terça-feira, 27 de julho de 2021

Guiné 61/74 - P22409: In Memoriam (401): Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho (1936-2021), com quem trabalhei lado a jado e fiz amizade, em 1971, na Rep ACAP, no QG/CCFAG, na Fortaleza da Amura (Ernestino Caniço, ex-Alf Mil Cav, e hoje médico)



Guiné-Bissau - Fortaleza da Amura > QG/CCFAG > Rep ACAP > Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica > Departamento de Fotocine > Ao centro, o Cap Art Otelo Saraiva de Carvalho e à sua esquerda o Alf Mil Cav Ernestino Caniço, seu colarador.

Foto (e legenda): © Ernestino Caniço (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de ontem, 26 de Julho de 2021, do nosso camarada Ernestino Caniço, ex-Alf Mil Cav, Comandante do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa; Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica, Bissau, Fev 1970/DEZ 1971, hoje médico, que teima em continuar ao serviço dos outros de acordo com o seu juramento hipocrático):

Caros amigos:

Como sabeis, faleceu Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho, o principal pilar do 25 de Abril de 1974. (*)

Durante o ano de 1971 fomos camaradas, em funções na ACAP (Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica), no quartel da Amura, na Guiné Bissau.
Partilhámos a mesma sala com as secretárias lado a lado. Como é natural dialogámos muito.

Face à sua morte, não posso deixar de manifestar o apreço e a amizade que nos uniu, pelo que lamento a sua perda. Foi fácil. A sua empatia, generosidade e humanismo assim o permitiram. O diálogo fluía naturalmente, não descortinando qualquer atitude lapuz.

Que descanse em paz.

Ernestino Caniço
Médico – Chefe Serviço MGF
Gestor Serviços Saúde – Ordem Médicos
Pós Graduação em Direito da Medicina – Faculdade Direito Universidade de Coimbra

PS - Gostava de o ver aqui sentado, à sombra do poilão da Tabanca Grande, embora infelizmente a título póstumo.

____________

Nota do editor CV:

Último poste da série de 25 de julho de 2021 > Guiné 61/74 - P22404: In Memoriam (400): O Otelo Saraiva de Carvalho (1936-2021) que eu conheci... Ou "As armas e as mãos - Carta ao Otelo amigo" (José Belo, cap inf ref, Lapónia, Suécia)

10 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...


O corpo do ex-cap art Otelo Saraiva de Carvalho, nosso camarada na Guiné entre 1971 e 1973, estará em câmara ardente, na Capela da Academia Militar (na Gomes Freire, Paço da Rainha, Lisboa) a partir das 16h30.

O cortejo fúnebre seguirá para o Crematório de Cascais, em Alcabideche, qamanhã, uarta-feira, dia 28 pelas 12:30 horas, prevendo-se a sua cremação pelas 14h00.

Tabanca Grande Luís Graça disse...




OTELO SARAIVA DE CARVALHO
Ramalho Eanes defende que Otelo “tem direito a lugar de proeminência” na História
Antigo chefe de Estado atribui, contudo, a Otelo a “autoria de desvios políticos perversos, de nefastas consequências”.

Lusa
Público, 26 de Julho de 2021, 19:08

https://www.publico.pt/2021/07/26/politica/noticia/ramalho-eanes-defende-otelo-direito-lugar-proeminencia-historia-1971902


(...) O ex-Presidente da República Ramalho Eanes defendeu nesta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um “lugar de proeminência histórica”, apesar “da autoria” do que considerou “desvios políticos perversos, de nefastas consequências”.

“Para mim, e apesar de todas as contradições, o Otelo tem direito a um lugar de proeminência histórica. E tem esse direito, apesar da autoria de desvios políticos perversos, de nefastas consequências, porque foi ele quem liderou a preparação operacional do 25 de Abril, a mobilização dos jovens capitães, o comando da operação militar bem-sucedida”, defendeu o general Ramalho Eanes, num texto enviado à agência Lusa.

Ramalho Eanes assinalou que “há homens que, num momento histórico especial, se ultrapassam, ganhando dimensão nacional, indiscutível, porque souberam perceber e explorar uma oportunidade histórica única, e sentir os anseios mais profundos do seu povo”. “Otelo é uma dessas personalidades. A ele a pátria deve a liberdade e a democracia. E esta é dívida que nada, nem ninguém, tem o direito de recusar”, sublinhou.

No mesmo texto, o ex-Presidente da República afirmou-se “magoado” e “surpreendido” pela morte do “Capitão de Abril”. “Magoou-me, por se tratar de mais um amigo que parte. Surpreendeu-me, porque estive, recentemente, com o Otelo, no funeral da sua mulher, e achei-o, naturalmente, abatido, mas, aparentemente, com vigor e saúde”, disse.

Recordou que conheceu Otelo na Guiné-Bissau, onde o foi substituir na Direcção da Secção de Radiodifusão e Imprensa do Comando-Chefe, remontando a essa época a amizade entre os dois. “Tornámo-nos amigos. Foi, aliás, essa amizade que me levou a testemunhar em seu favor no julgamento a que foi submetido, apesar de muitos reparos e apelos para que o não fizesse”, lembrou. (...)

João Carlos Abreu dos Santos disse...

O finado não esteve "na Guiné entre 1971 e 1973", sim em Bissau desde 16Set1970 até 16Set1973.

António Martins Matos disse...


Estivemos juntos na Guiné, nunca o vi, parece que andava pelo QG.
Fez o Plano do 25Abril, que outros executaram.
Com o Poder nas mãos, assinou “Mandados de Captura” em branco, para quem os quisesse utilizar.
Para mim, tudo o resto deixou de ser importante.
Que descanse em paz, se puder.

AMM

Anónimo disse...

Ernestino Caniço (by msn)

27 jul 2021 20h32

Boa recuperação. Acabei de chegar a Tomar. O corpo ainda não tinha chegado (à capela da Bemposta).

Falei com o filho e saí pra não vir muito tarde. Não telefonei porque estavas no tratamento. Não me ocorreu a foto (no vel+orio). Estava ainda pouca gente.
Um grande abraço.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Tomo a liberdade de recordar o texto que publiquei em "A Minha a Guerra a Petróleo" e a que dei o nome de "A Mina" (Pág. 151).
Divergi dele várias vezes, especialmente nas afirmações extemporâneas.

Um Ab. a todos, mesmo aos que não gostaram dele e preferiam que tudo tivesse ficado como estava.
António J. P. Costa

Hélder Valério disse...

Caro amigo Ernestino

Achoo que sabia da tua pertença ao Pel Rec. Daimler mas não tenho memória de ter sabido da tua presença na ACAP.
E pelo intervalo de tempo que referes, com toda a certeza que muito resultado do trabalho que desenvolvia na "Escuta" (eu e os outros, claro) te devem ter ido parar às mãos.
Gravações da Rádio Conakry, da Rádio Senegal, de programas em língua francesa de Rádios de renome, de telex de várias agências noticiosas...
Realmente, o mundo é pequeno...

Abraço
Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sabemos muito pouco do trabalho da Rep ACAP - Assuntos Civis e Acção Piscológica, que pertencia ao QG/CC/, com instalações ma Amura(SPM 0348)...Por lá passaram militares como Lemos Pires, Otelo de Carvalho, Ramalho Eanes e alferes milicianos como o Arlindo Carvalho, o Ernestino Caniço, e claro a malta do PIFAS...

Faltam-nos testemunhos sobre a importante missão desta Rep ACAP, sua organização e funcionamento, etc. Foi uma peça fundamental da política spinolista "Para uma Guiné Melhor",,,

O Ernestino Caniçoa aceitou o meu convite para escrever meia dúzia de linhas sobre a sua experiência em 1971, na REP ACAP. E eu estou grato porque ele, aos 77 anos, ainda continua a trabalhar todos as manhãs como médico, Vive em Tomar.


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Recorde-se aqui excertos de uma entrevista do João Paulo Dinis, membro da nossa Tabanca Grande, ao DN - Díario de Notícias, em 30 de agosto de 2015:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2016/04/guine-6374-p16010-recortes-de-imporensa.html


(...) P: Otelo Saraiva de Carvalho escolheu-o para dar o primeiro sinal que esteve na origem da Revolução de Abril de 1974. Como é que tudo aconteceu?

Estava na cabine da rádio [Peninsular] e chamaram-me à porta, porque estava ali alguém para falar comigo. Era o Capitão José Costa Martins. Chamou-me ao carro e disse que as Forças Armadas precisavam que eu desse um sinal na rádio que iria marcar o início de um golpe de estado. Respondi que não o podia fazer. Não o conhecia, até podia ser da PIDE. Ele identificou-se e fez-me esta pergunta: "E se fosse o Otelo a falar consigo?"

P: E falou?

Sim. Eu tinha-o conhecido na Guiné-Bissau. Respondi que até gostava de lhe dar um abraço. Então o Capitão Costa Martins perguntou-me quando é que eu podia encontrar-me com o Otelo. Estávamos a 22 de abril de 1974 e respondi que podia marcar o encontro lá para meados de maio. Olhou muito sério para mim e disse que teria de ser naquele dia, que era muito importante. Percebi que era. Combinámos encontrar-nos nessa noite no Centro Comercial Apolo 70.

P: Como foi esse encontro?

O Otelo explicou-me os objetivos da Revolução: fim da guerra no Ultramar, libertação dos presos políticos, instauração de uma democracia com eleições livres. E foi então que se escolheu a canção que eu teria que anunciar, logo após a transmissão da senha, que era a frase: "Faltam cinco minutos para as 24 horas". A hora foi depois antecipada e marcada para quando faltassem cinco minutos para as onze da noite. Ele queria que eu colocasse no ar uma cantiga do Zeca Afonso, que estava proibido de passar na rádio e eu sugeri a canção E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho. A música tinha ido ao Festival da Canção e não iria despertar desconfianças.

P: Aceitou logo? Não teve medo?

Claro que sim. Perguntei: "E se corre mal?"

P: Otelo respondeu-lhe?

Disse-me isto: "Se correr mal, nós, que somos militares, vamos para a Trafaria [prisão militar] e o João, que é civil, vai para Caxias [cadeia]".


P: Há quem lhe chame herói de Abril. Arriscou a vida. Podia ter corrido mal...

Não sou nenhum herói. Os heróis foram os militares das Forças Armadas. Não arrisquei a minha
vida, arrisquei a minha liberdade. Eles sim, arriscaram as vidas... (...)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Otelo. Ramalho Eanes fala num homem com lugar na História
por RTP


O país vai reconhecer historicamente que deve a liberdade a Otelo Saraiva de Carvalho, sublinhou o antigo Presidente da República Ramalho Eanes em entrevista ao Telejornal da RTP.


https://www.rtp.pt/noticias/politica/otelo-ramalho-eanes-fala-num-homem-com-lugar-na-historia_v1338769