quarta-feira, 28 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22146: Tabancas da Tabanca Grande (3): Morreu a Tabanca da Lapónia, viva a Tabanca da Lapónia!... A notícia da sua morte foi manifestamente exagerada.


Na Suécia o Estado tem o monopólio da venda de álcool, mas o luso-lapão José Belo tem o alambique de cobre mais lindo do município de Kiruna e arredores, na "colónia" sueca da Lapónia...



Suécia > Lapónia > Algures no município de Kiruna > "A minha alegre casinha", diz o Zé Belo... E o outro Belo, que  não é parente, e infelizmente já pertence ao "clube dos poetas mortos", acrescenta: "Sem casas näo haveria ruas / as ruas por onde passamos pelos outros / mas e principalmente onde passamos por nós". (Ruy Belo: Todos os poemas, Lisboa, Assírio e Alvim, 2000). [Ler aqui o poema
completo, "Oh as casas as casas as casas".]

Fotos (e legendas): © José Belo (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. É a mais insólita das Tabancas da Tabanca Grande (*). É a tabanca de um homem só, e uma das mais longínquas... Está a cerca de 5 mil quilómetros de distância da Tabanca Grande, o mesmo é dizer, da capital do Reino de Portugal e dos Algarves... Seguramente, a mais setentrional: fica no círculo polar ártico. 

Nenhum de nós, a começar pelos nossos editores, a conhece, a não ser de belas fotografias e de textos inspiradores. Mas temos convites para aparecer por lá... de preferência em junho, época em que suecos e lapões, colonizadores e colonizados, são os povos mais felizes do mundo, dizem os sociólogos da felicidade e do turismo... 

Ou melhor, diz a Vânia Romão, brasileira, a viver na Suécia (, vou para lá estudar psicologia, imaginem!), autora do blogue, criado em 2011, "Diário de um Teimosa: dicas de Estocolmo e da vida na Suécia"... (Mas será que ela alguma vez foi à Tabanca da Lapónia ? Duvido, e muito menos provado o vodca do luso-lapão Zé Belo, a 94%, depois de redestilado 4 vezes no alambique de cobre mais lindo do município de Kiruna e arredores...)

É tabanca de um homem só, mas generoso e solidário, que está aqui connosco desde que entrou pela nossa Tabanca Grande sem pedir licença a ninguém há uns 12 anos atrás, ou não fosse ele um "Maioral", ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2381 (Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70) e hoje cap inf ref do Exército Português...

Há dias o régulo
, que tem dupla nacionalidade, deixou-nos um  lacónico recado: 

(...) A já muito longa série "Da Suécia com Saudade" chegou ao fim da picada. Mudo-me com 'armas e bagagens' para a minha casa de Key West [, Florida, EUA], apesar de manter casa também em Estocolmo para viagens nostálgicas às...raìzes.

Espero ter de algum modo contribuído para um maior conhecimento entre Lusitanos desta realidade exótica situada no extremo de extremo norte europeu que é a Lapónia." (...)


2. A mensagem deixou alguns dos meus leitores,  mais assíduos, algo surpresos e intrigados. Houve comentários à decisão de "time out" (vê foto ao lado) e de mudança de ares, ao fim de metade de um vida passada naquelas paragens :


(i) Editor Luís Graça:

(...) Percebo que queiras estar mais próximo dos teus filhos e netos...E só posso desejar-te muita saúde e longa vida em Key West onde resto tens casa há muito...

Vamos mesmo pôr um ponto final na série "Da Suécia com saudade" ? Se sim, temos que pensar numa nova série...Porque tu vais continuar a escrever no nosso blogue... E quanto à Tabanca da Lapónia ? Para nós, continuarás a ser o régulo da Tabanca Lapónia, não de pedra e cal, mas de madeira e gelo. Por outras palavras, és insubstituível, inamovível, vitalício... Claro que vamos ter saudades das tuas saudades. 

Morreu a Tabanca da Lapónia, viva a Tabanca de Key West!

Fica bem e que lá sejas feliz, pararaseando um poema do nosso Ruy Belo. Que a felicidade é onde a gente a põe, mas a maior parte de nós nunca a põe onde está... Venho de almoçar da Tabanca do Atira-te ao Mar e de deleitar-me com as nossas musiquinhas (com cavaquinho, bandolim, viola, voz...), celebrando a vida, a saúde, o desconfinamento, a amizade, a camaradagem (*).

Se um dia voltares à Pátria / Mátria / Fátria que te foi Madrasta, seja em viagem de negócios ou simplesmente para rever as tuas raízes lusitanas, tens já uma convite para vir aqui comer uns marisquinhos do Mar do Cerro e beber uns vinhinhos brancos com aromes atlânticos da regão da tua avó (que era de Torres Vedras)...(...)


(ii) Hélder Sousa:

(...) Tudo na vida tem um fim, sabemos. Mas custa pensar nisso e, principalmente, antever isso.

Pergunto-me o que pensarão ou dirão as tuas renas. E os teus cães. E os ursos que, sabemos, te visitavam de tempos a tempos. E os passarocos, que apresentaste não faz muito tempo.

Também li que embora vás privilegiar Key West, não vais descurar Estocolmo "para viagens nostálgicas...às raízes". Direi raízes "suecas", mas também faltam as "lusitanas", verdade?
E as renas? As renas, que tanta companhia te fizeram "em tempos de solidão"! (...)


(iii) Francisco Baptista:

(...) Estejas onde estiveres nunca te esqueças do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné e continua a mandar os teus lindos Bilhetes Postais . A beleza, o exotismo , as tradições, os costumes da tua Lapónia têm-nos dado mais conhecimentos e emoção estética. Em Key West ou em Estocolmo não te irão faltar histórias para nos contares com a tua humanidade e ironia.

Sinto alguma pena de termos deixado de ter um representante português num território tão vasto , que faz sonhar os meninos e encanta os mais velhos como a Lapónia.(...)

(iv) José Teixeira:

(...) Caro comandante, mudar de poiso não implica mudar de camisola. Essa tem de continuar vestida para aconchegar o coração de português que vive dentro de ti. É uma ordem do teu "dotor" de Mampatá, dos bons tempos que ali passamos em franco convívio com a população. Tal como lá fizeste falta, também aqui no Blogue de todos nós, fazes falta. Desde sempre me habituaste a mudar de poiso e apareceres quando e onde não contávamos contigo. Ainda te lembras quando apareceste em Mampatá de helicóptero e foste recebido em festa pelos teus homens e pelas bajudas mais lindas da Guiné? (...)


3. Mas, face a tantas manifestações de "carinho", o régulo da Tabanca escreveu, inesperada e respeitosamente mas também no seu estilo muito próprio, "já muito assuecado", a seguinte mensagem em 19 do corrente:

(...) "Alto e paira o baile!"..."Auguenta" os cavalos! Ou, como a ordem de comando dos militares brasileiros quanto ao...marcar passo: "Faz qui anda má näo anda!"

A luta vai continuar também.... na Lapónia! (...)


E logo  Hélder Sousa, arguto e certeiro, pegou na deixa:

(...) É por estas (e por outras) que o J. Belo será imprescindível nestas páginas. Pelo fino humor. Pela elegante capacidade de superiormente reagir às provocações que de quando em vez lhe fazem. Pela diversidade dos elementos que nos trás, sejam apontamentos de folclore, da fauna, da flora, dos locais onde está.

E as recordações dos tempos da "aventura africana"? Também bastante úteis. Na resposta que me deu indica a certo passo a propósito da "raízes", que "por outro lado não podemos esquecer que para respirar, criar, reproduzir e renovar, os campos necessitam de ser limpos de raízes velhas, certamente profundas mas....aperreadas."

Claro que concordo mas também não nos podemos esquecer que deverá existir um "processo histórico" e que, desse modo, o que somos hoje é o resultado das opções que tomámos ontem e as de hoje determinarão, em larga medida, o amanhã. Por isso é que acho que, por mais dura que seja a edificação do futuro sobre o passado, conforme referido no poema de Ruy Belo, isso acaba por muito "natural" (...)



4. Depois de "outras despedidas", mais ou menos  intermitentes, ao longo destes anos, o José Belo tinha reaparecido e decido, em plena pandemia de Covid-19, "reabrir a Tabanca da Lapónia, agora ao povo" (***). 

E, de resto, com toda a propriedade, já que estamos, é conveniente lembrá-lo, num país que tem um regime monárquico, se bem que constitucionalíssimo, ou seja, como dizia a propaganda no tempo do amado Oloff Palme (1927-1986), o melhor da monarquia, da democracia, do socialismo, do capitalismo e de outros "ismos", como feminismo, ambientalismo e... colonialismo!... 

Afinal, não é, por acaso,  que para os outros povos escandinavos..., a Suécia  é ou foi historicamente uma espécie de "Big Brother", tal como a Espanha em relação a Portugal...

Daí o comentário do nosso editor Luís Graça, na véspera do 25 de Abril de 2021 (****):

(...) Morreu a Tabanca da Lapónia, viva a Tabanca da Lapónia!... Claro que a notícia da sua morte, recebida a alguns milhares de quilómetros de distância, foi manifestamente exagerada... E depois a verdade que, na Tabanca Grande, a mãe de todas as tabancas, não recebemos em devido tempo a certidão de óbito, passada pelo competente facultativo...

Obrigado, José Belo, por continuares firme no teu posto, quer faça sol ou chuva, vento, cacimbo, neve ou granizo... Que tenhas um bom dia 25 de Abril, para o qual também deste o teu contributo...Aliás, todos nós, que na Guiné soubemos fazer, ao longo do tempo, a guerra e a paz... (*)



O José Belo tem 200 referências no nosso blogue!... E espero que ainda chegue a outro tanto, o que será bom sinal para todos/as, que queremos celebar o quarto de século do blogue, em 1929, daqui a oito anos... (Hoje estou muito otimista, cono se vê!)... 

De qualquer modo, o José Belo, régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia estará sempre, aqui, "em casa", bendito por amigos, amigas e camaradas (M/F)...LG

____________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 25 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22137: Tabancas da Tabanca Grande (2): Tabanca do Atira-te ao Mar - Parte II: Quem canta (e toca) seu mal espanta (ou troca...)

(**) Vd. poste de 17 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22111: Da Suécia com saudade (90): o fim da picada... ou um certo fim desta picada!... Morreu a Tabanca da Lapónia, viva a Tabanca de Key West, Flórida, EUA (José Belo)

(***) Vd. 16 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20655: Da Suécia com saudade (63): reabrindo a Tabanca da Lapónia, agora ao povo... (José Belo)

(****) Vd. poste de 24 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22135: 17.º aniversário do nosso blogue (3): Para muitos, e já lá vão décadas, [este Blogue] tornou-se um indispensável ponto de encontro (José Belo, ex-Alf Mil da CCAÇ 2391, Ingoré, Buba. Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Espero que esta ligação com o José Belo, e do José Belo connosco, mesmo que virtual, faça bem a ele e a nós... LG

Hélder Valério disse...

Pois fará, com toda a certeza!

E essa certeza advém da continuada forma como tem vindo a intervir, mesmo recentemente.
Com classe, com bom nível, com assertividade.

Confio que sim.
Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

A tabanca da Laponónia deu-me a conhecer, do meu total desconhecimento um pouco como se vive naquele Pólo os meus agradecimentos um grande abraço para o amigo Lapão Zé Belo.