segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Guiné 61/74 - P22804: Notas de leitura (1398): "Cartas de Amor e de Dor", por Marta Martins da Silva; Saída de Emergência, 2021, com prefácio do general Pezarat Correia (3) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Dezembro de 2021:

Queridos amigos,
Isto é jornalismo de reportagem de excelência, por não só a correspondência de guerra numa grande angular, ouvir testemunhos, fazer-nos sentir a comoção de sentimentos inextinguíveis. Organização excelente, ir atrás à Primeira Guerra Mundial, berçário de toda esta correspondência e de um serviço postal que sempre ajudava a mitigar a ausência e a inquietação dos perigos da guerra; recordar os primeiros momentos de 1961, como se constitui o Serviço Postal Militar, chegou o momento dos arrebatamentos das cartas de amor, por definição todas elas distintas, mesmo que o destino tenha vindo a separar os protagonistas; e esta colectânea de cartas de dor, um momento extraordinário de saber pesquisar, escutar e dar ao leitor, em toda a latitude, os horrores da perda, o pleno sofrimento do corpo que não chegou e do luto que não se fez. Seguramente uma obra de referência para as investigações vindouras.

Um abraço do
Mário


Cartas de Amor e de Dor, por Marta Martins Silva (3)

Mário Beja Santos


Descobriu na sua atividade jornalística na revista Domingo do Correio da Manhã, através de desabafos de antigos combatentes, que há uma vertente de guerras gradualmente sumidas na memória dos portugueses, que merece ser revitalizada, é constituída por aerogramas, cartas, bilhetes-postais, folhas de apontamentos, fotografias, é um acervo de consulta marginal pelos historiadores e investigadores dos diferentes países envolvidos. O seu livro mais recente, "Cartas de Amor e de Dor", por Marta Martins Silva, Desassossego, chancela de Saída de Emergência, 2021, é um magnífico trabalho de investigação que ela enceta com cartas da Primeira Guerra Mundial, contextualizada depois a chegada da Guerra Colonial, é apresentada uma sinopse do Serviço Postal Militar, seguem-se as cartas de amor e temos agora, a coroar este tão meritório trabalho, cartas de dor.

Inicia a viagem com um jovem alferes que morreu em Moçambique e quem a mãe posteriormente editou poesias e cartas, feriu-se em combate, os médicos não acertavam no diagnóstico, morreu de hematoma cerebral. Legou uma correspondência original, com se exemplifica: “Será que morreste numa esquina anónima dessa rouca cidade? Desejaria ouvir a tua palavra amiga aqui: neste deserto de areia negra. Sim: escreve em última análise diz-me que chove e que Deus é doce”. Este triste fadário de ver a morte ao pé, de pegar num moribundo, de lhe fechar os olhos, de escrever aos pais, à mulher ou à namorada, as descrições que a autora ouviu em pungentes testemunhos orais, andam muito próximos do que podemos ler na literatura, em centenas de livros já publicados e noutros temos esperanças que ainda venham a surgir, uma literatura que mete explosões, tiroteio medonho, descrições cruas de um resto de perna saindo das calças esfarrapadas, o olhar vidrado, uma bota ensanguentada, as vísceras à mostra, as confidências... e há aquela mãe que se dirige a furriéis a quem pergunta angustiada: “Em que condições morreu o meu filho? Gostaria de saber se se encontrava acompanhado, por outros militares, se foi em combate, em desastre, em captura, etc. etc. Assim peço-vos toda a verdade e não receiem, pois toda a mãe que resiste à morte de um filho aguenta saber em que condições a mesma ocorreu, sejam elas quais forem. Agradeço reconhecida todo o conforto que me derem e acreditem que é de todo o coração que vos desejo mais sorte do que aquela que teve o meu querido filho”.

Há também os corpos que não apareceram, alguém testemunhou, viu o corpo subtraído por outro que viera da Tanzânia, depois escreveu à família, no regresso falou com a mãe neste morto de quem não há corpo, quem faz este relato à autora ainda hoje se impressiona com a dor desta mãe que não pode fazer luto.

Testemunhos, recordações, memórias que não se apagam, há também cartas anónimas, há os telegramas anunciar a morte, o preço proibitivo das transladações e Marta lembra-nos a carta de uma mãe dirigida ao Ministro da Defesa, em 1967: “Pedia a Vª Exª. pela sua saúde, já que não tive a sorte de trazer o meu filho vivo, peço que me mandem mesmo morto. Para eu o adorar e rezar ao pé daquele querido filho. Peço imensa desculpa à Vª Exª. estas minhas tristes palavras, mas a dor é tão grande que não sei onde hei de respirar”. E o governo de então passou a assegurar o regresso dos militares mortos. Temos a história daquele que dá uma jovem viúva, ele partiu para a guerra e não chegou a lá estar três meses, a filhota ia fazer 2 anos dois dias depois, ela com 21 anos, o mundo ruiu e ela faz um comentário que desenha a moral de uma época: “As pessoas eram muito críticas, eu muitas vezes tinha vontade de fazer um bolo para a minha filha e então tinha de queimar um trapo para as vizinhas não notarem pelo cheiro que eu estava a fazer um bolo, também não podia sair à rua porque eu não ia passear a minha filha, ia-me passear a mim. Cheguei a andar de casaco grande, lenço na cabeça, meias pretas, o luto que eu tinha no meu coração queriam que eu tivesse em tudo, julgavam-me assim que eu punha um pé fora de casa. Um dos meus cunhados chegou a vir-me buscar para ir passar férias a Lisboa, e assim que chegámos ele disse logo para tirar o lenço e a minha cunhada para eu tirar as meias pretas. Mas quando regressei ao Alentejo as pessoas disseram que eu vinha morena, que tinha ido para a praia e que meias de vidro não era luto. Foi um sofrimento a todos os níveis”.

E há a história daquele homem cujo pai, comunista, fora morto pela PIDE, era filho único, a mãe viu-o partir em 1973, namorava ele a Gracinha. Passou uma boa tormenta, até em 22 de março 1974 a sua vida mudou irremediavelmente, vai numa coluna, num carro blindado em que ele foi o único sobrevivente, perdeu as pernas, a sua relação com a Gracinha deslassou, surgirá a Paulinha e passados estes anos todos ele confessa que teve muita sorte em ter encontrado uma mulher extraordinária.

Sucedessem-se exemplos como este, deficientes das Forças Armadas conseguiram obter um casamento à prova de uma dura guerra. Há mortos que lá ficaram e a família choram-nos. Houve quem perdesse a mãe em menino e encontrasse o amor da madrasta, foi uma carta de intensa dor que ele recebeu do pai, uma narrativa tocante: “Quando regressou, e à medida que se aproximava mais de casa, aumentava o nó na garganta que sentia pela perda que nem teve tempo de chorar: enfrentar a casa sem a sua querida madrinha/mãe, que o criara desde os 5 anos como um filho e de quem se despedira com um até breve quando foi mobilizado. Apesar de ter continuado a trocar correspondência com o pai, não sabia como o ia encontrar e quais as palavras certas para o confortar por tamanha perda. A forma que encontrou foi nunca o deixar. O pai viveu toda a vida com o filho, mesmo depois deste casar e formar família”.

Houve uma mãe cancerosa terminal que pediu ao Ministro da Defesa que lhe concedesse dar o último beijo ao filho, sucedessem-se peripécias, não chegaria a tempo, a burocracia tudo complicou. E temos já perto do final da obra a narrativa que acompanha de perto a importante obra do Coronel José de Moura Calheiros “A Última Missão”, Editora Caminhos Romanos, 2010. Chamava-se António Vitoriano, tinha 20 anos, e morreu em combate no chamado Cerco de Guidaje. Será uma sua irmã, arqueológa, que o irá identificar. Não teve grande dificuldade em identificar o irmão por causa de uma clavícula partida na infância. É um depoimento magnífico: “E a mim, que não sou nada religiosa, que ensino Antropologia, que ensino a evolução dos primatas, que ensino o Charles Darwin, aconteceu-me uma coisa muito estranha. Estavam 42º e só nós, as raparigas, é que trabalhávamos a equipa militar estava toda a olhar. A dada altura comentei para uma colega: ‘Sou só eu que não sinto calor?’ Nenhuma de nós tinha fome nem sede. E só tive coragem de comentar isto com ela passado 3 a 4 dias. ‘São eles’, disse ela, ‘são os nossos anjos da guarda, estão aqui para nos proteger’. E quando eu estava na sepultura eu pedi assim: ‘Se for o meu irmão, que me dê um sinal’. E assim que mexi na terra, onde estava a escavar, surgiu um pendente com um coração cor-de-rosa e pensei: ‘Este foi o sinal que eu pedi’”. A mãe de António Vitoriano pôde finalmente fazer o luto. E quando lhe nasceu um filho pôs-lhe o nome de António. Finaliza a obra com a ida de Ernestina que foi buscar o pai a Angola, 54 anos depois de António ter morrido. A filha de António conseguiu exumar o corpo em novembro de 2017. Nessa altura a viúva de António já estava em Roma, a filha, de nome Cecília disse-lhe: “Mãe, o pai vai voltar para trás” e a coitadinha chorou. A neta de António, hospedeira de bordo, voa sempre com as asas do avô, que nunca conheceu, ao peito".

Obra de leitura imperdível.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE DEZEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22785: Notas de leitura (1397): "Cartas de Amor e de Dor", por Marta Martins da Silva; Saída de Emergência, 2021, com prefácio do general Pezarat Correia (2) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

antonio graça de abreu disse...

Grande livro. Parabéns, Marta.

António Graça de Abreu