sábado, 26 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21693: Os nossos seres, saberes e lazeres (430): Os primeiros Cistercienses de Vale Varosa: S. João de Tarouca (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Setembro de 2020:

Queridos amigos,
Aqui se reporta o primeiro itinerário cultural que alguém desenhou em Rio de Mel, concelho de Trancoso, era a primeira surpresa do dia, tudo se passaria em Vale Varosa, acontece que aqui se estivera uns bons anos antes, regressava-se para comparar.
É com manifesta alegria que se pode dizer que este país anda para a frente no respeito pelo seu património histórico, já vi este Mosteiro em pior estado, que não se duvide que é muitíssimo importante a sua visita, há vestígios da sua ligação à fundação da nacionalidade, a Ordem de Cister recebeu inúmeras doações e nos séculos XVII e XVIII aqui se construiu com pompa e não menos circunstância.
Deus permita que aqui se possa voltar dentro de alguns anos, para outra comparação ainda mais benfazeja.

Um abraço do
Mário


Os primeiros cistercienses de Vale Varosa: S. João de Tarouca

Mário Beja Santos

Toda esta digressão a Vale Varosa inicia-se em Rio de Mel, concelho de Trancoso, aqui vive um amigo dileto, um companheiro de trabalho durante décadas, instituiu-se o rito da visita anual, sempre surpreendente, abarca a cultura megalítica, paisagens frondosas, castelos que vêm da fundação da nacionalidade, aldeias históricas, templos religiosos classificados como monumentos nacionais, só em Rio de Mel é que conhecemos o itinerário, sempre surpreendente. E pomo-nos a caminho, estrada fora somos informados que vamos para Vale Varosa, primeiro o Mosteiro de S. João de Tarouca, depois amesendamos, de seguida segue-se para a ponte fortificada Ucanha, não há tempo para ir ao Convento de Santo António de Ferreirim, seguir-se-á o mosteiro de Santa Maria de Salzedas, regresso a Rio de Mel, a inevitável merenda, presunto, bacalhau e queijo, bons vinhos e doçaria. E regressaremos a Manteigas.
Muitos comentários no decurso da viagem, o que definha, o que floresce, o que estagna. E assim se chega a S. João de Tarouca, o primeiro Mosteiro Cisterciense implantado em Vale Varosa, data de 1140, é a nacionalidade na sombra tutelar de D. Afonso Henriques. Desse século XII há vestígios, a Ordem era rica e houve bons patronos ao longo dos séculos, daí as ampliações dos séculos XVII e XVIII, passou a ter dimensões colossais, com a extinção das ordens religiosas deu-se a pilhagem da pedra e é um verdadeiro mistério não se ter assaltado e desviado riqueza que vamos contemplar. Houve escavações arqueológicas entre 1998 e 2007, que abrangeu a igreja e as ruínas de dependências monásticas, é a empreitada que demorará muito tempo e que custará fortunas. Só que este monumento nacional justifica. Como vamos ver.
Começa a visita pela visualização de um belo vídeo e uma exposição de achados arqueológicos. A fachada da igreja comprova as profundas alterações dos séculos XVII e XVIII, à vista desarmada não se vê nada do século XII, as surpresas vêm no interior do templo.
Aqui sim, temos a sobriedade cisterciense recamada de azulejaria esplendorosa, belas madeiras, imagens valiosas, um Altar-Mor impressionante, gosta-se de toda esta harmonia, os corredores laterais abonam essa impressão, os ângulos das colunas são de cortar o fôlego. Ora vejam.
As Salas Capitulares, regra geral, dispõem de estadão, em contraste chocante com os princípios fundadores destas ordens mendicantes, que o foram enriquecendo ao longo dos séculos. É preciso contemplar longamente este tipo de luxo ostensivo para perceber como provocaram invejas brutais e animosidade das populações. Não se chegou por mero acaso à extinção das ordens religiosas em 1834, a despeito dos inenarráveis crimes culturais perpetrados.
Este quadro icónico de S. Pedro que viajou até à Europália de 1991 é de Gaspar Vaz e será também de Grão Vasco, há um outro aparentado em Viseu, é deste que eu mais gosto, não só pelo conjunto dentro da moldura, os aspetos aparentemente colaterais que deixam avantajar este padre da Igreja o primeiro Pontífice, assim imaginado séculos depois, com indumentárias daquela contemporaneidade, impressiona a força do olhar, a postura que marca a dignidade da função, a conjugação harmoniosa das explorações. É impressionante, só por ele vale a pena vir a S. João de Tarouca.
Quem aprecia escultura tem aqui espécimenes raros, releva destas composições barrocas o vigor da fé, espelhado na Mater Dolorosa, neste caso.
A azulejaria de S. João de Tarouca é de uma enorme riqueza. Surpreendente é este túmulo, dá-se a informação de que tem mais de 15 toneladas, grandiosidade não lhe falta, trata-se de D. Pedro Afonso, filho bastardo de D. Dinis, Conde de Barcelos, os pormenores escultóricos da caçada patentes na caixa tumular possuem uma dinâmica que nos deixa de boca aberta.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21661: Os nossos seres, saberes e lazeres (429): Recordações da casa dos espetros (Mário Beja Santos)

Sem comentários: