Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
domingo, 8 de novembro de 2009
Guiné 63/74 - P5238: Agenda Cultural (43): TVI, As Tardes da Júlia, 2ª feira, 9/11/2009, das 14h às 17h: As Mulheres na Guerra... (Miguel Pessoa)
1. Mensagem de Giselda e Miguel Pessoa (*), ex-Srgt Enf Pára-quedista e ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, com data de 8 de Novembro 2009:
Programa na TVI
Camaradas,
Tivemos um reporte este fim-de-semana, por parte de uma das convidadas, de que amanhã, 2ª feira, 9 de Novembro, irão estar presentes no programa da Júlia Pinheiro, As Tardes da Júlia (*), na TVI, duas ou três ex-enfermeiras pára-quedistas, sendo o tema da entrevista "As mulheres na Guerra".
Está confirmada a presença das Enfermeiras Zulmira e Rosa Serra, sendo possível que também vá a Enfermeira Maria do Céu Pedro.
Lamentamos mas não dispomos de dados adicionais, supondo nós que estarão também presentes outras Mulheres que viveram a guerra noutras áreas... e noutras perspectivas.
Base Escola de Tancos > 1971
7.º curso de paraquedismo (enfermeiras civis)
(Foto de grupo)
Um abraço,
Giselda e Miguel Pessoa
____________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
6 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5220: Agenda Cultural (42): Doces & Licores Conventuais em Alcobaça (José Eduardo R. Oliveira)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Faço votos de que esta "nova fobia" pela guerra de 1961/1974 seja, de facto, uma nova perspectiva de dar a conhecer aquele período da nossa história (do País e de cada um de nós) e não mais uma forma de ocupar programas de entretenimento, que, como o nome indica, apenas servirá para entreter e não para mostrar o esforço feito pela juventude de então, para desespero dos pais, familiares e amigos, que os viam partir e, em cerca de 10.000 casos, não os viram "voltar".
Nota adicional:
A cerimónia a ter lugar am Belem no próximo sábado dia 14 de Novembro, inicia-se às 14 horas (informação da Liga dos Combatentes).
De facto, é um programa demasiado "barulhento" para se tratar um assunto tão sério. A entrevistadora (ou animadora) irrita com a sua voz estridente e risinhos a despropósito. Mas as três camaradas foram três GRANDES SENHORAS. Não se deixaram levar pelo ambiente. Conferiram dignidade à sua qualidade de ex-combatentes. E bastaria lembrar que uma das camaradas quis destacar o importante papel dos militares socorristas no solo, que preparavam os feridos para as evacuações. Não se puseram em bicos dos pés para se valorizarem ou armarem em heroínas.
Valeu a pena. Estavam lindíssimas.
Um abraço,
Carlos Cordeiro
Enviar um comentário