1. No passado dia 10 de Novembro, o nosso Camarada Luís Graça recebeu de Maria Crespo - filha de um dos nossos Camaradas entretanto já falecido -, de nome: Carlos Alberto Silva Ribeiro Soares, a seguinte mensagem:
Olá muito boa tarde.
Encontrei este site quando procurava algo relacionado com o ex-Ultramar.
Meu pai, Carlos Alberto Silva Ribeiro Soares, esteve na Guiné a prestar serviço Militar, mas como infelizmente já faleceu eu não tenho qualquer dado que o relacione os relatos aqui descritos.
Mas tenho grande curiosidade sobre a prestação do meu pai e da participação dele em algumas histórias relatados pelos camaradas, pelo que gostava que alguém me pudesse informar se o conhecia, ou se existe alguma forma de eu saber o n.º mecanográfico do meu pai, onde esteve, se alguém neste site o conhecia.
Gostava de saber mais sobre a vida militar do meu pai. Lembro-me que ele falava que estava a fornecer armamento. Não sei se a partir daqui se consegue saber alguma coisa mais. Ah... e também era conhecido por Carlos Branco e era natural de Azambuja, nasceu a 05/09/1949 e regressou ao país em 74. Não sei desde quando lá esteve, penso que esteve lá cerca de 20 meses, mas não tenho certeza.
Sou Militar, meu nome de solteira é Maria Soares. Se me conseguirem alguma informação sobre meu pai agradecia, que enviassem para o meu e-mail: maria_crespo5@hotmail.com
Desde já agradeço a sua atenção.
Os meus mais sinceros cumprimentos e admiração.
Maria Crespo
2. No mesmo dia a pedido do Luís Graça, o nosso Camarada José Marcelino Martins, respondeu à Maria Crespo assim:
Cara Camarada Maria,
Já, por acaso, procurou no espólio de seu pai se tem lá a caderneta militar? Não sei como é agora, mas os meus filhos têm uma folha pequena que nada ou pouco diz. No nosso tempo, meu e do seu pai, era um livrinho de capa preta onde se anotavam todos os factos. Esse é, será, o ponto de partida.
Na ausência desse elemento, poderá através de algum serviço da unidade onde está colocada, e com a colaboração de quem tenha contactos no Arquivo Geral do Exército (estrada de Chelas - Lisboa), obter uma cópia da nota de assentos, que mais não é do que um registo pormenorizado da vida militar do seu pai. Aí encontraremos as unidades por onde passou, incluindo a unidade em que foi mobilizado e a unidade onde esteve na Guiné.
A partir daí utilizaremos os nossos meios de pesquisa habituais.
Saudações,
José Martins
Nota: Além do nome, data de nascimento, também facilitará aos serviços saber o local [município] em que se recenseou, caso não seja o de naturalidade.
__________
Nota de MR:
Vd. poste anterior desta série, em:
28 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5177: Em busca de... (101): Procuro qualquer informação sobre o pessoal da CART 3567 (Marcelino – Pira de Moscavide)
Sem comentários:
Enviar um comentário