segunda-feira, 26 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22406: Notas de leitura (1367): “Repórter de Guerra”, por Luís Castro; Oficina do Livro, 2007 (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Setembro de 2018:

Queridos amigos,
Este jornalista da RTP tem um nome altamente credenciado, na contracapa do seu livro recebe elogios de José Alberto Carvalho, Paulo Camacho, Fátima Campos Ferreira, Adelino Gomes, Judite de Sousa e Joaquim Furtado. Quem aprecia reportagens em áreas de conflito tem aqui um rico manancial, andará por Angola, Cabinda, Guiné-Bissau, Afeganistão e Iraque.
Luís Castro sente-se compensado: "Tive dois acidentes graves, problemas de saúde, estive preso por quatro vezes, expulsaram-me outras tantas, fugi com uma sentença de morte sob os ombros, proibiram-me a entrada em vários países, fui humilhado e agredido por quem menos esperava. Não me deram fortuna, apenas a possibilidade de estar onde aconteceu História."

Um abraço do
Mário


Repórter de guerra: Luís Castro três vezes nas convulsões da Guiné (1)

Beja Santos

Luís Castro explica muito bem a essência do livro “Repórter de Guerra”, Oficina do Livro, 2007, na nota introdutória: “Mandaram-me para um conflito esquecido no imenso Zaire; perdi-me na linha da frente em Angola; aprendi a linguagem do mato e descobri reféns em Cabinda; fugi das cidades em chamas e vasculheim montanhas em Timor; estive dentro da guerra e das traições na Guiné; fui à capital dos talibãs para sentir o cano de uma Kalashnikov; disfarcie-me nas tempestades do deserto iraquiao para compreender o povo do exército mais fraco (…) Enviei para Portugal mais de seiscentas reportagens e sempre com imagens dos nossos cameramen, exceto em duas ocasiões muito especiais. Mesmo que não fossem tão fortes, sempre eram as nossas imagens e a nossa reportagem. Fugi dos diretos nos telhados e fui ao encontro dos acontecimentos nas ruas e no mato. Passei os últimos cinco anos a rever os meus blocos de apontamentos, a ver e a catalogar todas as reportagens e diretos que fiz. Visionei mais de mil horas de imagens em bruto, transcrevi diálogos e consultas a memórias dos repórteres de imagem que me acompanharam em cada situação. O que irá ler é a verdade e tão-só. Pediram-me que enriquecesse a prosa. Recusei. Não escolhi palavras bonitas para embelezar o texto. O que aqui está aconteceu”.
Foto: Luís Castro, com a devida vénia

E na Guiné aconteceu três vezes. Estamos em junho de 1998, o repórter está no seu remanso e houve falar numa tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau, não sabe quem é Ansumane Mané. Na RTP, recebe instruções, vai por Dacar, aqui chegado segue para Cabo Verde, a fragata Vasco da Gama está a caminho de Bissau e fará escala na cidade da Praia, vai acompanhado de Hélder Oliveira, considerado um dos melhores repórteres de imagem da RTP. A fragata Vasco da Gama avança para Bissau, depois de peripécias, recolhem refugiados. Entrar em Bissau é indesejável, estão lá a ocorrer bombardeamentos e tiroteio. Luís Castro desce até ao país, vem trabalhar. Passaram por algumas barreiras militares, encaminham-se para um braço de mar, vão à procura dos rebeldes. Dá-se o encontro com o major Manuel Melcíades, conversam, é a primeira entrevista dos revoltosos:
“ - Quais são as áreas que controlam?
- Todo o país. O Governo não tem tropa. Só soldados do Senegal, de Conacri e alguns franceses. Os nossos estão todos deste lado. Agora lutamos contra franceses, senegaleses e conacris.
- Vão avançar sobre Bissau?
- Não é difícil entrar em Bissau! Temos dez tanques blindados, daqueles com lagartas e canhão. Podemos entrar a qualquer hora. O problema é a população.
- Aceitam negociações?
- As negociações dependem deles!”


A reportagem sai em Portugal. Nino Vieira não gostou. Ficam acantonados em Quinhamel, na península de Bissau. Luís Castro quer chegar à fala com o Comando Supremo da Junta Militar. Melcíades não permite, mas mostra o passaporte de Ansumane Mané. A imagem será transmitida para todo o mundo através da Eurovisão. As conversas com os guerrilheiros são eloquentes. Diz um:
“- Sabes, fui guerrilheiro. Lutei e matei muitos portugueses, nem eu sei quantos. Agora sou velho e tenho a certeza que tu e eu somos irmãos. Acredita, queremos que vocês voltem rapidamente para a Guiné.
- É impossível!
A minha resposta saíra com um sorriso à mistura.
- Estás a rir da nossa miséria?
- Não, claro que não! Só te estou a dizer que o país é vosso.
- É! Pois é! Só que não o sabemos governar!”


O repórter não pára, volta ao lado dos rebeldes, Melcíades mostra-lhes soldados senegaleses mortos na linha da frente, um oficial superior fora abatido a tiro durante uma tentativa para furar um dos flancos da Junta Militar. Por vezes, são intercetados por senegaleses, escapam por um triz. Até que finalmente chegam a Ansumane Mané, será filmado o encontro de Ansumane Mané com Jaime Gama e Venâncio de Moura, da CPLP. Nino Vieira continua a não gostar do trabalho do repórter português. O embaixador português pede ao repórter para não vir até Bissau, correm todos os riscos. Luís Castro volta a filmar Ansumane Mané acompanhado, entre outros, de Veríssimo Seabra e Emílio Costa. Ansumane está indignado:
“Estive 37 anos ao lado de Nino Vieira. Conheço-o bem e sei do que ele é capaz. O Presidente não pode tratar o país como se fosse uma propriedade privada. Não tem consideração por ninguém.”

A equipa volta ao Vasco da Gama, onde ficam a saber que fora captada uma comunicação feita entre os senegaleses em que era dada ordem para “abater a equipa da RTP logo que fosse encontrada”. As reportagens de Luís de Castro enfureceram a concorrência. Emídio Rangel disse inverdades, o pedido de desculpas acabou por ser publicado cinco anos depois, a 10 de setembro de 2003 e no mesmo dia em que Luís de Castro voltava à Guiné para cobrir o fim da era de Nino.

A reportagem da Guiné-Bissau é acompanhada de imagens captadas por Hélder Oliveira mostrando a guerra, os encontros com Ansumane Mané, as tais imagens que correram o mundo e enervaram a concorrência.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 DE JULHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22388: Notas de leitura (1366): “História da Unidade - Batalhão de Caçadores 2845", em verso, por Albino Silva (Mário Beja Santos)

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

O jornalista Luis Castro tem um blog, ou melhor, tinha, pois não publica nada nele há cinco anos. O blog chama-se "Cheiro a Pólvora" e tem uma tag sobre a Guiné: https://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt/tag/guin%C3%A9.

Anónimo disse...

BEST...

Um dos melhores jornalistas que já vi, genuíno, verdadeiro, factual.
Não como aquele todo apetrechado com capacete e tudo, falando de algures no deserto da Arábia Saudita e estava junto ao hotel de costas viradas para o deserto, ou outro famoso que foi o primeiro a "cavar" de Dili.
Infelizmente não pude assistir a estas reportagens porque andava pelo leste da Guiné com base logística em Canjufa e Gabú.

AB
C.Martins