sexta-feira, 19 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6020: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (16): Um dia de ronco, um lugar de (re)encontros, uma janela de oportunidades (Parte I)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Chegada do Presidente da República, Malam Sanhá Bacai, com a esposa  (à sua esquerda) e o primeiro ministro, Carlos Gomes Júnior, atrás (à sua direita)... Embora esteja de perfil,  reconhecemos, de imediato,  de lado direito, cumprimentando o Presidente, o nosso amigo Domingos Fonseca, quadro técnico da AD, responsável do Núcleo Museológico  (*) e membro da Tabanca Grande.




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje  (**) > O Primeiro Ministro, Carlos Gomes Júnior, Cadoco, entre a multidão.



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Intervenção do Primeiro Ministro. Carlos Gomes Júnior (Cadogo, como é conhecido na sua terra) acaba de realizar uma visita oficial a Portugal, de quatro dias, que inclui uma deslocação, ontem,  ao Porto onde  o PM se encontrou com crianças guineenses, internadas no serviço de pediatria do hospital de São João.

Em entrevista à Rádio Renascença, o chefe do Governo guineense analisou "alguns aspectos da vida do país, como a investigação em curso na justiça à morte do Presidente Nino Vieira e do ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas Tagme Na Waie. 'Há uma comissão de inquérito que está a seguir o processo e temos a garantia das Nações Unidas que vamos ter uma investigação isenta e transparente', disse"... Nas suas preocupações, também está "o combate ao narcotráfico no país".

O PM guineense, de visita a Portugal,  também tem, como objectivo,  "desenvolver várias parcerias, sobretudo na área económica"...

Os nossos camaradas da Tabanca de Matosinhos ainda se organizaram para poder enviar uma delegação ao jantar que foi organizado, ontem, no Porto... Por razões logísticas, acabaram por não poder comparecer. Em contrapartida, tencionavam estar presentes na recepção à Comunidade Guineense que vive no Norte.

Em Maio próximo, o ministro português dos Negócios Estrangeiros irá visitar a Guiné-Bissau,  acompanhado de delegação de empresários portugueses. Tem-se em vista  dar continuidade aos contactos que estão ser feito esta semana no âmbito desta visita do PM guineense que chegou a ser considerado o delfim de 'Nino' Vieira até ao conflito de 1998. 

Carlos Gomes Júnior nasceu em Bolama em 1949. Antes de entrar na política, e chegar a dirigente máximo do PAIGC,  foi um empresário e gestor de sucesso.  Não participou na luta armada como combatente. Gosta de futebol, do Benfica e de Portugal, onde estudou. Conheci, há dois anos, o seu velho pai, Carlos Domingos Gomes, Cadogo Velho, cuja história de vida está para publicar no nosso blogue (tenho nas minhas mãos um texto policopiado que ele me deu em Bissau, por ocasião do Seminário Internacional de Guiledje, 1-7 de Março de 2008).
 
 
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Intervenção do Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Franco Nulli.
 
 



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Isabel Miranda, a poresidente da AD - Acção para o Desenvolvimento, promotora da iniciativa.  Um pequeno excerto do seu discurso, já aqui transcrito, em poste anterior (***):

" (...) O Museu 'Memória de Guiledje' é, antes de tudo, uma homenagem à geração de Cabral, a todos os que com o seu exemplo escreveram uma das mais belas páginas da nossa História. Mas é também um lugar de confluência de rios anteriormente desencontrados que hoje procuram um caminho comum.

"Encontro com os militares portugueses, aqueles que, embora em campo oposto, aprendemos a respeitar pela sua coragem e capacidade militar numa luta de longa duração e que, afinal, partilham os mesmos sentimentos de amor pela Guiné-Bissau e pelo seu povo, pela sua humildade, dignidade, valentia e determinação, os quais sempre souberam distinguir o povo português do regime colonial que a ambos oprimia" (...)



 
 
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Em primeiro plano, à direita, o régulo de Guiledje, Umaru Djaló; a seu lado, o Dr. Alfredo Caldeira, da Fundação Mário Soares, que deu apoio técnico ao projecto museológico.




Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Dois oficiais portugueses  que , presumo,  integram integram a Missão da União Europeia para Reforma do Sector de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.
 

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > A nossa representante na cerimónia, Júlia Neto, viúva do nosso camarada José Neto (1929-2007), em conversa com a combatente do PAIGC Francisca Pereira, sob o olhar do nosso amigo Pepito.

 
 
Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > Aspecto da Tribuna de honra... O embaixador portuguê, António Ricoca Freire,  é o 5º  a contar da esquerda, estando ao lado do embaixador da UE.

 

Guiné-Bissau > Região de Tombali > Guileje > 20 de Janeiro de 2010 > Inauguração do Núcleo Museológico de Guiledje > A população local, em dia de ronco... Estima-se em 4 mil o número de pessoas que se deslocaram a Guileje, vindas de muitos lados, para assistirem a esta cerimónia.


Fotos: © Pepito / AD - Acção para o Desenvolvimento (2010). Direitos reservados (Lgendas: Pepito e Luís Graça)

____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. último poste da série >   5 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5770: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (15): Um visita virtual (Parte II)
 

(...) "O Museu 'Memória de Guiledje' é, antes de tudo, uma homenagem à geração de Cabral, a todos os que com o seu exemplo escreveram uma das mais belas páginas da nossa História. Mas é também um lugar de confluência de rios anteriormente desencontrados que hoje procuram um caminho comum.

"Encontro com os militares portugueses, aqueles que, embora em campo oposto, aprendemos a respeitar pela sua coragem e capacidade militar numa luta de longa duração e que, afinal, partilham os mesmos sentimentos de amor pela Guiné-Bissau e pelo seu povo, pela sua humildade, dignidade, valentia e determinação, os quais sempre souberam distinguir o povo português do regime colonial que a ambos oprimia .

"Hoje, em liberdade, reencontramo-nos com emoção, com vontade de juntar memórias, recordações, encontros e desencontros, voltar a caminhar juntos num caminho de respeito e progresso.

"Saudamos a presença da Srª Julia Neto, esposa do capitão José Neto que tanto amou este canto e que tanto contribuiu para que o Museu 'Memória de Guiledje'  fosse um êxito. Poucos dias antes de falecer, deixou-nos o seu desejo mais profundo: 'hei-de voltar a Guiledje', disse. A sua esposa, Srª Julia Neto, está hoje entre nós para realizar esta sua última vontade. Através dela saudamos todos os militares portugueses das 12 companhias que passaram por Guiledje e que quiseram deixar um pouco das suas recordações (aerogramas, fotografias, filmes, contos e narrativas).

"Saudamos por fim os nossos irmãos internacionalistas cubanos que verteram o seu sangue e suor nesta Pátria de Combatentes valorosos e, na pessoa dos hoje aqui presentes, saudamos todo um povo que prossegue a sua gesta de solidariedade para com a GB nos domínios da saúde, educação e desenvolvimento do nosso país". (...)

Sem comentários: