terça-feira, 30 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6079: Parabéns a você (96): Os nossos Maiores e Melhores Agradecimentos a TODOS os Amigos e Camaradas (C. Vinhal / E. Magalhães)


1. Caros camaradas e amigos tertulianos,

O Eduardo propôs que fizéssemos um poste, em conjunto, para agradecermos à Tertúlia a simpatia de que fomos alvos no dia no nosso aniversário (que por mero acaso da vida (?) é o mesmo).

Então fizemos um contrato. Eu fazia a apresentação do poste e ele, que é mais novo e dá um jeito às palavras, dispunha-as imitando poemas (esta foi boa… eheheheheh… ) e teclaria o agradecimento propriamente dito.

Independentemente disso, a meu jeito, quero desde já agradecer ao Chefe/Comandante Luís Graça, ao Miguéis que nos presenteou com a sua banda desenhada, aos especiais camaradas Giselda e Miguel pela sua brincadeira (vejam o cartoon abaixo), aos camaradas que amavelmente se nos dirigiram com os seus melhores votos, através de mensagens ou telefonemas, aos nossos amigos que não se esqueceram de nós e àqueles que não se tendo manifestado, mas se lembraram de nós e beberam um copo à nossa saúde, dedicamos o seguinte texto da autoria do Eduardo, pelo qual não me responsabilizo minimamente, porque nunca o fiz e jamais o farei com um pira de apenas 58 anos.

Composição artística do casal Giselda/Miguel Pessoa: © (2010). Direitos reservados

E... tenho dito.

Um abraço para todos vós do,
Carlos Vinhal (ex-Fur Mil Art MA - CART2732, Mansabá, 1970/72)


2. Camaradas,

Na minha mísera qualidade de eterno periquito (jamais perdoarei, por isto, a quem se atreveu a acabar com a guerra), acabei de encher as minhas 10 completas – por ordem do velhinho Vinhal -, depois de transada a ressaca aniversariante e de, ainda, estar a digerir tantas, todas e tão fortificadoras missivas que me foram dirigidas, apenas consigo responder, também à minha maneira, do seguinte modo:

Uma multidão de Amigos

Ora se eu não sou,
Nem político, salvo seja!
Nem artista, valha-me Deus!
Nem vedeta doutra arte,
Nem figura de cartaz… Ámen,
Nem fenómeno do Entroncamento,
Vivo feliz porque assim eu sei…
Com certeza absoluta!
Que Amigos eu tenho mesmo
Daqueles com A maiúsculo
Sem objectivos interesseiros
Nem outros mais obscuros
E então agora é que são elas
Quero saber quantos são!
Vou contá-los… os meus AMIGOS.
Ora isto somando a coisa
Parabéns pessoalmente,
Foram além dos quinhentos,
Mil e muitas mensagens,
Dois mil e tal telefonemas
Três mil e mais e-mails…
Ora contas feitas à milena
São par’aí uns sete mil…
Somando os que não sabem
E aqueles que se esqueceram
Mais os que não gostam de parabéns,
Já perfaz par’aí uns… dez mil,
Mais uma porrada deles
Que por motivos diversos
Andam por terras da estranja…
Labutando ou viajando,
Ou que possam estar exilados
Contas refeitas, se não me engano…
Qu’isto já me faz grande confusão
Os meus Amigos todos juntos,
Fora aqueles que eu não conheço,
Devem rondar um milhão!


Velhote sim… mas devagarinho!

Estou mais velho… é visível
Mais raposa experiente
Que dizem arguta e imbatível
Trezentos e muitos dias
Nesta contagem irreversível
Que me vai gastando a vida
E lutando contra o impossível
Faço tudo o que acho bem
Tentando manter o nível
Sem que hajam desperdícios
Nem ruptura do fusível!
Fugindo da causa perdida
E do erro incorrigível
Jamais esqueço os Amigos
Um bem único… imperdível
Que não se compra nem se aluga
Nem é artefacto comestível!
Conquista-se pela cumplicidade…
Pelo factor mais indescritível
Pela troca de confidências
Pela atitude... menos tangível
Pela enigmática empatia
Seja do ser menos sensível!
E perdura como o diamante
Resiste ao temporal mais incrível
E mesmo quando a coisa entorta
Seja por um problema audível
Por boato ou puro desagrado
Ou por simples facto legível!
Pela cedência, que seja mútua
Seja por desculpa dirigível
Custe o que custar, pois…
A vida é de si aborrecível
E a amizade não ocupa espaço
Deve ser sentimento apetecível
Porque pior que a depressão
Só a solidão é mais temível
E assim a condição: Ser velho!
Se tornará bem menos horrível
Que sendo nossa sina universal
Pode não ser a coisa mais terrível

Com um grande abração Amigo para todos aqueles que nos manifestaram os parabéns, sem qualquer excepção,

Cartoon que me foi enviado pelo Amigo e Camarada Abreu dos Santos

Magalhães Ribeiro ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

30 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6068: Parabéns a você (65): António Graça de Abreu, "sínico mas não cínico", 63 anos, ex-Alf Mil, CAOP1 (Teixeira Pinto, Mansoa, Cufar, 1972/74)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caros amigos

E não é que os poemas estão bem 'esgalhados'?

Hélder S.