sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21689: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (29): O Natal agridoce de 2020... (E um "In Memoriam" à Isabel Levezinho que acaba de deixar a "Terra da Alegria") (Luís Graça)






Tabanca de Candoz, 19 de dezembro de 2020 > O solstício do inverno faz parte do ciclo da vida. (O inverno, no hemisfério norte, começa a 21 de dezembro.) 

Foto (e legenda): ©  Luís Graça (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


O Natal agridoce de 2020

por Luís Graça



Nos nossos lares, este ano, o Natal

Vai ter quase tudo o que manda a tradição,

Mas vai, de certo, faltar o essencial:

Não o bom bacalhau, mas o... chicoração!


Vai ser agridoce o Natal da pandemia,

Sem a presença da família alargada:

Pode a mesa ser farta, mas estará vazia,

Em faltando a alegria da criançada.


Companheiros, que raio de tempo é este!,

Estamos vivos, é certo, mas ameaçados,

P’la Covid, o nome moderno da Peste.



Feitos para, na terra, viver e amar,

Há nove meses confinados e mascarados,

Também desta haveremos de... nos safar!
 

Tabanca da Madalena, Vila Nova de Gaia, 

24 de dezembro de 2020, 8h00


PS - Na véspera de Natal, depois de ultimar este soneto, tive a amarga e  tristíssima  notícia da morte (se bem que "anunciada") da nossa querida Isabel Levezinho, vítima de doença prolongada. Era esposa do meu "mano" Tony Levezinho, mãe da Rita e do Nuno, avó do Diogo. 

Tinha ainda celebrado neste ano da desgraça de 2020 as suas bodas de ouro de casada. Lembro-me de ter ela casado, ainda muito novinha, aos 17 ou 18, com o Tony quando ele veio de férias à "metrópole", em meados de 1970. Era então uma jovem (e promissora) ginasta do Académico da Amadora. Soube, só há pouco tempo (quando a fomos visitar, já doente, na casa no Tagus Park, em Oeiras, em 28 de setembro passado), que ela queria ir para a Guiné com o amor da sua vida. Felizmente que não chegou a poder concretizar essa generosa (mas romântica e não aconselhável)  intenção: a segunda metade do ano de 1970 foi também muito dura para os homens da CCAÇ 12. 

Somos, de longa data, eu,  a Alice, a Joana e o João, amigos da família e durante anos vizinhos da Amadora. O Tony e a Isabel deram-nos o prazer da sua companhia e a prova da sua amziade em vários momentos das nossas vidas. A notícia deixa-nos devastados. O nosso pensamento está com ela e com os nossos amigos neste Natal que mais do que "agridoce", é amargo. 

A Isabel era uma pessoa discreta, serena, doce e afável cujo sorriso, bondade e amizade vamos guardar, nas nossas memórias,  para o resto das nossas vidas. Mas agora é preciso reconfortar (e ser solidário na dor com) os vivos. Tony, Rita, Nuno, Diogo...mesmo à distância, estamos aí convosco no pior Natal das vossas vidas!

Citando um dos meus poetas preferidos, Ruy Belo, que ainda teve tempo e lucidez para se despedir da "terra da alegria",  "é triste ir pela vida como quem / regressa e entrar humildemente por engano / pela morte dentro".

[O Tony tem página no Facebook e mais de 6 dezenas de referências no nosso blogue.]

_______________

6 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Sem palavras capazes de amenizar a suprema dor do nosso amigo Tony Levezinho, deixo as minhas mais sentidas condolências e o meu abraço solidário, já que pessoalmente, primeiro pela senhora que não chegou a ser minha sogra e mais tarde pelo meu pai, este dia 24 de Dezembro é de muita má memória e dor para a minha mulher e para mim. Se te servir de consolo, caro Levezinho, pensa que mesmo nas más horas nunca estamos sós.
Abraço
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Fernando Chapouto
quinta, 24/12, 18:49


Desejo que tenham um Santo Natal e um Feliz Ano Novo na companhia de toda a família
Fernando Chapouto

Anónimo disse...

José Colaço
quinta, 24/12, 18:21


Votos de festas felizes a todos os ex-combatentes, um especial para os Régulos das várias tabancas e assim mais um ano se passou com esta pandemia até o cartão do ex-combatente parou... pergunto mas será que ele alguma vez andou?

Anónimo disse...


Jorge Picado
quinta, 24/12, 17:38


Amigo Luís

Votos de Feliz Natal e um Melhor 2021 é o que desejo para Todos Vós, com muita saúde e esperança em melhores dias, para voltarmos aos convívios.

Abraça-vos o Ilhavense

Jorge Picado

Anónimo disse...



np83ec@mail.telepac.pt
quinta, 24/12, 17:17


Os meus votos de Feliz Natal e de Bom Ano Novo para o Grande Impulsionador de um importantíssimo blogue.
Abraço do
Armando Tavares da Silva

José Teixeira disse...

Para quem está num "calvário" como tu, uma notícias destas perturba de que maneira. Estou contigo / convosco, neste momento difícil, como é a perda de uma pessoa de quem gostamos e queremos muito. Os Meus profundos sentimentos ao Toni Levezinho.