
Há 58 anos, dia 21 de abril de 1963, dia de Pascoela, os 1.º e 2.º pelotões, da Companhia de Caçadores 414, reforçados com uma metralhadora Breda, um morteiro de 60mm, uma bazuca, o furriel enfermeiro (eu) e um maqueiro, auxiliados e guiados pelo grupo de cipaios do cébebre “João Baker Jaló” mais tarde integrado no exército português e que atingiu o posto de “capitão de 2.ª linha,” encontravam-se, em sérios apuros na Ilha do Como.
Estes ainda maçaricos que haviam chegado a Bissau a 27 de março de 1963 e a Catió a 1 de abril, foram a primeira tropa a pisar “Como e Caiar”. Imagine-se, com tanta inexperiência enfrentar pela primeira vez o, então, inimigo, que mal o barco atracou os recebeu com grande foguetório, que se prolongou até à chegada o resto da companhia, que ao chegar a Catió e, não sabendo da nossa situação, à revelia do comando, tomou um barco de abastecimento de géneros que lá se encontrava e partiu à nossa procura.
O encontro foi uma festa, ou melhor, um alívio.
Manuel Barros Castro
Tabanqueiro n.º 793
Digitalização da pág. 316 do 7.º Volume - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) - Publicação do Estado-Maior do Exército (CECA), com a devida vénia
____________
Nota do editor
Último poste da série de 17 DE JUNHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23361: Efemérides (371): 17 de junho de 2022, Dia da Consciência, em memória de Aristides de Sousa Mendes (João Crisóstomo, Eslovénia)
3 comentários:
Nesta data ano de 1964 eu estava no Cachil Ilha do Como e não me lembra da C.caç 414 no Como. Tendo em conta o nº da companhia não será efeméride 59 em vêz de 58? e no ano 1963. Abraço.
Caro Colaço,
Se reparares, a mensagem é de 2021, logo, como referes, a efeméride é dos 58 anos e o acontecimento foi em 1963.
Vou acrescentar no poste a Síntese da Actividade Operacional da CCAÇ 414.
Muito obrigado pela tua observação.
Carlos Vinhal
Coeditor
Obrigado Caro amigo C. Vinhal pela chamada de atenção da data da mensagem, como sabes o segredo é a alma do negócio e então os fracaços ainda mais, por esse motivo era pouco comentada essa exploração a Caiar e só quase clandestinamente ouvi falar nela, e vai daí deu mais força a que o PAIGC para criar e publicitar a Republica independente do Como. Para forças Portuguesas contrariarem essa versão deu origem a operação tridente essa sim devido aos meios utilizados não podia passar no segredo dos "Deuses".
Enviar um comentário