terça-feira, 30 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6076: Blogoterapia (148): A propósito da gente do Enxalé, Porto Gole e Missirá (CCAÇ 1439 + Pel Caç Nat 52): a questão da e-literacia da nossa geração (Henrique Matos / Luís Graça)


Coruche > 19º Encontro Nacional da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67)> O Mário Beja Santos, ao centro, tendo à sua direita, o Henrique Matos (o 1º Comandante do Pel Caç Nat 52), o João Crisóstomo e na ponta o Jorge Rosales (1ª Companhia de Caçadores Indígena, Farim e Porto Gole, 1964/66). À sua  esquerda, estão o Freitas e o Sousa, ambos da CCAÇ 1439.


Coruche > 19º Encontro da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá) > O Mário mais o Henrique, ambos comandantes do Pel Caç Nat 52; à direita do Henrique, o ex-Fur Mil João Vaz Neto e o ex-1º Cabo Cunha.
Fotos (e legendas):  ©   Matos (2010). Direitos reservados 

 1. Mensagem do Henrique Matos, com data de 19 do corrente

Assunto - Fotos do blog Camarigo Luís (i) Vamos então à legendagem das fotos (*) : na primeira, à esquerda do Beja Santos, o Freitas e na ponta o Sousa, ambos ex-Alf Mil da 1439. O Freitas veio de propósito da Madeira para o encontro. Retira da legenda que o Rosales  foi do Pel Caç Nat 54 (**). Na segunda, é tudo pessoal que esteve no Pel Caç Nat 52:  à minha direita o João Neto Vaz,  ex-Fur Mil que esteve preso em Conacri e na ponta o Luís Cunha, ex-1.º Cabo, o que levou o tiro no joelho. (ii) Quanto ao João Crisóstomo entrar para a Tabanca (*),  vai ser um berbicacho. Já lhe falei nisso várias vezes porque de vez em quando ele telefona-me. Diz que não percebe nada de computadores e até umas fotos que lhe mandei por email teve que pedir a alguém uma ajuda para as ver. Acreditas que daquele grupo da 1439 que vai aos encontros, também não se pode dizer que seja um grupo grande, ninguém vai à internet? Os contactos possíveis são feitos através dos filhos. Grande abraço e se não fôr antes, até à Monte Real. Henrique Matos
 
2. Comentário de L.G.: 

 Obrigado, camarada e amigão Henrique, homem grande do Cuor: Vou fazer as devidas correcções, incluindo o Rosales (fiz confusão, ele é da 1ª Companhia de Caçadores Indígena!). Vamos insistir com o João Crisóstomo... Vamos pô-lo a usar a Net... Como é que um lobista daqueles, um militante de causas nobres como ele,  não usa a Net ?!...Fará se usasse... Ele email, pelo menos, tem... É uma geração tramada... Da CCAÇ 1439 não temos ninguém na Tabanca Grande.. E mesmo das restantes unidades, só um, dois, três, no máximo quatro... Vê pelo teu pelotão... Activos, activos, só tu, o Mário e o Joaquim (três levas diferentes)... E da minha CCAÇ 12 ? Registados estão vários, mas para escrever, é um castigo... Podemos falar de um problema de e-literacia  (e não de iliteracia...)  da nossa geração de ex-combatentes ? A malta que escreveu milhões de aerogramas, que está a escrever livros,  que tem memória de elefante,  que operou as maiores mudanças do Portugal do Séc XX,  que comeu o pão que o diabo amassou,  que doutorou filhos,  que tem netos que já nascem a jogar playstation, não é capaz agora de mandar um simples e-mail, de digitalizar uma  fotografia ou de ler um blogue ?... Não acredito, tem que haver aí muita  preguiça mental pelo meio... 

 Henrique, aí está um bom tema para a gente discutir, esmiuçar, tabaquear, conversar, beberricar, petiscar... E-literacia: conhecimento de (e capacidade para usar, com eficiência) as novas Tecnologia da Informação e Conhecimento (TIC)... Atão essa brava gente do Cuor tem TAC(ues) a mais e TIC(ues)  a menos ?  Já  lhes chegou o Alzheimer, ou quê ?  Temos que levar esse pessoal a fazer outra IAO... Faz o favor de insistir com o João Crisóstomo & Companhia... Se não sabem, aprendem, e nunca é tarde para aprender... E professores em casa não lhes faltam, dos filhos aos netos.... Até Monte Real, no dia 26 de Junho de 2010, sábado, dia do nosso V Encontro Nacional. Vai ser no "hotel do Jaquim"... O mesmo preço de Ortigosa, ou até um pouco menos: 30 aéreos, almoço + lanche... O genro do Jaquim é o director das Termas ( ou do Palace Hotel, que está agora um brinquinho, foi completamente remodelado, depois de 20 anos fechado). Vamos estar melhor, no centro da vila, etc. Daremos notícias no blogue.  Ciao. Abraços. Luís



(**) 9 de Junho de 2009 >  Guiné 63/74 - P4488: Tabanca Grande (151): Jorge Rosales, ex-Alf Mil, Porto Gole, 1964/66, grande amigo do Cap 2ª linha Abna Na Onça

(...) Ligou-me estar tarde, por telefone, mais um camarada, o Jorge Rosales, de 69 anos, residente em Monte Estoril / Cascais, e que esteve em Porto Gole (1964/66)... Tem falado ao telefone com o Henrique Matos, que esteve a seguir a ele em Porto Gole (1966/68). Falei-lhe do Abel Rei (1967/68), que é mais novo, e que ele naturalmente não conhece... (...) O Jorge Rosales pertencia à 1ª Companhia de Caçadores Indígena, com sede em Farim (Havia mais duas, uma Bedanda e outra em Nova Lamego, acrescenta ele). Ficou lá pouco tempo, em Farim, tavez uma semana. A companhia estava dispersa. Foi destacado para Porto Gole, com duas secções (da CCAÇ 556, do Enxalé) e outra secção, sua, de africanos. Tinha um guarda-costas bijagó. Parte dos soldados eram balantas. Possuíam apenas 1 morteiro (60) e 1 bazuca. A farda ainda era amarela. Ficou 18 meses em Porto Gole. Ia a Bambadinca jogar à bola com os de Fá. Foi uma vez a Bafatá, apanhar o NordAtlas. Lembra-se da piscina.
Enquanto lá esteve, em Porto Gole, havia um certo respeito mútuo, de parte a parte. A influência de Cabral era evidente, fazendo a distinção entre o povo (português) e o regime (colonialista). Podiam deslocar-se num raio de 10 km…. Mas a ligação com Mansoa já se perdera. O troço já não era seguro. Em Mansoa estavam os respeitados Águias Negras (BART 645, que dominavam o triângulo do Óio: Olossato, Bissorâ e Mansabá) .(...) 

1 comentário:

Anónimo disse...

É a realidade, caro Luís. Talvez fosse interessante, num convívio de alguma unidade, perguntar aos convivas se têm acesso à internet. O melhor seria numa das últimas unidades e com participação alargada.
Os resultados seriam, certamente, desanimadores.
Um abraço,
Carlos Cordeiro