segunda-feira, 26 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22142: Fotos à procura de... uma legenda (149): Mas eu conheço esta mesa em U, do antigo Palácio do Governador, na cidade da Praia, Cabo Verde!... A foto (do poste P19232) nunca poderia ter sido tirada em Conacri! (Carlos Filipe Gonçalves, Mindelo)



Foto nº 1 > República da Guiné > Conacri > c. 1963-1973 > Reunião de responsáveis do PAIGC [Comité Executivo da Luta]. Da esquerda para a direita: (i) Lourenço Gomes, (ii) Honório Chantre, (iii) Victor Saúde Maria, (iv) Abílio Duarte, (v) Pedro Pires, (vi) Luís Cabral e (vii) Aristides Pereira.

Foto (e legenda): Fundação Mário Soares > Casa Comum > Arquivo Amílcar Cabral > Pasta: 05247.000.074 (adapt por Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, 2018, com a devida vénia...)


Comentário de Carlos Filipe Gonçalves: "Sala de reuniões do Palácio da Presidência da Republica, antigo Palácio do Governador na cidade da Praia, nos anos de 1970/80. (...) Naquela mesa assentei-me imensas vezes… Eu era na época o repórter de serviço, estava sempre na Presidência… Bem, não acredito que houvesse em Conacri uma mesa idêntica… mas tudo é possível, posso estar errado. Mas, na minha opinião, a foto é de uma reunião na Praia, quando da visita de Luis Cabral em 1976".


Foto nº 2 > Cabo Verde > Praia > Palácio da Presidência da Republica > 1976 > "Conferência de imprensa, na mesma sala.  quando da única visita de Luís Cabral a Praia, se não estou em erro em 1976, teve encontro com a imprensa o Secretário Geral do PAIGC, Aristides Pereira, para dar conta do que se passou na tal reunião do CEL – Comité Executivo da Luta(...) Estou de frente, à direita, vê-se na parede ao fundo os tais quadros que aparecem na foto publicada no blogue, a Foto nº 1".


Foto nº 3 > Foto nº 2 > Cabo Verde > Praia > Palácio da Presidência da Republica > 1976 > "Conferência de imprensa: sentado na mesa o Aristides Pereira, Secretário Geral do PAIGC.  Estou à esquerda de costas."

Fotos (e legendas): © Carlos Filioe Gonçalves (2021). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso camarada Carlos Filipe Gonçalves, ex-fur mil amanuense, QG/CTIG, Santa Luzia, Bissau, 1973/74 [, foto à esquerda], natural de Cabo Verde (n. São Vicente, Mindelo, 1950), radialista, jornalista, músico, escritor, estudioso da morna e de outras formas da música de Cabo Verde, membro da Tabanca Grande, nº 790

Data - domingo, 25/04, 19:30 (há 21 horas)
Assunto . Foto do poste P19232 (*)



Olá,  Luis:

Antes de mais muita saúde! Vejo que o Blog continua activo sempre com publicações novas. Olha, tenho estado estes dias à procura de fotos, para ilustrar o meu tal livro, de modo que, todas as buscas me enviam sempre para teu nosso Blog, e de cada vez faço novas descobertas e sou surpreendido por novas revelações. E justamente acabo de ver uma foto constante do poste P19232, de 25 de novembro de 2018 (*)

Porquê a minha surpresa? A mesa que está na foto!!!  [Foto nº 1, acima]. Conheço-a e muito bem, é uma mesa em «U» que estava na sala de reuniões do Palácio da Presidência da Republica, antigo Palácio do Governador na cidade da Praia, nos anos de 1970/80. Conheço, porque estava numa sala onde eram dadas as conferências de imprensa de personalidades, logo em 1975/76…

E naquela mesa assentei-me imensas vezes… Eu era na época o repórter de serviço, estava sempre na Presidência… Bem, não acredito que houvesse em Conacri uma mesa idêntica… mas tudo é possível, posso estar errado. Mas, na minha opinião, a foto é de uma reunião na Praia, quando da visita de Luis Cabr al em 1976…. 

 Aqui vão duas fotos de uma conferência de imprensa, na mesma sala quando da única visita de Luís Cabral a Praia, se não estou em erro em 1976, teve encontro com a imprensa o Secretário Geral dp G do PAIGC, Aristides Pereira, para dar conta do que se passou na tal reunião do CEL – Comité Executivo da Luta. 

Na foto nº 2 [acima]  estou de frente, vê-se na parede ao fundo os tais quadros que aparecem na foto publicada no teu blog [Foto nº 1]. Presentes jornalistas nacionais de Cabo Verde, eu, da Guiné o Tony Tcheka, ele veio com Luis Cabral, e jornalistas estrangeiros. Na foto nº 3 [acima) estou à esquerda de costas.

Logo acho que não está certa a indicação da Foto nº 1 [acima]:  "República da Guiné > Conacri > c. 1963-1973".

Espero ter contribuído para a «exactidão» da informação. (**)

Um Forte Abraço e Muita Saúde

Carlos Filipe Gonçalves [, foto atual à direita]
Jornalista Aposentado


2. Comentário do editor LG:

Meu caro Carlos Gonçalves, deves ter toda a razão. A legenda da foto é da responsabilidade da Fundação Mário Soares que, como sabes, salvou e tratou, e com grande profissionalismo, o valioso arquivo Amílcar Cabral... Em milhares de documentos (e nomeadamente fotos) é perfeitamente natural que surjam erros destes. Já temos detetado outros. Obrigado pela tua oportuna e preciosa intervenção. Ficamos à espera desse novo livro que tens em mãos. Vai dando notícias.

(**) Último poste da série > 23 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22126: Fotos à procura de... uma legenda (141): acidente com a jangada do Cheche, no passado dia 21... (Patrício Ribeiro, Impar Lda, Bissau)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Carlos Filipe Gonçalves (by email)
segunda, 26/04, 19:26


Olá Luis:

Bem recebido. Já vi a publicação no post, ficou bom.

Um forte abraço e muita Saúde

Carlos Filipe Gonçalves

Jornalista Aposentado