terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20662: Agenda cultural (743): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte V: Momento alto da tarde cultural: a moda "O meu chapéu", pelo Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Serpa: letra e música de João Monge


Vídeo (3' 42''). Alojado em You Tube > Luís Graça


Lisboa > Casa do Alentejo > 8 de fevereiro de 2020 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: memórias de Gabu" (Lisboa, Edições Colibri, 2019, 220 pp.).

Momento musical... de se lhe tirar o chapéu : atuação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Serpa. Moda: O meu chapéu. Letra e música: João Monge.

Vídeo: Luís Graça (Com a devida vénia, ao grupo e ao autor...). (*)



Capa do álbum (2016) 


A MODA DO MEU CHAPÉU

Letra e múscia: João Monge


Aldeia Nova de S. Bento,
Plantada no meio do trigo.
Teu cantar é um lamento,
Gosto de cantar contigo.

Se passares à minha aldeia,
Não vás de cabeça ao léu,
Quando o sol mais almareia
Podes pôr o meu chapéu.

Podes pôr o meu chapéu,
A mais valiosa herança,
Já foi de quem está no céu
E não me sai da lembrança.


Quando nos faltar a voz,
Há-de haver uma mão-cheia
A cantar por todos nós,
Tenho cá na minha ideia

Tenho cá na minha ideia
Que o cante se ouve no céu,
Se passares à minha aldeia
Não vás de cabeça ao léu.

Quando eu ouço bem cantar,
Paro e tiro o meu chapéu.
Não se me dava morrer,
Se houvesse cante no céu.
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 17 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20661: Agenda cultural (742): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte IV: Momento alto da tarde cultural: a moda "Fui ao jardim passear", pelo Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Serpa

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Belíssima letra, a desta moda, da autoria de um grande letrista, João Monge!...Parabéns.