terça-feira, 13 de setembro de 2022

Guiné 61/74 - P23614: (In)citações (219): Reflexão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

© ADÃO CRUZ


REFLEXÃO

adão cruz

Para mim, a Ciência, nos seus mais diversos sentidos, é o único e verdadeiro caminho do conhecimento e, logicamente, o único caminho da procura da Verdade. Também na minha maneira de ver, entre os muitos caminhos da Ciência, há dois que eu considero uma espécie de amplas avenidas ou mesmo autoestradas do conhecimento. São eles a Ciência da Evolução e as Neurociências.

Quanto ao primeiro caminho, a luz que Darwin acendeu tem vindo a tornar-se de dia para dia mais resplandecente, iluminando cada vez mais e melhor o nosso conhecimento, através de cientistas como Richard Dawkins, Yared Diamond, Jerry Coyne, Pier Vincenzo Piazza, Edward Wilson e tantos outros que nos têm conduzido à evidência de que o maravilhoso fenómeno da Evolução não é mais uma teoria, mas uma realidade, um Facto Científico incontestável. Ao reler “A Evidência da Evolução”, de Jerry Coyne, obra que considero uma das que mais me marcaram nesta minha profunda curiosidade à volta da vida e da nossa existência, eu repito aquilo que várias vezes tenho dito, a Ciência da Evolução, Facto Científico ao mais alto nível, o único caminho verdadeiro na descoberta de quem somos, de onde viemos e para onde vamos, devia ser ensinada desde o primeiro ano de escolaridade e prosseguir ininterruptamente pela vida fora, transversalmente a qualquer ciência ou curso, desde a matemática à filosofia, da genética à medicina, da antropologia à astronomia. E repito mais uma vez, convictamente, que qualquer pessoa, por mais bem formada que seja, não pode possuir uma completa formação global, se não tiver integrada nessa mesma formação uma abordagem minimamente suficiente da Ciência da Evolução.

Quanto ao segundo caminho, o das Neurociências, tão arduamente palmilhado por homens como Jean Pierre Changeux, António Damásio, Pascual-Leone, Mattew Cobb, David Eagleman e tantos outros, ele vai-nos conduzindo de forma cada vez mais admirável e luminosa, à mais arrebatadora viagem ao interior do nosso cérebro e da nossa mente. Ao reler “O Cérebro em Ação”, de David Eagleman, fico extasiado perante a desassombrada visão e domínio que ele demonstra sobre a neuroplasticidade cerebral e a interconexão deste maravilhoso órgão encerrado na nossa caixa craniana. Este órgão, que é a estrutura mais complexa do planeta. Este órgão, que, mesmo minúsculo como o cérebro de uma formiga, é mais complexo e menos entendível do que a estrutura de uma estrela. Este órgão constituído por uma floresta de oitenta a cem mil milhões de neurónios, densamente ligados uns aos outros em redes profundamente intrincadas. Se considerarmos os neurónios as árvores da floresta com todos os seus ramos interligados, se nos lembrarmos que a floresta não é constituída só por árvores mas por toda uma densa vegetação de arbustos, ramos, raminhos e ramúsculos, chegamos à conclusão, através de cálculos científicos, que o número total de ligações entre os neurónios da nossa cabeça chega às centenas de biliões. E para que a incredulidade nos abra mais a boca, podemos dizer que um milímetro cúbico de tecido cortical contém vinte vezes mais ligações ou conexões do que seres humanos à superfície da Terra. Não sei como conseguiremos fechar a boca.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE SETEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23593: (In)citações (218): Reflexão (muito básica) (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Ler "Ao Encontro de Espinosa" ou "O Erro de Descarte", de António Damásio, é ficar agarrado a uma leitura fascinante com vontade de colocar um aviso na porta de casa, que em vez de 'Encerrado' ser 'p.f. NÃO INCOMODE, ESTOU A LER'.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Fernando Ribeiro disse...

É mais do que tempo para deixarmos de chamar "teoria" à «luz que Darwin acendeu», na feliz expressão de Adão Cruz. Está mais do que comprovado, re-comprovado e re-re-comprovado que a Evolução é uma Lei da Natureza, e não uma teoria.

Já se passaram mais de 150 anos sobre a formulação da famosa Teoria da Evolução das Espécies, por Charles Darwin, e até agora ainda não se encontrou uma só observação que a pusesse em causa. A Evolução das Espécies é, portanto, uma Lei e não uma "teoria". É uma lei da Natureza, como o são as leis da Termodinâmica ou as do Eletromagnetismo expressas pelas equações de Maxwell.

O mesmo se passa, aliás, com a chamada "Teoria da Relatividade Restrita", expressa por Albert Einstein em 1905, e com a "Teoria da Relatividade Generalizada", que o mesmo Einstein formulou em 1915. Nunca, nunca, mas mesmo nunca se verificou algum fenómeno na Natureza que pusesse em causa a Relatividade tal como Einstein a exprimiu. Ainda há poucos anos se verificou a existência de ondas gravitacionais no Universo, tal como Einstein já tinha previsto há mais de cem anos! O novo telescópio espacial Webb continua a mostrar-nos todos os dias que Einstein é que estava certo. Estão à espera de quê, para deixarem de chamar "teoria" àquela que é, de facto, a Lei da Relatividade?!

Estes escrúpulos por parte dos cientistas, que insistem em chamar "teoria" ao que é realmente uma lei da Natureza, só servem os propósitos dos criacionistas e outros charlatães, que dizem que a Bíblia, interpretada literalmente, é que é a verdadeira e definitiva Verdade científica! Deste modo, os fundamentalismos religiosos vão de vento em popa por esse mundo fora, espalhando o obscurantismo à sua volta e fazendo o mundo recuar até à Idade Média. Até já há quem volte a acreditar que a Terra é plana!