segunda-feira, 15 de março de 2010

Guiné 63/74 - P5998: Parabéns a você (87): Uma salva de palmas, de homenagem, para o António Baptista, que faz hoje 60 anos, teve uma vida sofrida e conheceu o inferno na terra (Os Editores)




O regresso do "morto-vivo" do Quirafo, conforme notícia do Comércio do Porto, de 18/9/1974. Hoje o António da Silva Baptista faz 60 anos!... Outro jornal do Porto, o Jornal de Notícias, acompanhou-o também na visita à sua própria campa, no cemitério da sua freguesia, no concelho da Maia...

 Fonte:
29 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4262: Recortes de imprensa (16): O Morto-vivo no Jornal de Notícias e em O Comércio do Porto (Mário Migueis)

1. Comentário do Manuel Reis (*):

Caros amigos:

A tragédia, em si, constitui um acontecimento tão traumatizante, que todos preferem não falar dele.
É espantoso que não surja alguém, com ligações aos intervenientes na tragédia [, de Fajonquito,] e que, presencialmente, tivessem detectado algum mal estar entre eles.

As testemunhas, que não o são, contradizem-se. Soube pelo Blogue deste acontecimento, que constitui um autêntico enigma.

Um abraço amigo.
Manuel Reis

2. Comentário de L.G.:

Meu caro Manuel Reis:

Não é caso virgem, este silêncio quase tumular à volta da tragédia desencadeada pelo Sold Almeida, em Fajonquito, na Páscoa Sangrenta de 1972 ... Não temos ninguém da CART 2742 (comandada pelo Cap Figueiredo), como não temos ninguém da CCAÇ 1790 (comandada pelo Cap Aparício) que sofreu quase três dezenas de mortos no desastre no Cheche, na travessia do Rio Corubal, em 6 de Fevereiro de 1969, depois da retirada de Madina do Boé...

Parece haver um grande pudor em falar destas tragédias... Os nossos camaradas fizeram o luto patológico, de tal modo que ao fim destes anos há uma espécie de pacto de silêncio à volta deste "pathos"... Acontece nas famílias, nas comunidades, nos povos... A hístória está cheia destes silêncios, individuais e colectivos...


Temos aí outras tragédias, já evocadas no blogue: estou-me a lembrar, por exemplo, da terrível emboscada do Quirafo..



Tirando o pobre do António Baptista [, foto à esquerda], não tenho ideia de ter aparecido alguém da CCAÇ 3490 (comandada pelo Cap Lourenço), unidade de quadrícula do Saltinho, que pertencia ao BCAÇ 3872 (Galomaro, 1972/74), a falar deste brutal massacre... Os próprios militantes do PAIGC sempre tiveram (e continuam a ter, aqueles que ainda estão vivos), dificuldade em verbalizar as suas emoções ou desfiar as suas memórias face a tragédias como a morte dos "três majores portugueses", íntimos de Spínola, no Chão Manjaco, ou a luta fatricida que levou ao miserável assassinato de Amílcar Cabral.


E a propósito, lembrei-me, agora, de repente, que o nosso "morto-vivo do Quirafo" faz hoje anos, 60 anos!!! Eu sei que ele não nos lê, mas através do administrador do blogue da Tabanca de Matosinhos, o Álvaro Basto que tem sido para ele mais do que camarada e amigo, um pai e um irmão... daqui vai uma salva de palmas para o Baptista que teve uma vida sofrida e conheceu o inferno na terra....Ele é bem merecedor de todo o nosso carinho e solidariedade.
___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 15 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5997: Controvérsias (67): A Páscoa Sangrenta de Fajonquito, em 2 de Abril de 1972 (António Costa)

23 comentários:

admor disse...

Caro Baptista,

Muitos parabéns, felicidades e muita saúde.

São os votos do camarada e amigo

Adriano Moreira - Cart. 2412

Juvenal Amado disse...

Baptista

Faço votos para que passes este dia feliz e que o bem estar te acompanhe por muitos anos.
Um abraço de muitos parabens
O teu camarada do 3872

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Caro António Batista.

Parabéns e um grande abraço, com os votos de que este dia se repita por muitos mais na companhia dos teus familiares e amigos, com muita saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caro António Batista.

Parabéns e um grande abraço, com os votos de que este dia se repita por muitos mais na companhia dos teus familiares e amigos, com muita saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caro Baptista,
Desejo-te muita saúde e muitas felicidades, e que consigas continuar a juntar muitas mais primaveras.
Um abraço do
José Câmara

Anónimo disse...

Um grande abraço de parabéns do camarada e amigo
Mário Migueis

Anónimo disse...

Caro António Baptista

Conheci-te aquando do lançamento das sextilhas,do Manuel Maia na Tabanca Pequena.

Para trás espero que fiquem os dissabores.Para diante,tudo de bom que os muitos anos te vão proporcionar.

São os meus votos neste dia que é teu. Passa-o bem,com quem queres e gostas
Um abraço

Luis Faria

Joaquim Mexia Alves disse...

Para o camarigo António Baptista aqui fica o meu abraço forte de parabéns pelo dia de hoje.

E tens razão para festejar visto que és o "morto" mais vivo de Portugal!!!

Unknown disse...

Amigo Baptista:
Um grande abraço de parabéns, e que este dia se repita por muitos anos na companhia de todos os que te são queridos.
Joaquim Peixoto

Anónimo disse...

Caro Baptista,

Um feliz dia de anos é o que te desejo.

Um abraço de parabéns,
BSardinha

Torcato Mendonca disse...

Bom dia Camarada, um bom dia, um dia 16 de Março a repetir-se por muitos e bons anos,com saúde e a amizade de teus familiares e amigos.

Fajonquito não é contigo. Conheces? Eu não. Mas conheces Quirafo, eu passei por lá, e deves esquecer mas nunca perdoar a quem comandou aquela emboscada.

Parabéns e um abraço amigo António Baptista do,
Torcato

Cesar Dias disse...

António Baptista

60 anos para um morto-vivo, é muito bom, parabens pelo dia de hoje, e desejo-te mais sorte para o resto da comissão.
Um abraço amigo
César

Hélder Valério disse...

Caro António Baptista

Vai gozando estes anos de vida, até para se poder evidenciar, com prova provada, a irracionalidade da guerra e de tudo que a envolve, até a burocracia que posteriormente também te 'atacou'.
Muitos parabéns pelo teu aniversário.
Hélder S.

Anónimo disse...

Amigo Batista

Parabens e um forte abraço que te darei amanhã no Milho Rei

Eduardo Campos

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Camarada

Muitos parabéns,e um grande dia de aniversário, com saúde e força na verga.


Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Meu Caro Baptista.Neste dia em que comemoras mais um aniversário,alem de te enviar os parabéns,desejo-te muita saude para que possas festejar muitos mais,na companhia de quem mais desejares.Um alfa Bravo .
Gumerzindo Caetano da Silva
cart.3331

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Diz-me o Álvaro, depois de lhe pedir que levasse todas as mensagens ao conhecimento do Baptista:

"Ele já viu e claro.. ficou feliz por ter tantos amigos...

"Amanhã vamos todos beber um copo em honra dele no almoço....
Álvaro".

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ ANTÓNIO BAPTISTA,QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS ANOS,MUITAS FELICIDADES PARA TI E QUE PASSES ESTE DIA COM MUITA ALEGRIA NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGOS.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA TI ANTÓNIO BAPTISTA
UMA SALVA DE PALMAS
AMIGO ANTÓNIO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Batista :

Do teu camarigo Jose Carvalho (Guileje) um braço do tamanho do universo, e lembra-te que entraste na idade do sexo (SEXagenário).
Muitos parabéns

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Para o amigo Baptista, que tive o prazer de o conhecer pessoalmente na Tabanca de Matosinhos, vai aquele abraço e parabéns por mais um de muitos (espero) aniversários.
Parabéns,
Sousa de Castro

Anónimo disse...

Desde que a malta descobriu a sua história, o António da Silva Baptista foi sempre muito acarinhado no nosso blogue, tanto por mouros (do sul) como por morcões (do norte)...

Eu direi mais, ele é uma vedeta no nosso blogue. Temos mais de duas dezenas de referências, em postes, à sua pessoa, ao seu caso, à sua história, à nossa solidariedade para com ele, às diligências feitas por alguns camaradas para melhorar a sua situação como pensionista, etc.

Boa festa, em perspectiva, amanhã, no Restaurante Milho Rei, em Matosinhos, sede da Tabanca de Matosinhos. Um chicoração parta todos. Luís Graça


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Ant%C3%B3nio%20da%20Silva%20Batista

Anónimo disse...

Desde que a malta descobriu a sua dramática história, o António da Silva Baptista foi sempre muito acarinhado no nosso blogue, tanto por mouros (do sul) como por morcões (do norte)... (E vice-versa, por mouros do norte e morcões do sul, sem esquecer os do centro que são mourcões...)

Eu direi mais, ele é uma verdadeira vedeta no nosso blogue. Temos mais de duas dezenas de referências, em postes, à sua pessoa, ao seu caso, à sua história, à nossa solidariedade para com ele, às diligências feitas por alguns camaradas para melhorar a sua situação como pensionista, etc.

Boa festa, em perspectiva, amanhã, no Restaurante Milho Rei, em Matosinhos, sede da Tabanca de Matosinhos. Um chicoração para todos. Luís Graça


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Ant%C3%B3nio%20da%20Silva%20Batista

Anónimo disse...

Amigo e Camarada Baptista,

O meu maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

E mais te desejo,que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás neste teu poste e neste cantinho reservado aos comentários.

Estes são os mais sinceros e melhores desejos deste teu Amigo e Camaradas, que, como tu um dia, carregou uma G3 por terras da Guiné.

Com montanhas de abraços fraternos,o teu conterrâneo Magalhães Ribeiro