terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20664: Tabanca da Diáspora Lusófona (6): Alô, Alô, Luiz Farinha, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil!!!... Daqui, João Crisóstomo, Nova Iorque, USA...

João Crisóstomo
1. Mensagem do régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona,  o luso-americano João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67):  vive desde 1975 em Nova Iorque, é um conhecido ativista social (de causas como as Gravuras de Foz Coa, Timor Leste ou Aristides Sousa Mendes); é casado, desde 2013,  com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun:


Date: quinta, 13/02/2020 à(s) 12:19
Subject: Luiz Farinha

Meu caro camarada, compatriota Luiz Frainha:

Li o teu post no Blogue (*)…  Junto-me  ao nosso comandante Luís Graca  e a todos aqueles que se sentam nesta Tabanca para te dar um abraço de boas vindas. Creio que cedo te vais aperceber da boa decisão que tomaste.

Como o Luís Graça ( que além de ser o meu comandante,  é para mim um irmão, e até somos vizinhos) falou no meu nome, eu, como bom soldado,  tomei   a sugestão  como uma  ordem…  e peguei no telefone ( eu sou dos velhos tempos… ) mas não consegui contactar-te. Ficará para uma próxima vez. Eu também uso o WattssApp 1.917 257 1501, para o caso de quereres tentar.

Luiz Farinha
Eu passei pelo Brasil, Rio, três anos, 1972 a 75. E voltei (mas só por um mês) em Abril de 2014 no 1º aniversário do meu casamento.  Mas não me faças jovem, que já vou nos 76. Este foi o meu 2º casamento!... Fui até à Bahia  duas semanas. Com muito pesar meu, nunca viajei pelo interior, como eu queria… mas sei que o Brasil  é terra de quase infinitos… de qualquer maneira ou vertente que seja encarado.

Creio que daqui dos USA não te poderei ajudar muito sobre a publicação do teu livro; eu não sou escritor mas há dois anos  "obrigaram-me" a pôr "em jeito de livro" ( que não pus sequer à venda, oferecendo-o antes aos meus amigos)  um dossiê que eu tinha organizado para que a minha papelada (sobre o envolvimento dos luso-americanos daqui à minha volta na causa de Timor)    não fosse um dia parar ao  cesto dos papéis.  É a única experiência que tenho.

Mas todos aqueles com quem falei são de opinião que em Portugal ou Brasil  ( ou em qualquer outro lado, excepto  Japão etc) a publicação fica por menos de metade do preço daqui… Mas,  se quiseres ,podemos falar mais ao telefone, pois podemos trocar idéias instantâneas, sem esperas de voltas de correio…

Um grande abraço dum camarada da Guiné (1965-67: Xime, Bambadinca, Enxalé, Missirá, Porto Gole…).  Podemos falar mais sobre estas coisas pelo telefone ou podes ver o blogue, que  "virou" enciclopédia sobre o assunto.

João Crisóstomo (**)
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 4 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20622: Tabanca Grande (490): Luiz Farinha, ex-alf mil, STM Auto, CCS/BCAÇ 3832 (Mansoa, dez 1970 / fev 1973), psicólogo clínico aposentado, escritor: senta-se à sombra do nosso mágico e fraterno poilão, no lugar nº 803

Sem comentários: