sexta-feira, 17 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23361: Efemérides (371): 17 de junho de 2022, Dia da Consciência, em memória de Aristides de Sousa Mendes (João Crisóstomo, Eslovénia)


Aristides de Sousa Mendes, 1940.
Cortesia de Fundação Aristides de Sousa Mendes.


A. 17 de junho de 2022: Lisboa: D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa,  presidiu à celebração do Dia da Consciência


Conforme lembrete que nos mandou ontem o João Crisóstomo (o maior lobista, luso-americano, da Tabanca Grande...), e com base em notícia de 7 do corrente do portal da Agência Ecclesia, estava provisto que o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidisse, hoje,  dia 17,  às 10h30, no Convento de São Domingos de Benfica, à celebração do Dia da Consciência, lembrando a figura de Aristides Sousa Mendes.

Esta comemoração resultou da “conjugação de esforços” do Convento de São Domingos de Benfica; familiares e Fundação Aristides Sousa Mendes; Escola Delfim Santos /Agrupamento das Laranjeiras e ALÉM – Associação Literatura, Literacia e Mediação.

Estava também previsto que a celebração da Eucaristia tivesse acompanhamento musical por Susana Moody (contralto),Tiago Sepúlveda (tenor), Alexey Shakitko (pianista/organista) e Diana Matos (alaudista).

 Fonte: Ecclesia

Recorde-s que o  Dia da Consciência é celebrado, anualmente, a 17 de junho, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes por ter seguido «a voz da consciência e ter salvo a vida de milhares de judeus e outros perseguidos».

Este dia comemora o respeito pela liberdade de consciência. As ações de Aristides Sousa Mendes foram motivadas pelos seus valores cristãos e humanistas.

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de julho de 1885 e desempenhava funções de cônsul em Bordéus, França, durante o início da II Guerra Mundial.

Fonte: Eurocid


B. DIA DA CONSCIÊNCIA, apêndice ao livro LAMETA, de João Crisóstomo

Já aqui reproduzimos em tempos largos excertos do livro do nosso querido amaigo e  camarada da diáspora, João Crisóstomo (Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), LAMETA - Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor-Leste, edição de autor, Nova Iorque, 2017, 162 pp.

Como escrevemos, é um documento para a história, ou pelo menos, para "memória futura", dos timorenses, dos portugueses e os demais lusófonos, incluindo os filhos e os netos do autor, que vivem na Améria. 

Mais recentemente, o autor acrescentou ao livro um apêndice que poderá sair em papel, no caso de ele decidir fazer uma segunda edição, o que nos parece pouco provável... A edição do LAMETA, em papel, só possível após muitas insistências (e se calhar algumas "pragas"...) dos amigos.

Reproduz-se aqui o texto, em formato digital,  que o João Crisóstomo nos acaba de mandar da Eslovénia, terra da sua esposa Vilma, na véspera do Dia da Consciência:

(...) "Conforme devidamente mencionado no livro, a par deste envolvimento com Timor Leste e de alguma maneira relacionados com este, a LAMETA desenvolveu outras ações. Entre estas conta-se o reconhecimento mundial da figura e ação de Aristides de Sousa Mendes.

Em 2003/4, no contexto desse reconhecimento, LAMETA fundou um movimento para que o dia 17 de Junho fosse considerado e celebrado a nível mundial, como o “Dia da Consciência" de acordo com o espírito de Aristides que seguindo os ditames da sua consciência nesse dia em 1940 tomou a decisão de salvar todos os que fugiam dos Nazis.

Entre muitos outros eventos levados a cabo nesse sentido, permito-me destacar: Um primeiro evento em Nova Iorque no dia 17 de Junho de 2003 que constou de uma exposição, e uma exibição (com palestra pelo Rabbi David Baron, co-produtor do filme “Diplomats for the Damned “).

E logo no ano seguinte o Dia 17 de Junho de 2004 e o “Acto de Consciência” de Aristides de
Sousa Mendes foram celebrados com cerca de oitenta acontecimentos por todo o mundo, com
destaque para 34 Missas, celebradas com a maior solenidade em 21 países.

Em Junho de 2010 houve uma concelebração em Roma pelos Cardeais Walter Kasper,
Renato Martino, Cláudio Hummes e William Levada. Este acontecimento não foi despercebido
pela media e a Agência de notícias Zenit deu-lhe devida cobertura: “Tribute paid to those who
followed conscience”, (Rome June 18, 2010 (Zenit.org).

Semelhantes eventos ocorreram em outros países e no Parlamento do Canadá foi introduzida uma moção por Mário Silva M. P. “encouraging all parliamentarians to recognize this devotion to conscience by supporting my motion to designate June 17 each year a day of conscience, consistent with the international efforts of João Crisóstomo”.

O "Dia da Consciência ” continuou a ser celebrado desde então simultaneamente em muitos
países todos os anos no dia 17 de Junho.

Vaticano:

Foi em 2010 que enviei uma primeira carta a Sua Santidade, pedindo a bênção e participação do Vaticano para este projecto. Esta não teve então qualquer resposta. Sabia que seria um projecto difícil, tanto mais que havia vozes discordantes. Mas perseverante e sempre esperançado, continuei e repeti o pedido em vários anos seguintes.

Em 2017 ofereceu-se-me uma possibilidade que não deixei de aproveitar. A propósito da Escola de S. Francisco de Assis em Timor Leste (ideia original deRuci Chamusco e do casal luso-timorense Glória e Gaspar Sobral), fui recebido no Vaticano e no decurso de uma longa audiência com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, tive ocasião de lhe falar sobre Aristides de Sousa Mendes e no projecto do “Dia da Consciência”, e pedi-lhe a sua colaboração.

Vaticano, Agosto de 2017: A Escola S. Francisco de Assis e o “Dia da Consciência” foram os
assuntos do encontro entre o Sr. Cardeal Pietro Parolin e João Crisóstomo.

No ano seguinte numa das cartas dele recebidas, atrás reproduzida, depois de falar de Timor Leste e da Escola de S. Francisco de Assis, o Sr. Cardeal Pietro Parolin mencionava não ter esquecido o meu pedido sobre Aristides de Sousa Mendes. E a partir daí, aproveitando todas as razões e oportunidades que se me ofereciam eu ia lembrando Sua Eminência da relevância deste projecto. Sua Eminência respondia-me que o assunto “estava a ser estudado”.

 A 11 de Setembro de 2019 o seu assistente Mons. Robert Murphy, ao mesmo tempo que me dava a conhecer a sua transferência para novo posto, enviou- me uma mensagem de Sua Eminência para me assegurar que o assunto das minhas cartas não estava esquecido (sic):

"Cardinal Parolin has asked me to reply on his behalf to your letters, sent over the course of the last months, to assure you that your proposal regarding the “Day of Conscience” is currently under study. "

E, já perto do dia 17 de Junho, a 22 de Março de 2020, eu recebia um outro Email de Sua
Eminência:

"Sorry for not giving any reply to your numerous letters, the last of which you sent at the
beginning of last February, about the Day of Conscience project".... e depois "I hope to be able to send you a definite answer without further delays. I apologise for this inconvenience and I rely on your understanding. May God bless you. Have a good Sunday! Pietro Parolin"


E de facto, a 17 de Junho de 2020, na Audiência Geral de 17 de Junho de 2020 o Papa Francisco lembrou este dia (*)

"Today is the Day of Conscience, inspired by the witness of the Portuguese diplomat Aristides Sousa Mendes, who around 80 years ago decided to follow his conscience and saved the lives of thousands of Jews and other persecuted people. May freedom of conscience be respected and always and everywhere and may every Christian give the example of the consistency of an upright conscience enlightened by the Word of God”.

Esta alusão do Papa Francisco neste dia da Consciência em 2020 foi para mim como que o
"reconhecimento oficial” de Aristides de Sousa Mendes e do Dia da Consciência por parte do
Vaticano.

Achei apropriado e aproveitei a data do “Dia do Pai”, alguns dias depois, para manifestar a Sua Santidade Papa Francisco e a Sua Eminência Cardeal Pietro Parolin o meu reconhecimento:

To His Holiness Pope Francis, New York, June 21 2020
Dear Father
Today is Fathers Day in USA. And I thought this the best way and best day to let Your Holiness know of my heartfelt gratitude for the “present “You gave the world by mentioning June 17 as the “Day of Conscience”.

Your Holiness: You are the father of all of us; and by doing so Your Holiness has given us a much welcome “father's present”. Thank you indeed."!

(...) (...) Yours in Christ,
João Crisóstomo


E igualmente a Sua Eminência Cardeal Pietro Parolin:

His Eminence Cardinal Pietro Parolin, New York, June 21 2020
Secretary of State of His Holiness

Dear Father, my dearest friend,

Today is Father’s Day in USA. And I thought this the best way and best day to let Your Eminence know of my heartfelt gratitude. You were kind in your heart: I know that it was your interest and help that “made the difference” in this “Day of Conscience project”.

I have sent a “Thank you” letter to His Holiness. (...) I thank Our Lord for putting you in the right place and I thank you for your very much appreciated help. (...)

I know you this letter will go to you first.(...)

Yours in Christ,
João Crisóstomo


O júbilo (bem justificado) por este final reconhecimento por parte do Vaticano foi geral, não só em Portugal como por esse mundo fora, como tive ocasião de verificar. Mesmo por parte de
alguns que antes não partilhavam comigo nesta ideia de lembrar o “Dia de Consciência” a 17 de Junho e que agora “reconsideraram" a sua opinião escrevendo: "Wow this is great news! (...) Congrats to João on this achievement!" ( assinatura reconhecida )

O nosso próprio Presidente da República Prof Marcelo Rebelo de Sousa, a quem logo no mesmo dia 17 de Junho dei conhecimento deste importante reconhecimento por parte do Vaticano, enviou uma carta de agradecimento a Sua Santidade o Papa Francisco. 
_________

Este “apêndice”, de nove páginas  (que inclui uma primeira parte sobre a Escola São Fransisco Assis, nas montanhas de Lorosae), o livro LAMETA foi escrito em 20 de Maio de 2022, dia do 20º aniversário da independência de Timor Leste. (**)

João Crisóstomo
__________

Notas do editor

(*) Vd. poste de 19 de junho de 2020 > Guiné 61/74 - P21089: Efemérides (328): O Papa Francisco recordou o "Dia da Consciência", celebrado nesta quarta-feira, dia 17,"inspirado no testemunho do diplomata português Aristides de Sousa Mendes, que, oitenta anos atrás, decidiu seguir a voz da consciência e salvou a vida de milhares de judeus e outros perseguidos", lê-se no "Vatican News" (João Crisóstomo, Nova Iorque)

(**) Último poste da série > 6 de junho de  2022 > Guiné 61/74 - P23330: Efemérides (370): 10 de Junho de 2022 - Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar - XXIX Encontro Nacional, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Rui Chamusco: espero que o nosso João não me leve a mal quando lhe chamo "o maior lobista, luso-americano, da Tabanca Grande"... O lóbi é uma atividade com grande tradição na América, e nas grandes democracias... Em Portugal ainda tem alguma conotação negativa... É uma atividade legal e regulamentada...A diferença é que pode ser uma profissão, no caso do João é arte, ciência, persistência, fé, esperança e paixão...

Espero que os teus meninos de Lorosae tenham em breve um professor português...

Já estás OK, da Covid ? Ab, Luis

Anónimo disse...


JOão Crisóstomo, 17 jun 2022 17:01

caro Luís Graça,

"What a nice surprise", ao chegar a casa de pois dum passeio ( de carro) por picos de montanhals, cada paisagem de extensões quase ao infinito a mais estonteante… deparar com este teu E mail e menção no blogue. Só uma pequena correção: Estamos na Eslovénia, a “little Switzerland", não na Estónia… a Vilma mata-te se der com isto…

Grande abraço
João

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João: I'm sorry, é um "lapsus linguae"... Troco sempre os nomes, mas a Eslovénia fica nos Bqlcãs, e a Estónia no Báltico...

Para se ser editor deste blogue, é bom ter mais do que a geografia da 4ª classe... Boa continuação dos vossos passeios.

Já corrigi, não digas nada à Vilma, snão fica "piursa"... Há ursos e ursas nas florestas da Eslovénia ?

Ab, Luís