sábado, 17 de setembro de 2022

Guiné 61/74 - P23623: (Ex)citações (416): Bedanda, erros e abusos, adesão dos balantas, biafadas e nalus ao PAIGC, batizado muçulmano. etnocentrismo... (Luís Graça / Cherno Baldé / António Rosinha)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Iemberém > 6 de Dezembro de 2009, domingo > 10h25 > Festa de baptizado muçulmano: Preparação da comida (I) 


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Iemberém > 6 de Dezembro de 2009 > 
10h25 > Festa de baptizado muçulmano: Preparação da comida (II)... Há também o sacrifício de um carneiro nesta cerimónia destinada a escolher nome  da criança.


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Iemberém > 6 de Dezembro de 2009 > 10h26 >  Festa de baptizado muçulmano: Rapando a cabeça da criança, com uma gilete...


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Iemberém > 6 de Dezembro de 2009 > 10h34 >  Festa de baptizado muçulmano: Mãe e filho. (Fonte: Poste P7686) (*)

Fotos (e legendas) : © João Graça (2009). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem  complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 


1. Selecção de comentários aos poste P23615 (*)

(i) Tabanca Grande Luís Graça:

Nunca houve uma autocrítica das autoridades portuguesas (nem mesmo no tempo do Spínola, que reconheceu "erros e abusos" do passado...) em relação à aparentemente "tão fácil" adesão das populações do sul da Guiné à luta pela independência, sob a bandeira do PAIGC (balantas, biafadas, nalus...).

Mamadu Djaló, futa-fula, mulçulmano, um homem crente, sábio, tolerante, com valores, não gostou do que viu em Bedanda... E Bedanda não lhe deixou saudades. O mesmo Mamadu que deu o seu melhor (tinha cicatrizes no corpo), nomeadamente nos Comandos e na CCAÇ 21, pelo Portugal em que ele acreditava... O mesmo Mamadu que morreu, sozinho, no Hospital das Forças Armadas sem que Portugal alguma vez lhe tivesse reconhecido o seu sacrifício.

14 de setembro de 2022 às 14:01

(ii) Cherno Baldé:

Foi um grande prazer ler este excerto do livro do Amadu Bailo Jaló, uma memória prodigiosa, própria dos aprendizes do Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) e um formidável trabalho de tradução construtiva do amigo Briote.

Com estes testemunhos, começa a ficar claro, para quem ainda não sabia, porque é que a população do Sul, designadamente Balanta,  foi obrigada a escolher o outro lado da guerra, onde ninguém podia ficar neutro e/ou indiferente.

Todavia o Amadu Jaló deu alguns sinais de etnocentrismo ao julgar a comunidade Balanta segundo a tradição Fula e muçulmana do baptismo de uma criança, quando pensa que, necessariamente, devia haver bolinhos de farinha de arroz e nozes de cola num baptismo de Balantas, quando, na verdade, não tem nada a ver uma e outra coisa.

Também, suponho que o nome do prisioneiro de Cacine seria Mutna e não Mutna.

De resto, foi uma leitura bastante aprazível, esperando mais notícias deste fabuloso livro da vida bem movimentada de um valoroso Comando, Guineense e Português.

PS - A localidade designada por Sancoia no presente texto deve ser a mesma que nos mapas e grafias actuais é "Sanconha", perto da fronteira com a República da Guinée-Conakry. Não quero dizer que o Amadú esteja errado, pois que em África e na Guiné em particular há muitos casos em que as grafias se afastam do designação real por desconhecimento, erros de pronúncia ou de tradução.

15 de setembro de 2022 às 00:55


(iii) António Rosinha:

Nunca houve autocrítica das autoridades portuguesas, dizes tu, Luís Graça.

Talvez de facto Spínola como Presidente da República no 25 de Abril soubesse de alguns erros e abusos, mas não devia ser nem Spínola nem quem lhe sucedeu que devia mencionar os abusos, quem devia mencionar e seleccionar os abusos foi quem os sofreu.

Lembrou-me este pormenor uma intervenção de declaração na Internet de uma senhora nigeriana, súbdita de Isabel II, que a propósito de tantas loas a sua majestade, simplesmente diz que foi no reinado dela que se deu a terrível guerra civil na Nigéria...(e assim por diante).

Ora, estava ela a referir-se aquela que nós chamamos a Guerra do Biafra, que foi tremenda, talvez só em Angola com os 28 anos de guerra se assemelhe, estava essa senhora a atribuir responsabilidades à Inglaterra nessa guerra, e já haviam passado sete ou oito anos após a independência, como sabemos, quem tenha acompanhado.

Luís Graça, o povo africano, não os políticos, o povo africano é que vai julgar a Europa. Vai julgar e responsabilizar. E já o está fazendo, lentamente, mas já o está fazendo.

Parece-me a mim, talvez eu esteja a ver erradamente. Mas aquela súbdita de sua majestade penso que não está sozinha nas suas ideias.15 de setembro de 2022 às 15:34 (***)
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 28 de janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7686: Notas fotocaligráficas de uma viagem de férias à Guiné-Bissau (João Graça, jovem médico e músico) (2): 6/12/2009, domingo, 1ª consulta, um baptizo muçulmano, um casório católico, uma visita a uma fábrica de caju... 7/12/2009, 2ª feira: 1º dia de consultas. 42 doentes à porta do C.S. Materno-Infantil de Iemberém

(**) Vd. poste de 14 de setembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23615: Bedanda, região de Tombali, no início da guerra - Parte I: Testemunho de Amadu Djaló (1940-2015), relativo ao período de dezembro de 1962 a junho de 1963

(***) Último poste da série > 15 de setembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23620: (Ex)citações (415): Hoje decidi fazer mais uma pequena viagem ao passado, em Cobumba (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

OPINIÃO > Eu não tenho que pedir desculpas pelo crime de Wiriamu

A culpabilização colectiva por actos de uma ditadura em que os portugueses não foram tidos nem achados só serve para desculpabilizar os verdadeiros culpados.

José Pacheco Pereira

Público, 10 de Setembro de 2022, 7:01

https://www.publico.pt/2022/09/10/opiniao/opiniao/nao-pedir-desculpas-crime-wiriamu-2020003

Antº Rosinha disse...

Não é também este historiador José Pacheco Pereira que saberá selecionar os crimes praticados em África.

Até porque talvez por não ter condições físicas ou ser amparo de família, algum motivo houve para não ter sido convocado para o serviço militar, reli o seu currículo e não menciona que tenha sido refratário ou tenha fugido à tropa.

É que talvez, gente conscienciosa como ele, presente naquelas andanças evitasse precipitações impensáveis como Wiriamu.

Gente com princípios é outra coisa, e quem estaria mais preparado logo por azar ou foram dispensados ou puseram-se ao fresco.

Cherno Baldé disse...

Caros editores,

Nas imagens da cerimônia do baptismo as mulheres estão a moer a farinha do arroz para preparar os bolinhos que serão distribuídos aos presentes. Este ritual de bolinhos de farinha e nozes de cola, está ancrado na tradição da religião islâmica que vém dos Árabes com adaptação local. Entre os Árabes distribue-se a farinha e tâmaras.

Cherno Baldé