que se tornaram "virais",  fazem parte do
CD Álbum  que o "Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento" (ensaiador: Pedro Mestre) lançou em 25 de novembro de 2016.

Sinopse: Passados dois anos desde que o Alentejo e Portugal se ergueram de orgulho por o Cante ser considerado pela UNESCO Património Mundial e Imaterial da Humanidade, é editado, em 2016, o álbum de um dos mais tradicionais e antigos ranchos de cante alentejano: Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, que conta com vários convidados especiais, nomeadamente Luísa Sobral, António Zambujo, Miguel Araújo, Jorge Benvinda e Pedro Mestre. (**)

O grupo tem página no Facebook. E tem três concertos agendados para o CCB, Lisboa, no Grande Auditório (c. 1500 lugares) para os próximos dias 20 de março de 2020, às 21h00, e 21 de março 2020, às 16h00 e às 21h00.
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 11 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20640: Agenda cultural (740): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte III: Mais um momento memorável com o grupo "Os Alentejanos", de Serpa... Manga de ronco, Zé!

Último poste da série > 16 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20658: Agenda cultural (741): "Bá D'al na Rádio: memórias da Rádio Barlavento", livro do nosso camarada Carlos Filipe Gonçalves, ex-fur mil amanuense, QG/CTIG, Bissau, 1973/74, membro da Tabanca Grande, nº 790, mindelense, jornalista e radialista, a viver na Praia, Santiago, Cabo Verde

(**) Vd. poste de 3 de janeiro de 2017 > Guiné 61/74 - P16911: Agenda cultural (534): Um grande álbum do cante alentejano (agora, do mundo), "Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento" (2016), com a participação especial de António Zambujo, Luísa Sobral, Pedro Mestre e outros...

Sem comentários: