segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5241: Controvérsias (50): O estranho caso dos três desertores da base naval de Ganturé (Serafim Lobato)

Guiné > Região do Cacheu > Rio Cacheu > Ganturé-Bigene > "NRP Sagitário: 20-12-71. Feliz Natal".O fotógrafo estava lá... Uma foto muito feliz (uma das melhores fotos da guerra colonial!), do Cmdt A. Rodrigues da Costa, gentilmente disponibilizada pelo ex-1º Tenente RN Manuel Lema Santos, membro da nossa tertúlia e webmaster do sítio Reserva Naval.

Da base naval de Ganturé, desertaram 3 grumetes, em 1970. Um caso, que ainda está longe de estar esclarecido, segundo Serafim Lobato, antigo oficial da Reserva Naval que estava nessa altura em Ganturé, tal como o Comandante Calvão. Petite histoire, mas mesmo assim, um caso polémico nomeadamente em relação a dois dos desertores, Ilberto Alfaiate e António Pinto que, infelizmente, não nada poderão acrescentar, de viva voz, porque estão mortos. Resta-nos localizar o José Armindo Sentieiro e convencê-lo a ser ele a contar a sua própria história (*), que parece estar mal contada, tanto pelo nosso lado como pelo lado PAIGC.

Foto: © Manuel Lema Santos (2006) (com a devida vénia ao Cmdt A. Rodrigues da Costa). Direitos reservados.


1. Comentário de Serafim, ex-jornalista de O Público, hoje reformado, e antigo oficial da Reserva Naval, colocado ontem no Poste P2097 (*)

(i) Este comentário peca por tardio. Confesso não ser um visitante assíduo do blogue.

Chamo-me Serafim Lobato. Fui jornalista, hoje reformado, e, na altura da deserção dos grumetes era oficial fuzileiro especial e estava sedeado em Ganturé, tal como eles.

A sua deserção deu-se meia dúzia dias da minha chegada àquela base naval, situada nas margens do rio Cacheu, dois quilómetros para sul da sede do Comando Operacional 3 que, então, era comandado pelo capitão-tenente Alpoim Calvão,que veio a ser o comandante da citada operação[ Op Mar Verde, invasão de Conacri, 22 de Novembro de 1970].

Fui uma testemunha.

Já agora, mea culpa, eu apenas referi a existência de dois desertores e, nisso, Fernando Barata tem razão, eram três. A memória vai falhando.

Os desertores pertenciam a um pelotão independente de fuzileiros navais, que faziam as tarefas logísticas naquela base. Tinham sido punidos pelo comando do COP 3 e estavam a capinar o exterior da mesma, por delitos cometidos. Não eram meninos de coro que debitavam slogans contra a guerra.

Aliás, na ocasião, o comandante Calvão não ficou preocupado com a deserção.

O que me levou a arrebitar as orelhas quando soube que ele [,o Ilberto Alfaiate,] estava a ser "o informador" privilegiado no terreno da Op Mar Verde. Mais arrebitado de orelhas fiquei depois de saber que ele morrera atropelado.

A morte do segundo homem [, o António Pinto,] foi-me transmitida por um oficial participante na Op Mar Verde, próximo do Comandante Calvão, [oficial esse] que já morreu. Eu estava convencido de que era o Pinto, mas, também, poderia ser o Sentieiro.

(ii) Na realidade, fazendo, agora, uma pesquisa na Net sobre a Mar Verde, cujo 40º aniversário passa em 2010, surgiu-me esta informação-comentário no seu blogue de um senhor Fernando Barata (*), muito preocupado com a eventual "especulação" saída num artigo do jornal O Público.

O panfleto do PAIGC, que ele vos entregou, eu tive, na minha posse, um idêntico. Dias depois da deserção, umas largas dezenas foram deixadas em Ganturé. Acrescento uma informação: eu ouvi-os depois na rádio do movimento guerrilheiro [ a Rádio Libertação, em Conacri,] dissertando [sobre] a sua deserção.

(Respeito todos aqueles que desertaram da guerra, como respeito todos aqueles, que, sinceramente, a defenderam e o afirmam publicamente).

Só que a razão da deserção desses homens - que diziam estar contra a guerra, Alfaiate reafirmou-o na rádio PAIGC em Conacri - não se coadunam com o facto descrito pelo comandante Calvão no seu livro De Conakry ao MDLP, no qual assinala que o citado Alfaiate (um dos desertores), libertado pelo PAIGC e colocado em Paris, fora capturado, mas que "ao mesmo tempo se entregou voluntariamente às nossas autoridades, vindo de Conakry há três semanas" (p. 70).

Ora, eu sei por fontes que participaram na Op Mar Verde, que a bordo dos navios que zarparam para a capital guineense em 1970 não ia somente o Alfaiate, mas, pelo menos, um outro.

Eu pensei que era o Pinto, mas podia ter sido o Sentieiro.


(A notícia de que o Pinto apareceu ligado à LUAR e, posteriormente, à segurança do Vasco Gonçalves não me convence, à priori, do seu antifascismo. Os partidos de esquerda estavam cheios de infiltrados).

O Calvão, no livro, chama a Alfaiate "colaborador de valor". Ou seja, sabia coisas. E a Op Mar Verde foi um fracasso político e estratégico.

De recordar que as conversações das autoridades portuguesas com a "oposição" ao regime de Seku Turé, o principal visado da Mar Verde, ocorreram em Paris - onde estava o Alfaiate - e alguns cúmplices do golpe em Conacri eram colaboradores do antigo Presidente da República da Guiné. Ora, Alfaiate foi para Paris, com a conivência do PAIGC e, certamente, de Turé.

Foi o próprio Calvão (****), que me confirmou, em entrevista, que o Alfaite falecera "num desastre de automóvel", e ele [ou isso ?] acontecera antes do 25 de Abril.

(iii) Claro que isto hoje é História. Ora a História da Guerra Colonial não foi limpa, também foi uma guerra suja.

Serafim Lobato

[Revisão / fixação do texto / bold a cor / título: L.G.]

__________

Notas de L:G.:

(*) Vd. poste de 12 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2097: Em busca de... (11): José Armindo Sentieiro, ex-fuzileiro, o único sobrevivente dos três desertores de Ganturé (Fernando Barata)

(...) Por altura da passagem do 30.º aniversário da operação Mar Verde pela pena de [o jornalista] Serafim Lobato, apresentou o jornal Público um artigo evocando a efeméride. Por attachment estou a enviar-te um subtítulo desse mesmo trabalho (Duas estranhas deserções que acabaram em morte).[Recorde de imprensa, digitalizado, sem data: Novembro de 2000. Artigo assinado por S.L.]

Pedia-te que regressasses ao Poste n.º 1496 do nosso Blogue [**]. Nele está o panfleto que te fiz chegar e no qual o PAIGC refere terem-se entregue, não dois mas sim três fuzileiros, concretamente, António Pinto, José Sentieiro e Ilberto Alfaiate.

A notícia [do Serafim Lobato] procura especular quanto à morte estranha, já em Portugal, num acidente rodoviário, do Ilberto Alfaiate e igualmente refere que “o segundo desertor também faleceu em condições não muito claras”.

No Poste n.º 1560 [***], o João Tunes relata ter conhecimento que o António Pinto faleceu há quatro anos. Por outro lado o artigo do Público tem data de Novembro 2000. Assim sendo a sua morte teria ocorrido há mais de sete anos. Mas, não é essa discrepância que é importante. O importante seria ouvir o fuzileiro que resta: José Armindo Sentieiro, para que este esclarecesse em que condições se deu a deserção. Quem poderá ajudar a localizar o Sentieiro? (...)

(**) Vd poste de 4 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1496: PAIGC - Propaganda (2): Notícia da deserção de três fuzileiros navais (Fernando Barata)

(***) Vd. poste de 3 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1560: Questões politicamente (in)correctas (25): O ex-fuzileiro naval António Pinto, meu camarada desertor (João Tunes)


Vd. também poste de 12 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2098: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (14): Proposta retirada (João Tunes / João Bonifácio)


(****) Alpoim CALVÃO (e não Galvão) como aparece, erradamente, em vários postes do nosso blogue (e, aliás, noutros sítios, na Net), por vulgar erro de simpatia. As nossas desculpas ao próprio, que foi nosso camarada da Marinha, de seu nome completo Guilherme Almor de Alpoim Calvão. Tão rápido quanto possível iremos corrigir esse lamentável erro.

Vd. Wikipédia > Guilherme Almor de Alpoim Calvão

4 comentários:

Anónimo disse...

Camaradas
Desculpem os meus poucos anos de Blogue, mas ao consultar o Poste de 2007 onde foi apresentado o panfleto do PAIGC sobre os tres
"desertores ou prisioneiros" stá lá o seguinte cometário:
"Anónimo disse...
Eu sou o Jose Armindo Gonçalves Sentieiro ex fuzileiro 1225/67 no momento estou no Brasil mas por pouco tempo estarei em Portugal gostaria de encontrar com voçês, obrigado pelo seu trabalho meu e-mail é josesentieiro@hotmail.com
Sábado, Abril 12, 2008 12:21:00 AM".
Não foi possivel falar com ele depois ou era contacto falso?
Jorge Picado

Luís Graça disse...

Jorge, estamos com 18 comentários por dia... Só no mês de Outubro último, foram quase 600... Eu, pessoalmente, e os meus/nossos co-editores, não conseguimos dar conta d(e todo) o recado... Não consigo lê-los todos, com a mesma atenção... Este, de facto, escaoiu-me totalmente... Obrigado pelo teu "olho clínico".... Seguiu já, para o Sentieiro, o seguinte mail:

"Meu caro José Sentieiro, camarada:

"Há um comentário teu, no nosso blogue, que lamentavelmente nos passou na altura despercebido... Data já de 12 de Abril de 2008 (!).

"Dizias o seguinte: 'Eu sou o Jose Armindo Gonçalves Sentieiro, ex fuzileiro 1225/67; no momento estou no Brasil mas por pouco tempo, estarei em Portugal, gostaria de encontrar com vocês. Obrigado pelo seu trabalho. Meu e-mail é josesentieiro@hotmail.com"

"4 de Fevereiro de 2007 >Guiné 63/74 - P1496: PAIGC - Propaganda (2): Notícia da deserção de três fuzileiros navais (Fernando Barata)

"Saiu entretanto um texto do nosso camarada Serafim Lobato que estava contigo em Ganturé quando vocês desertaram... Ele acha que a vossa história está mal contada... Infelizmente, como deves saber (ou talvez não) o Ildeberto Alfaiate e o António Pinto já nos deixaram, não podendo falar, repor a verdade, defender-se ... Restas tu... É muito importante a tua versão, a tua história... Diz como posso falar contigo: aqui tens os meus números de telefone: + 351 21 471 0736 (casa, das 18h às 24h) + Telemóvel: (+ 351) 93 141 5277

"9 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5241: Controvérsias (36): O estranho caso dos três desertores da base naval de Ganturé (Serafim Lobato)

"Um abraço de um camarada da Guiné do tem tempo (Bambadinca, 1969/71)

"PS - Ainda estás no Brasil ?"

Luís Graça disse...

Como podem ver, o mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande!... O Sentieiro está vivo e respondeu-me logo passado uma hora:


"Sim, ainda estou no Brasil, ou melhor, já fui, regressei e estou voltando dentro de 30 dias. Quando chegar, entrarei em contacto contigo, qualquer coisa este é o meu msn. Até lá um abraço".

jose armindo sentieiro josesentieiro@hotmail.com

serlobato@otmail.com disse...

Caro Luís Graça:

O Sentieiro, desertor de Ganturé, chegou a falar com vocês, depois do envio do último mail, 2009?