quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21686: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (27): Rui Chamusco, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste





1. Mensagem de nosso amigo Rui Chamusco, membro da Tabanca de Porto Dinheiro / Lourinhã, professor reformado, natural de Malcata / Sabugal, a viver na Lourinhã, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste.

 
Date: segunda, 21/12/2020 à(s) 16:26
Subject: Notícias de Timor Leste
 


ASTIL - Projeto de Solidariedade em Timor Leste

 


Estimados Amigos, Sócios, Padrinhos e Madrinhas

 

Nesta época natalícia, e apesar de todos os condicionamentos, não podia deixar de enviar-vos esta mensagem que, à semelhança de anos anteriores, vos quer desejar Boas Festas de Natal e de Ano Novo, assim como dar-vos algumas notícias referentes ao nosso Projeto de Solidariedade em Timor Leste.

 

Embora fisicamente ausentes deste país do sol nascente (lorosae), as notícias que constantemente nos chegam, graças aos novos meios de comunicação (whatsApp, facebook, instagram, telemóvel...) têm-nos mantido a par das atividades que lá se vêm desenvolvendo, das quais pretendo destacar:

 

(i) O final do ano escolar na Escola São Francisco de Assis "Paz e Bem", em Boebau / Manati. 


Este ano frequentaram a escola três grupos: Grupo A e grupo B do pré escolar; grupo C 1ºano do ensino primário. Como todos sabem, as dificuldades têm sido enormes, devido à falta de professores credenciados. Graças ao esforço extraordinário de algumas pessoas, das quais o João Moniz (Eustáquio) se evidencia, o trabalho da nossa escola tem sido reconhecido pela Direção Escolar de Liquiçá.


Da nossa parte, em Portugal, tudo temos feito para que se resolva quanto antes este problema da colocação de professores. Umas vezes esperançados, outras vezes enganados, mas não desistimos de bater a todas as portas. Pode ser que alguma se abra, até porque é Natal...

 

(ii) Uma notícia que muito nos agrada: este ano haverá (creio que pela primeira vez na história) Missa da Meia Noite de Natal na Escola São Francisco de Assis. E também haverá no dia de Natal. 


As crianças e adultos já vibram com o acontecimento, e preparam com entusiasmo estas celebrações. Quanto eu não daria para lá estar também...


A casa residência dos professores vai ser a hospedaria do amo (padre) que irá presidir a estas celebrações.

 

(iii) Com o final do ano escolar em Timor Leste, é a altura certa dos padrinhos e madrinhas serem informados do aproveitamento escolar dos seus afilhados, Por isso lhes peço que exijam o envio dos resultados que estão registados na caderneta escolar do aluno. Hoje em dia quase todos têm família ou amigos com telemóvel que podem fazer esse envio.

 

Sei que estes tempos são difíceis para todos, mas o espírito natalício que felizmente nos invade vai ajudar-nos com certeza a ultrapassar estas provações. Melhores dias virão...

 

Pedindo as benção do Deus Menino para todos vós e as vossas famílias, e sempre ao vosso dispor

 

rui chamusco


_______________


Nota do editor:


Último poste da série > 24 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21685: Boas Festas 2020/21: Em rede, ligados e solidários, uns com os outros, lutando contra a pandemia de Covid-19 (26): O Natal, a família e os amigos (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf)

Sem comentários: