terça-feira, 23 de abril de 2024

Guiné 61/74 - P25428: 20.º aniversário do nosso blogue (8): Bem hajam!, a minha palavra de gratidão para os nossos editores e colaboradores (João Crisóstomo, Nova Iorque)


O nosso amigo e camarada João Crisóstomo é membro da nossa Tabanca Grande desde 26 de julho de 2010, sentando-se à sombra do nosso poilão sob o n.º 432 (somos já 886, entre vivos e mortos); tem 224 referências no nosso blogue; é o régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona; foi alf mil inf, CCAÇ CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67); vive em Queens, Nova Iorque, desde 1975, mas vem cá com frequência, ao seu querido Portugal; conhecido ativista social, foi-lhe atribuido recentemente o Prémio Tágides 2023 (na categoria de "Portugal noMundo")


1.  Mensagem do João Crisóstomo,  com data de 
22/04/2024, 06:27:

O 20.º aniversário do Blogue deu azo a que me sugerissem dizer duas palavras sobre “o nosso blogue” . Mas como hei-de eu falar sobre o aniversário deste "nosso blogue"?

Há muito já que eu não conheço palavras para descrever a admiração que tenho pelo Blogue e pelo seu criador Luís Graça. E sei que a minha impressão é a da maior parte de nós. Mas é importante lembrar que uma das qualidades do Luís Graça foi saber escolher os seus assistentes / editores e ainda as “regras" que fizeram deste blogue um alvo à prova de tudo o que se pode imaginar. 

Depois a dedicação de tanta gente como o Carlos Vinhal, outro camarada de generosidade , qualidades e babagem intelectual impressionantes; o Eduardo Magalhães e o Jorge Araújo são penhor de que este blogue nunca vai perder o horizonte quase infinito, se assim me posso exprimir, que já atingiu.

Por vezes, quando posso, leio os comentários e encontro lá o que eu gostaria de dizer mas não o sei fazer. Sobre ele e sobre o blogue. Mas sei lembrar e até copiar o que outros disseram melhor do que eu seria capaz.

Por exemplo um comentário do Helder Valério que sobre este blogue disse uma vez 

(...) "Através dele fizeram-se amizades, reencontraram-se outras já julgadas perdidas, houve catarse para muitos, 'blogueterapia', para uns quantos, houve aprendizagem sobre muitos assuntos (armamento, artilharia, etc.), houve conhecimento sobre muitos casos que foram acontecendo um pouco por todo o território, enfim, quase se pode dizer que o 'nosso Blogue' é uma autêntica 'Universidade Sénior'. " (,,,)

E do Carlos Vinhal que dizia "a propósito do aniversário do Luís, é muito difícil, mesmo muito, falar dele. Eu próprio já gastei tudo o que poderia dizer dele, e disse bem pouco olhando ao que ele merece. O Luís, quiçá sem premeditar, criou um verdadeiro espólio histórico da guerra na Guiné. Contando com a colaboração de centenas de camaradas, temos na nossa página matéria para explorar, que daqui a alguns anos será um verdadeiro tesouro. Todos seremos 'culpados', com muita honra, já que cada um de nós deixou o seu naco de história." (...)

Que mais posso dizer? Sim, que Portugal e a sociedade em geral, especialmente aqueles para quem na sua vida a palavra Guiné diz alguma coisa, tem um dever de gratidão enorme para com o nosso blogue, nas pessoas do Luís Graça e seus editores, e também muitos outros como o Beja Santos que deste blogue fizeram quase uma enciclopédia . 

Bem hajam! É tudo o que posso dizer.
João Crisóstomo, Nova Iorque
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 23 d abril de 2024> Guiné 61/74 - P25427: 20º aniversário do nosso blogue (7): 20 anos a blogar são, pelo menos, "10 comissões de serviço na Guiné"...Obrigado a todos/as aqueles/as que nos ajudam, todos os dias, a manter vivo este espaço de partilha de memórias (e de afetos)

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, obrigado pela parte quem me cabe... Mas eu sou apenas a "ponta do iceberg"...pu se quiseres, um rosto de um projeto coletivo.

Nada disto faria sentido se não aparecessem aqui bons amigos e camaradas como tu, que alimentam o blogue. Tu e tantos outros.

Vou publicar depois o teu outro artigo, na a série "No 25 de Abril de 1974, eu estava em...". E vou ver se apresento também o Rui Chamusco à Tabanca Grande... Será o nosso "embaixador" em Timor Leste...Não tínhamos ninguém...

Um alfabravo, Luís

Carlos Vinhal disse...

Muito obrigado amigo João Crisóstomo pelas palavras que diriges à equipa editorial.
Como diz o Luís, são já 10 comissões de serviço na Guiné, literalmente, porque quer queiramos, quer não, a Guiné está connosco todos os dias, embora não estejamos lá.
As mazelas do corpo são já mais que muitas e o desgaste mental faz-se sentir. Cada vez demoramos mais tempo a fazer aquilo que fazíamos antigamente em poucos minutos.
Pessoalmente tenho algumas dificuldades de visão, precisando cada vez de mais tempo para descansar a vista. A somar, agora estou a sofrer de artrite (inflamatória?) reumatóide nas mãos, especialmente na direita, motivado, penso eu, por uma doença autoimune de que padeço há longos anos. Estamos a ficar velhotes.
Para ti joão e para a senhora tua esposa, as minhas saudações fraternas e os votos de saúde.
Carlos (Vinhal)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João e Carlos, viva o nosso humor (às vezes negro) de caserna. Pois, o último a morrer que entregue a "chave" (a password) do blogue aos nossos descendentes (ou a quem de direito), e feche a tampa do caixão...

E lá vamos nós blogando, cantando e rindo, às vezes gemendo e chorando... LG

PS - Confesso que estou com receio de pôr um "The end" (em inglês, tem mais "glamour"...) no fim do filme desta aventura... Mas tudo tem um "fim"...

Valdemar Silva disse...

Bom, o melhor é começar a ideia de uma grande gravação de toda a história da Tabanca Grande & Camaradas da Guiné, para ser entregue na Torre do Tombo.

Valdemar Queiroz