quinta-feira, 16 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23354: Agenda cultural (815): Tabanca dos Melros, 11 de junho de 2022: apresentação do livro do Joaquim Costa, "Memórias de Guerra de um Tigre Azul" (2021) - Parte II: Palavras de agradecimento do autor


Foto 1 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) > Mesa > Da esquerda para a direita: Carvalho de Mampatá, Carlos Machado (ex-Furriel da Ccav. 8351), Joaquim Costa (o autor) e João Carlos Brito representante da Editora. Tudo gente bem disposta.


Foto 2 >  Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) > Os Tigres do Cumbijã > Da esquerda para a direita: Gouveia, Mendes, Carvalho de Mampatá, Joaquim Costa, Portilho, José Soares e Melo. (O Machado já tinha abalado para o seu Monte Alentejano).


Foto 3 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) >  Vista geral da sala (aproximadamente 70 pessoas)


Foto 4 >  Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) >  Em primeiro plano os escritores,  Carvalho e Lomba, nas entradas no magnífico espaço, debaixo da ramada com as uvas já a picarem.


Foto 5 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) >  As entradas: mesa farta... As senhoras  também gostam!!


Foto 6  >  Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) > A almoço muito bem servido da responsabilidade do piloto, não strelado, Gil: Mesas dos Tigres.


Foto 7 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de junho de 2022 > Apresentação do livro “Memórias de Guerra de um Tigre Azul”, de Joaquim Costa (Rio Tinto, Lugar da Palavra, 2021, 179 pp) >  As mesas dos habituais Melros nos segundos sábados de cada mês e da família do autor.

Foto ( e legenda): © Joaquim Costa (2022). Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Palavras do autor, de agradecimento aos presentes:

Meus caros companheiros da mesa:

João Carlos, que reproduzo aqui o que lhe escrevi no livro que lhe ofereci: “o meu muito obrigado pelo excelente trabalho de “parteira” no nascimento deste meu “terceiro filho”

 Ao camarada e amigo, Carlos Machado (para mim será sempre o amigo Machadão), que comigo passou as passas do Algarve entre Cumbijã e Nhacobá, o meu muito obrigado. Fazer 700 Km para estar aqui presente junto do seu amigo, é obra!

Foi este homem que me pegou o vício do tabaco e o alimentou durante 2 anos.

O amigo Carvalho das Medas vs Carvalho de Mampatá – Pisamos as mesmas picadas minadas na Guiné, com certeza várias vezes  bebemos juntos cerveja fresca no seu pacato e simpático destacamento de Mampatá, debaixo do imponente mangeiro, mas só aqui nos conhecemos.

O grande ausente, mas sempre presente: Camarada e grande amigo Dr. Luís Graça que por razões de saúde não pode estar presente delegando no amigo Carvalho a leitura da apresentação do livro.

Meus caros camaradas ex-combatentes e meus amigos aqui presentes . Obrigado por terem vindo.

Permitam que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas aos meus camaradas Tigres do Cumbijã que me honraram com a sua presença:

Para além do Carlos Machado, ao nosso enfermeiro Portilho e à sua  simpática esposa (que vieram de metro), ao Mendes e a sua inseparável esposa (que vieram da Serra da Estrela), ao José Soares (que tal como o Portilho veio de metro= e ao Cripto da companhia o camarada Melo e a sua, também solidária, esposa que presenteou a minha esposa com duas caixinhas dos ovos moles da lindíssima Veneza portuguesa e que já várias vezes regressou à Guiné em missões solidárias, ao amigo Gouveia, para mim será sempre o Alcaide de Almeida, pela viagem solitária de Almeida a Gondomar, para estar com o seu amigo.

Aos amigos, de outras guerras, que vieram de Lisboa, Aveiro, Castelo Branco, Monção, Guimarães, Barcelos, Vila do Conde, Famalicão, de Gaia, Matosinhos e imaginem! até de Gondomar!!!

Aos amigos e amigas, que me aturaram ao longo de vários anos na Escola Secundária de Gondomar e depois Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, aqui presentes e muitos que não puderam vir mas me telefonaram e enviaram mensagens, “ternurentas”.

Aos amigos da Bola das Terças e Sextas, que também me honraram com a sua presença, capitaneados pelo “dono da bola”, o Sr. Paulo… Enfim… muitas guerras, umas boas outras nem tanto (sim também há guerras boas!!!)

Que mais posso eu desejar: rodeado dos netos: O João (o Joanito), o Artur (o Arturito) e a princesa Martinha); dos filhos (Tiago e Ricardo);  das noras (Joana e Sara), da minha irmã Noémia e dos amigos. Só por isto valeu a pena ter escrito estas minhas memórias. Como muitas vezes diz a minha mulher: “Os Amigos são Flores que florescem no Jardim da Vida”. Estou a ficar um pouco lamechas, não estou?

Quarenta anos de ensino, 7 escolas, múltiplas funções e tarefas, mas foram os 3 anos de tropa, dois dos quais na Guiné, que foi objeto das minhas (primeiras!) memórias.

Compreendo que para muitos de vocês aqui presentes, que viveram comigo momentos de grande cumplicidade e de felicidade no ensino não entendem esta opção. Só estas cabeças grisalhas dos camaradas ex-combatentes me compreenderão.

Todos os anos esta gente se reúne num agradável convívio,  contando pela enésima vez as mesmas histórias passadas na Guiné, que odiamos e hoje muito amamos, mas  sempre com o entusiasmo como se fosse a primeira vez. Depois de lerem o livro, compreenderão, espero eu, o que acabo de dizer.

 Os meus últimos agradecimentos:

Ao Gil, o verdadeiro “Dono disto tudo”, que voou muitas vezes por cima das nossas cabeças, em momentos de aflição, pilotando o seu caça bombardeiro T6, já peça de museu na altura, disponibilizando o espaço da sua Quinta (Choupal dos Melros) e ter servido umas excelentes entradas e um belo almoço.

Ao Régulo da Tabanca dos Melros, o amigo Carlos Silva, que também já publicou um livro sobre a sua guerra na Guiné, que adorei ler, pela a ajuda na organização desta apresentação

Ao amigo Luís Costa, autor da capa do livro, sempre disponível para dar cor e qualidade estética às minhas ideias, por vezes estapafúrdias.

Por fim, aproveitem para passar no nosso pequeno museu, sobre a guerra colonial, construído com a ajuda dos muitos ex-combatentes que regularmente aqui se reúnem, já com o modesto contributo do meu livro, entregue na pessoa do Régulo da Tabanca.

Mas hoje não é dia para discurso, hoje é dia para desfrutar os amigos      

Obrigado a todos   

Joaquim Costa
_________

Nota do editor:

9 comentários:

Anónimo disse...

Já cá tenho o seu livro; obrigado camarada Joaquim Costa; vou começar a ler; o facto de ter imensas fotografias é uma mais-valia.
Albertino Ferreira ex-alf. mil. da C. CAÇ 4540

Zé Manel Cancela disse...

Tive imensa pena de não ter podido
estar presente,e isso graças ao C.O.V.I.D.
Mas já fiz a encomenda do livro,porque deve contar
historias das terras por onde passei.....De Aldeia Formosa a Buba...

Valdemar Silva disse...

Costa, é assim mesmo.
Nem só de leituras vive o homem.
Confraternização, boa comidinha e vinhinho da região não podiam faltar.
E quando se junta essa rapaziada é quase como estar numa verdadeira Tabanca da Guiné, aposto que até houve umas palavras em crioulo ou em fula.

Votos de boas vendas do livro, que bem merece ser lido.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Parabéns, Joaquim, pela escolha do sitio, jogaste em casa, és vizinho da Tabanca dos Melros. Fico contente por ti, pelos teus/nossos camaradas e amigos, e pela tua família. Espero que tenhas oportunidade de apresentar o teu livro mais a sul.

Anónimo disse...

Olá Luís

O seu a seu dono, as fotos são minhas excepto a segunda.
Pois publiquei-as na Tabanca dos Melros e foram desta página copiadas
Abraço
Carlos Silva

Anónimo disse...

Luís

Já agora o público visível são da CCaç 1555/Bat Caç 1890 Moçambique e na foto da assistência há pessoal misturado.
Recordo-te que no dia 11 o convívio foi 3 em 1, pois foi o lançamento do livro do Costa, da CCaç 1555 de Moçambique, da CCaç 2317 e dos Melros, todos à molhada.
Para mais esclarecimentos vê a página da Tabanca dos Melros.
Abraço
Carlos Silva

Anónimo disse...

Tens, quase, toda a razão Carlos Silva.

Fiz um álbum com todas as fotos tiradas pelo camarada dos Tigres, João Melo e das tuas, publicadas na página do Choupal dos Melros, para mais tarde recordar. Ao selecionar as mais marcante, não tive o cuidado de verificar o seu autor, e dele fazer referência nas fotos. Contudo a primeira e a segunda é do meu camarada João Melo.
Pelo facto peço desculpa, com um abraço fraterno.
Joaquim Costa

Anónimo disse...


Caros combatentes:
A convergência, no magnífico local, de outros importantes eventos, para além da apresentação do livro "Memórias de Guerra de Um Tigre Azul" de Joaquim Costa, emprestou ao ambiente um ar de reluzente festividade. As fotos, da primeira à sétima, independentemente dos seus autores, enriqueceram, ainda mais, aquele momento tão marcante na vida de um autor : a apresentação pública do seu primeiro livro.
PS -Mais rica se tornaria a cerimónia se O Luís Graça estivesse presente, mas, como se sabe, não lhe foi possível apresentar-se no local, por razões de doença.

Carvalho de Mampatá

Anónimo disse...


Caros combatentes:
A convergência, no magnífico local, de outros importantes eventos, para além da apresentação do livro "Memórias de Guerra de Um Tigre Azul" de Joaquim Costa, emprestou ao ambiente um ar de reluzente festividade. As fotos, da primeira à sétima, independentemente dos seus autores, enriqueceram, ainda mais, aquele momento tão marcante na vida de um autor : a apresentação pública do seu primeiro livro.
PS -Mais rica se tornaria a cerimónia se O Luís Graça estivesse presente, mas, como se sabe, não lhe foi possível apresentar-se no local, por razões de doença.

Carvalho de Mampatá