segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5242: Parabéns a você (39): António da Costa Maria, ex-Fur Mil Cav, Esq Rec Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Carlos Vinhal)

1. Embora tardiamente, não quero deixar acabar este dia 9 de Novembro de 2009, sem deixar um poste assinalando o aniversário do meu velhíssimo companheiro e nosso camarada António da Costa Maria*.

Só hoje, numa reunião de trabalho que o bando dos 4** teve com o novo Presidente da Junta da Freguesia de Leça da Palmeira, o Tone Maria, que conheço há 48 anos, me confidenciou completar hoje 63 anos.

Caro António Maria, além das palmadas amigáveis que te demos pela manhã, aqui ficam os meu votos, e dos restantes camaradas e tertulianos em geral, de que tenhas pela frente muitos e bons anos de vida, sempre acompanhado da tua esposa Alice, filhos e netos. Claro que não esqueço a sempre presente senhora tua sogra que convosco coabita e que gosta de mim só por eu ser Leça.

António Maria, Fur Mil Cav, montado num dos seus cavalos de ferro

2. António da Costa Maria foi Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640 que esteve em Bafatá nos anos de 1969/71, apresentou-se na Tabanca em 25 de Junho de 2009 assim:

Breve súmula da vida do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 na Guiné, 69/71

Foi mobilizado pelo Regimento de Cavalaria n.º 8 de Castelo Branco com destino ao CTIG para render o Esquadrão de Reconhecimento Fox 2350.

O embarque para aquela ex-Província Ultramarina deu-se a 15 de Novembro de 1969 no Paquete “Uíge”, no cais da Rocha do Conde Óbidos. O desembarque em Bissau foi na manhã do dia 21 de Novembro, tendo toda a unidade seguido para a CCS/QG em Santa Luzia, onde se aquartelou até se deslocar para Bafatá.

Nesse mesmo dia à tarde realizou-se em Brá uma cerimónia de recepção, à qual presidiu o Comandante Militar Brigadeiro Eugénio Castro Nascimento. Foi não menos importante o encontro com os meus amigos Rafael Assunção que me orientou e me arranjou uma digna instalação e o Ribeiro Agostinho, com os quais passei uns bons bocados.

Dias após, embarcamos numa LDG Rio Geba acima, para aportarmos no Xime de onde seguimos em coluna militar por picada e estrada até ao nosso poiso final (Bafatá).

Éramos uma reserva móvel do Agrupamento de Leste e actuávamos em qualquer parte da Zona Leste da Guiné. O Esquadrão Rec Fox fazia protecções a colunas militares, de reabastecimento, protecção a operações, acorria em socorro de populações e aquartelamentos flagelados, fazia patrulhas diurnas e nocturnas, etc.

A área atribuída ao Agrupamento Leste era limitada a Norte pela fronteira com o Senegal, a Leste e Sul pela fronteira com a República da Guiné Conacri e a Oeste por uma linha sinuosa que corresponde aos limites ocidentais de vários Regulados.

Sofremos várias flagelações ao aquartelamento de Piche (havia sempre um nosso pelotão operacional em Piche, dos três que rodavam mensalmente entre si), emboscadas nas estradas para Nova Lamego (Gabú), Buruntuma e outras, para além do levantamento de inúmeras minas anti-carro e anti-pessoal.

Felizmente nunca sofremos baixas. O nosso único morto foi o malogrado soldado Júlio Joaquim Alvorado Trouxa, vítima de afogamento na piscina de Bafatá. De resto só feridos sem muita gravidade e evacuações por doença.

[...]
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4579: Tabanca Grande (155): António da Costa Maria, ex-Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71

(**) Bando composto por António Maria, Carlos Vinhal, José Oliveira e Ribeiro Agostinho que tudo fazem para que se não esqueçam os ex-combatentes da guerra colonial do Concelho de Matosinhos

Vd. último poste da série de 6 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5221: Parabéns a você (38): O nosso Alfero, Jorge Cabral (Cabral só há um, o de Fá e mais nenhum)(Editores)

9 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO ANTÓNIO MARIA,

MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA.
APERCEBI-ME QUE ERA ONTEM, MAS NÃO TINHA FORMA DE TE DESEJAR UM BOM ANIVERSÁRIO POIS O ESPAÇO PARA TAL NÃO FÔRA CRIADO.
UM GRANDE ABRAÇO E UM ANO CHEIO DE SAÚDE.
MANUEL MAIA

Luís Graça disse...

Anónio:

Amigo do meu amigo Carlos meu amigo é... Vejo, pelo teu "cadastro", qye és meu contemporâneo na Zona Leste, tu em Bafatá e eu em Bambadinca, entre 1979/71... Cruzámo-nos seguramente num sítio ou noutro.

Tudo isto para te dizer, que a nossa Tabanca Grande também é um lugar de afectos, onde todos os dias se celebra a camaradagem e a amizade.

Camarada e agora amigo António, daqui, de Lisboa, vai um abraço virtual de parabéns por mais um feliz aniversário, com a recomendação expressa de o Carlos o transformnar, aí em Leça, numa valente "quebra-costelas", quando te apanhar, na rua, a jeito. Luís Graça

Jose Marcelino Martins disse...

Caro António Maria

Aquele abraço que se impõe, espero que o dia tenha sido bom ou pelo menos diferente.

Bem vindo ao grupo do "63".

José Martins

Anónimo disse...

António Maria

Um abraço de parabens e votos de muitos mais anos a ganhar.

Luis Faria

Joaquim Mexia Alves disse...

Aqui fica o meu abraço camarigo de parabéns.

Juvenal Amado disse...

Caro Costa
Muitos km fiz com a protecção dos carros blindados da Cavalaria de Bafatá.
Não sei se ainda no teu tempo se com os teus substitutos.
De qualquer forma por lá andamos pelos os mesmos caminhos.
Um dia feliz e que contes muitos junto dos teus.
Um abraço
Juvenal Amado

Hélder Valério disse...

Caro António Maria

Os meus sinceros votos de que tenhas passado um bom dia de aniversário e que o possas festejar mais uns quantos, pelos menos.
Para mim também foi dia de aniversário pois fiz 39 anos que desembarquei em Bissau.
Na tua apresentação referes a permanência, em rotação, de pessoal do teu Esq. Rec. Fox em Piche. Pois, devido a isso, estive com alguns deles lá, de Dezembro de 70 a Maio de 71 mas não me consigo recordar dos nomes. Dava-me particularmente bem com um Furriel que estava numa White atingida numa emboscada numa operação muito mal desenvolvida em Fevereiro de 71.
Mas hoje o que interessa é o teu aniversário, pelo que insisto em te felicitar.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Que tenhas tido um óptimo aniversário e que contes muitos mais, com saúde.
Vasco A.R.da Gama

António Matos disse...

António Maria, eu ia jurar que tinha circulado uma lista anterior a esta onde o teu nome não figurava nos aniversariantes do mês e daí não me ter associado ao coro dos parabéns a você !
Hoje, ao ler o blog, vejo comentários ao António que não faziam bater a gota com a perdigota e finalmente verifiquei que esse "António" não era o Matos mas sim o Maria.
Confuso ? Julgo que não mas isso agora não interessa nada ....
Aqui estou para te desejar que tenhas passado um óptimo dia 9 e que o futuro te reserve as melhores surpresas de sempre !
Parabéns e um abraço,
António Matos