quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21685: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (26): O Natal, a família e os amigos (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf)


1. Mensagem do nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), autor do livro "Brunhoso, Era o Tempo das Segadas - Na Guiné, o Capim Ardia", com data de 23 de Dezembro de 2020:

Neste tempo de pandemia, com todo o rol de desgraças que têm ocorrido, vamos vivendo acabrunhados com as limitações que as autoridades nos impõem para controlar o vírus importuno e maldito.
Mas chegou o Natal, que segundo os eruditos substituiu há quase dois milénios as Saturnálias, festas dos Romanos a outro Deus e as famílias, os vizinhos e povos inteiros, alegram-se e vivem uma grande festa a um Deus novo, esquecendo um pouco os dias tristes que são o quotidiano de quase todos.

As nossas almas expandem-se em festa e há um sentir colectivo contagiante que a todos nos aproxima. Ficamos mais irmãos e mais comunicativos.

Eu confesso que comecei a sentir mais essa comunhão com todos, esse espírito de festa, a partir do dia, há talvez dez dias, em que recebi pelo correio um postal de Boas Festas remetido pela minha afilhada e sobrinha, lindo e delicado. Na sua feitura e nas palavras que recordavam outros Natais vividos na nossa família alargada.
A Inês, assim se chama ela, é uma jovem linda e original, com trinta e dois anos, quem a conhece não me pode desmentir.

Recebi também, perto dessa data, um postal do meu amigo que tem 82 anos e alguns problemas de saúde, infelizmente. A originalidade do postal dele é que colou numa das páginas, pequenas flores silvestres que apanhou no seu quintal. O Sr. Alberto Neves, assim se chama, foi desportista, foi industrial, amigo de muitos, amigo da borga, que tem um percurso de vida respeitável que lhe dá uma grande estatura social e moral. Sem mais adjetivos, qualifico-o como um HOMEM BOM, dos melhores que tenho conhecido.

Agradeço de todo o coração à minha família pelo gesto da minha afilhada, que no tempo das telecomunicações, por voz e por vídeo, me enviou uma mensagem por postal, à maneira antiga.
Agradeço igualmente ao meu amigo que embora podendo usar o telemóvel, quis surpreender-me com um postal à moda de tempos passados.

Fiquei feliz, tenho uma boa família e tenho bons amigos.

BOM NATAL PARA TODOS!

____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21684: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (25): cenas da vida de um vagomestre [João G. Bonifácio, ex-fur mil SAM, CCAÇ 2402 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70), hoje a viver em Toronto, Canadá]

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

É norma os bons amigos terem sempre bons amigos de verdade. Festas felizes um abraço.