quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22814: Facebook...ando (66): Farmácia e Saúde na Guerra do Ultramar - Conferência em streaming no Facebook, amanhã, dia 17, pelas 18 horas, em directo do Museu da Farmácia de Lisboa


O Museu da Farmácia, desde a sua inauguração, que homenageia os militares dos três ramos das Forças Armadas portuguesas (Exército, Força Aérea e Marinha) pelo seu esforço pessoal e profissional - na área da Saúde - em ambiente de guerra. Esta tertúlia especial a realizar em período de Natal e de Paz, traz consigo uma série de testemunhos de pessoas que viveram na linha da frente os murmúrios da dor e os sorrisos da esperança da vida.

Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, investigadores e museólogos (todos militares à época), são convidados a partilharem memórias e a fazerem o seu comentário sobre a Farmácia e a Saúde na Guerra de Ultramar, criando assim um diálogo único entre as peças do museu e as suas experiências, em jogos de sombras e em ambiente de conflito armado.

Uma conversa com José Damas Mora, farmacêutico; António Maia Nabais, museólogo; Fernando Reis Lima, médico; Maria Arminda Santos, enfermeira; Mário Beja Santos, escritor e investigador; e Pedro Correia Taveira, enfermeiro.

Modera João Neto, Diretor do Museu da Farmácia.

👉17 de dezembro (sexta-feira) |18h00| em direto do Museu da Farmácia Lisboa, streaming no Facebook.
Informações: museudafarmacia@anf.pt

https://www.facebook.com/events/3135133946723967

____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22517: Facebook...ando (65): "Deu-me muito prazer preencher, com as minhas palavras sentidas, as duzentas e dezoito páginas, do meu livro, Um Caminho de Quatro Passos, a ser apresentado, sábado, dia 11, às 11h00, na Tabanca dos Melros (António Carvalho, Medas, Gondomar)

2 comentários:

Antônio Trovela disse...

Saúdo a iniciativa, que vem diminuir a lacuna que sobre essa temática vem persistindo no registo histórico da guerra colonial. Será certamente uma boa conferência.
Aproveito para lembrar que, acerca da Farmácia Militar de Luanda publiquei um artigo no XI Volume de "Guerra Colonial - a História na primeira pessoa" (QUIDNOVI, 2011) que foi do agrado geral dos nossos camaradas (p. 18 a 28). Sobre esse serviço militar, Marta Martins da Silva escreveu "Como de tratavam os doentes na Guerra Colonial", onde, além do meu depoimento, se encontra a um pequena entrevista ao alferes-farmacêutico João Cordeiro (revista CM-Domingo,28/03/2021, p. 24 a 27). A mesma jornalista tocou no tema quando publicou uma extensa reportagem sobre "Os 53 Limianos que morreram no Ultramar", na mesma revista dominical (p.20 a 23, em 23/06/2019), tornando-se assim o profissional da comunicação social que mais se referiu ao papel do Laboratório Militar naquela guerra, até hoje.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mário, manda-me uma cópia do teu artigo de 2011! Festas felizes, livres do maldito Omicrom na tua Tabanca e arredores. Luís