domingo, 12 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22802: Blogpoesia (763): "Rosto alegre"; "Verdes anos" e "A vida não é um concurso", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Publicação de poesia da autoria do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66):


Rosto alegre

Não é feliz o rosto cavado de rugas e sofrimento.
A vida agreste as rasgou impunemente.
Afogam o coração de amargura e dor.
Trazem as saudades da saúde que se foi.
É o risco de viver, sem regra e juízo.
Mais vale viver no equilíbrio e sobriedade.
Cá se fazem. Às vezes tudo se perde.
Sem remissão.


Berlim, 9 de Dezembro de 2021
9h57m
Jlmg


********************

Verdes anos

Eram verdes os anos da minha infância.
Havia braços paternais que me guardavam.
Tratavam as minhas feridas quando caía ao chão.
Dormia tranquilamente as noites.
Sonhava sonhos cor da esperança.
Ainda me sobrava tempo para minhas traquinices.
Sem qualquer maldade.
Que pena não ter ficado lá atrás.
Meu futuro foi garantido.


Bar "motocas" arredores de Berlim, 8 de Dezembro de 2021
11h50m
Jlmg


********************

A vida não é um concurso

Não somos todos iguais.
Cada um é como é e nasceu.
Ninguém melhor que ninguém.
A vida não é um concurso.
Não há vencedores nem vencidos.
Cada um dá o que tem e que sabe.
O progresso vem do concurso de todos.
Que nunca sejam melhores uns que outros.
Cada um rema com os braços que tem.
Só assim o barco avança.


Berlim, 7 de Dezembro de 2021
14h17m
Jlmg

____________

Nota do editor

Último poste da série de 5 DE DEZEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22782: Blogpoesia (762): "Pelas ruas de Berlim"; "As nuvens da horta" e "A vida é uma lição", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: