segunda-feira, 15 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5994: Estórias avulsas (28): A minha viagem à Guiné-Bissau (José Casimiro Carvalho, Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350)

1. O nosso Camarada José Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 - 1972/74 -, e dos Lacraus de Paunca (CCAÇ 11) - Gadamael, Guileje, Nhacra, Paúnca, enviou-nos a seguinte mensagem:
A minha viagem à Guiné-Bissau
Camaradas,
Vou regressar…
Àquele lugar místico.
Àquele lugar que de certa forma mudou a minha vida.
Sim! Pois é, foi, e será um tema sempre presente em todos (ou quase) os meus convívios (militares ou não).
Àquela terra que tanto me deu, e tanto me tirou, está enraizada na minha alma e no meu íntimo.
Nunca na minha vida me preparei tanto para uma viagem.
Não quero falhar em nada.
Não pode faltar o "rolo fotográfico".
Não podem faltar as baterias, as máquinas de filmar/fotografar, enfim tudo o que possa registar o meu regresso ao "CTIG" agora noutra perspectiva, numa perspectiva de conhecimento, reconhecimento e abraçar outra vez aquele povo.
Vou regressar…
Àqueles lugares que não me saem da cabeça, no bom e mau sentido, embora dê preferência aos melhores, claro…
Vou regressar…
Aos jubis, ás bajudas, aos homens e mulheres grandes, aos régulos, aos cipaios, aos fulas, futa-fulas, balantas, papéis, mandingas, manjacos, felupes, etc. etc…
Vou regressar…
Às mangas, aos ananases, ao caju, ao camarão, às ostras, às "picadas" (sem picar?), aos macacos (que queridos), aos camaleões, etc. etc…
Vou regressar…
Aos mosquitos, às más recordações, ao calor, ao suor, à sede (talvez), à nostalgia das noites de batuque em Guileje, às jibóias de Colibuia, às recordações do "volei" com o Vasco da Gama e os seus "Tigres", etc. etc…
Vou regressar…
E tentar não pensar em não voltar.
Vou pensar que se aquele povo gostar de mim como eu gosto dele, vão correr lágrimas, muitas lágrimas, talvez parecidas com as que me correm tremidas pela face abaixo e que me molham o teclado do computador, pois eu sou assim, tão guerreiro e tão lamechas.
Vou regressar… Povo da Guiné…
Vou regressar...


Um abraço,
José Carvalho
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350
(Cumeré, Gadamael, Guileje, Gadamael, Cacine, Prábis, Colibuia, Cumbijã, Nhala e Paúnca)
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

3 comentários:

Anónimo disse...

Só posso desejar-te a melhor viagem, estada e regresso, para nos contares as emoções que por certo irás viver.

Vai e leva para todos os que o quiserem um grande abraço.

Cá ficamos à tua espera para sabermos como tudo correu.
BSardinha

Hélder Valério disse...

Caro Zé Casimiro
A forma emocionada como falas da tua viagem não é diferente do que costumas aplicar às tuas narrativas.
Vai, camarada, vai!
E vê!
E conta-nos!
Procura ver com a alma, com o coração, mais do que com os olhos. Certamente não te irás arrepender e se fores (como parece que vais) lá para os lados do Cantanhez tenta 'medir' os progressos feitos a partir da acção local, junto das populações, dos programas da AD.
Um abraço
Hélder S.

Manuel Reis disse...

Amigo Carvalho:

Vai. Faz boa viagem.

Regressa para nos descreveres, com a mesma emoção com que partiste, o sabor doce do teu contacto com a boa gente que conheceste.

Leva contigo um abraço meu a todos aqueles com quem partilhámos parte das nossas vidas.

Medita por todos aqueles que já partiram.

Não esqueças:
Alferes Lourenço,
Sátala Colubali,
Camisa Conté,
Abdulai Silá,
E tantos outros...

Um abraço amigo
Manuel Reis