segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21669: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (17): Natal, tempo de nos reencontrarmos connosco próprios e com todos os que nos falam à alma (José Teixeira, régulo da Tabanca de Matosinhos, ex-1.º cabo aux enf, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70)


Guiné > Empada (Região de Quínara) > CCAÇ 2381, Os Maiorais (1968/70) > Natal de 1969: um jantar como devia ser, a que não faltou o bacalhau com batatas, o vinho, a cerveja e a música. 

O José Teixeira, à direita, de óculos esfumados: recordando esse Natal de 69,  escreveu (*):


(...) Contrariamente ao Natal vivido em 1968 em Mampatá Forrea, o Natal do Silêncio (...), o Natal de 1969 foi uma festa, em que o perigo foi desafiado mas valeu a pena: (i) já cheirava à peluda, éramos velhinhos com 18 meses de guerra, estavamos totalmente apanhados pelo clima; (ii) Empada estava mais ou menos calma, apesar de no último ataque uns dias antes termos sofrido um morto de forma algo bizarra (...);  (iii) foram criadas algumas condições anímicas para que fosse realmente uma festa; (iv) o capitão [Eduardo] Moutinho Santos [, membro da nossa Tabanca Grande], desafiou a esposa a vir passar o Natal connosco e esta aceitou: uma mulher branca no nosso meio, mesmo sendo a do esposa do capitão, foi manga de ronco.

A festa da recepção foi de arromba (...), Depois veio o jantar a rigor, com bacalhau com batatas, vinho e cerveja q.b. e muita música. Foi até cair. Uma bela noite para recordar em que faltou a animação do costume, felizmente. (...)



Foto (e legenda): © José Teixeira (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do José Teixeira, ex-1.º cabo aux enf, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70; régulo da Tabanca de Matosinhos; membro sénior da Tabanca Grande, das bias e más horas: tem mais de 350 referências no nosso blogue:

Data: sábado, 19/12/2020 à(s) 23:22

Assunto: Natal, tempo de nos reencontrarmos connosco próprios e com todos os que nos falam à alma. (**=
 

NATAL. 

Tempo de sorrisos e abraços, 
Onde a paz e a concórdia criam laços, 
Ténues laços de bem-estar 
Que o tempo se encarrega de apagar. 

Tempo que traz à memória tempos novos 
Por mais antigos que sejam, 
No regressar a um passado 
Que todos ambicionam projetar 
Num futuro promissor. 

Tempo de olhar os mais frágeis com outro olhar 
E até permite que se abuse do verdadeiro amor, 
Distribuindo sorrisos e umas migalhas 
Porque é Natal,
Como se o tempo não devesse ser todo ele, sempre igual.

Zé Teixeira 

A todos os camaradas combatentes 

Um Natal bem passado 
com todo o cuidado 
para que o malvado 
não se faça convidado 
e deixei cada um de nós 
continuar a vida 
descansado 
e bem abonado
com bacalhau bem demolhado 
e perú ou capão assado 
...e uma pinga de estalo 


Para cairmos no regalo 
de estar em família 
num doce e carinhoso embalo 
sem o perigo de embarcar para o outro lado. 


José Teixeira 
_________

Notas do editor:


2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé: obrigado em meu nome e demais membros da Tabanca Grande.

Não te chamo "alma grande", porque a expressão me faz logo lembrar o "abafador" do fabuloso conto do Miguel Torga (Os Novos Contos da Montanha, 1944)... Se calhar, nas tuas funções como enfermeiro, também foste "alma grande", tens uma vida repleta de aventuras e desventuras nas duras terras do Forreá...

Prefiro dizer que tens um coração grande, és mais do que um bom camarada, um grande amigo de todas as horas que eu e a Alice muito prezamos.

Estou pela Madalena, este ano, só nós e os nossos donos da casa, os meus cunhados... A Covid é quem mais ordena... Também já cá temos o bacalhau do Norte e o perú do Sul...

Prometo beber um copo à tua saúde, tua e dos teus!... Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um abraço festivo para todos "Os Maiorais", incluindo o Moutinho Santos, régulo também da Tabanca de Matosinhos (que tem um sistema de triunvirato: há o régulo Zé Teixeira, há o régulo Moutinho Santos... e quem é agora o terceiro ?)


22 DE OUTUBRO DE 2012
Guineé 63/74 - P10556: Tabanca Grande (366): Eduardo Moutinho Santos, ex-Alf Mil da CCAÇ 2366 e ex-Cap Mil Grad, CMDT da CCAÇ 2381 - "Os Maiorais" (Guiné, 1968/70)