Tabanca de Candoz, 19 de dezembro de 2020 > O solstício do inverno faz parte do ciclo da vida. (O inverno, no hemisfério norte, começa a 21 de dezembro.)
Foto (e legenda): © Luís Graça (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
O Natal
agridoce de 2020
por Luís Graça
Nos nossos lares, este ano, o NatalVai ter quase tudo o que manda a tradição,Mas vai, de certo, faltar o essencial:Não o bom bacalhau, mas o... chicoração!Vai ser agridoce o Natal da pandemia,Sem a presença da família alargada:Pode a mesa ser farta, mas estará vazia,Em faltando a alegria da criançada.Companheiros, que raio de tempo é este!,Estamos vivos, é certo, mas ameaçados,P’la Covid, o nome moderno da Peste.Feitos para, na terra, viver e amar,Há nove meses confinados e mascarados,Também desta haveremos de... nos safar!
Tabanca da Madalena, Vila Nova de Gaia,
24 de dezembro de 2020, 8h00
PS - Na véspera de Natal, depois de ultimar este soneto, tive a amarga e tristíssima notícia da morte (se bem que "anunciada") da nossa querida Isabel Levezinho, vítima de doença prolongada. Era esposa do meu "mano" Tony Levezinho, mãe da Rita e do Nuno, avó do Diogo.
Tinha ainda celebrado neste ano da desgraça de 2020 as suas bodas de ouro de casada. Lembro-me de ter ela casado, ainda muito novinha, aos 17 ou 18, com o Tony quando ele veio de férias à "metrópole", em meados de 1970. Era então uma jovem (e promissora) ginasta do Académico da Amadora. Soube, só há pouco tempo (quando a fomos visitar, já doente, na casa no Tagus Park, em Oeiras, em 28 de setembro passado), que ela queria ir para a Guiné com o amor da sua vida. Felizmente que não chegou a poder concretizar essa generosa (mas romântica e não aconselhável) intenção: a segunda metade do ano de 1970 foi também muito dura para os homens da CCAÇ 12.
Somos, de longa data, eu, a Alice, a Joana e o João, amigos da família e durante anos vizinhos da Amadora. O Tony e a Isabel deram-nos o prazer da sua companhia e a prova da sua amziade em vários momentos das nossas vidas. A notícia deixa-nos devastados. O nosso pensamento está com ela e com os nossos amigos neste Natal que mais do que "agridoce", é amargo.
A Isabel era uma pessoa discreta, serena, doce e afável cujo sorriso, bondade e amizade vamos guardar, nas nossas memórias, para o resto das nossas vidas. Mas agora é preciso reconfortar (e ser solidário na dor com) os vivos. Tony, Rita, Nuno, Diogo...mesmo à distância, estamos aí convosco no pior Natal das vossas vidas!
Citando um dos meus poetas preferidos, Ruy Belo, que ainda teve tempo e lucidez para se despedir da "terra da alegria", "é triste ir pela vida como quem / regressa e entrar humildemente por engano / pela morte dentro".
[O Tony tem página no Facebook e mais de 6 dezenas de referências no nosso blogue.]
_______________Último poste da série > 24 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21687: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (28): Manuel Resende (régulo da Tabanca da Linha) / António Manuel Salvador (Holanda) / António Ramalho (V. F. Xira)
6 comentários:
Sem palavras capazes de amenizar a suprema dor do nosso amigo Tony Levezinho, deixo as minhas mais sentidas condolências e o meu abraço solidário, já que pessoalmente, primeiro pela senhora que não chegou a ser minha sogra e mais tarde pelo meu pai, este dia 24 de Dezembro é de muita má memória e dor para a minha mulher e para mim. Se te servir de consolo, caro Levezinho, pensa que mesmo nas más horas nunca estamos sós.
Abraço
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira
Fernando Chapouto
quinta, 24/12, 18:49
Desejo que tenham um Santo Natal e um Feliz Ano Novo na companhia de toda a família
Fernando Chapouto
José Colaço
quinta, 24/12, 18:21
Votos de festas felizes a todos os ex-combatentes, um especial para os Régulos das várias tabancas e assim mais um ano se passou com esta pandemia até o cartão do ex-combatente parou... pergunto mas será que ele alguma vez andou?
Jorge Picado
quinta, 24/12, 17:38
Amigo Luís
Votos de Feliz Natal e um Melhor 2021 é o que desejo para Todos Vós, com muita saúde e esperança em melhores dias, para voltarmos aos convívios.
Abraça-vos o Ilhavense
Jorge Picado
np83ec@mail.telepac.pt
quinta, 24/12, 17:17
Os meus votos de Feliz Natal e de Bom Ano Novo para o Grande Impulsionador de um importantíssimo blogue.
Abraço do
Armando Tavares da Silva
Para quem está num "calvário" como tu, uma notícias destas perturba de que maneira. Estou contigo / convosco, neste momento difícil, como é a perda de uma pessoa de quem gostamos e queremos muito. Os Meus profundos sentimentos ao Toni Levezinho.
Enviar um comentário