terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7432: Estórias avulsas (45): Reabertura da picada Galomaro-Duas Fontes-Saltinho (António Tavares)

Galomaro > António Tavares no Gabinete de Reabastecimentos do BCaç 2912


1. Mensagem de António Tavares* (ex-Fur Mil da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72), com data de 12 de Dezembro de 2010:

Caro Vinhal,
A picada para o Saltinho via Galomaro-Duas Fontes tinha sido abandonada pelo BCaç 2851 após vários problemas criados pelo terreno e o INIMIGO.

O BCaç 2912 reabriu a picada (era a bandeira dos nossos Comandos) e após os trabalhos possíveis chegou o dia da coluna de reabastecimentos à CCaç 2701 que foi um fracasso total com viaturas civis e militares atoladas, viradas, feridos, mantimentos roubados, inutilizados... um caos em custos materiais e monetários que felizmente não se traduziu em perdas humanas nem contacto com o IN.

Foi a primeira e última coluna de reabastecimentos, pelo BCaç 2912, nesta picada, que eu, o Sargento de Reabastecimentos, felizmente não participei naquela aventura.

Esta picada foi "utilizada" pelo BCaç 2851, BCaç 2912, BCaç 3872, e por todos teve de ser abandonada.
Os reabastecimentos continuaram pelo difícil triângulo Bambadinca-Xitole-Saltinho.


Em Galomaro (1970/72), trabalhei bastante com a logística desta coluna comandada pelo Alf Mil Reabastecimentos, Jesus, do BCaç 2912, dada a importância do acontecimento e reabertura desta picada para o COSSÉ …tinha que se dar pompa.

As viaturas civis eram alugadas em Galomaro, duas a Francisco A Regala, e Bafatá. Havia recomendações do COMCHEFE para o aluguer da viatura de um Guinéu que tinha perdido outra viatura numa emboscada entre Bafatá e Nova Lamego.

As viaturas eram pagas ao quilómetro, que para o mesmo percurso variavam, isto é, o percurso, por exemplo, entre GALOMARO-BAMBADINCA podia ser pago ao custo (?) no total de 40 ou 50Kms, cada viagem, conforme a aprovação do COMCHEFE em Bissau.

Reclamações não faltavam dos camionistas! Nos casos mais aberrantes reclamávamos ao COMCHEFE justificando as distâncias pelos mapas cartográficos mas quase sempre em vão!

Coitados, tinham de aceitar de cara alegre as incongruências da tropa!

Quem estava nos Comandos em Bissau é que “sabia”, ”sentia”, ”gozava” os dissabores das tropas nas matas.

Brincávamos com o Alf Mil Jesus, dizendo-lhe que tinha sido ele a dar azar porquanto pela sua primeira viagem a comandar uma coluna de reabastecimentos, JESUS não tinha dado a bênção ao Jesus para levar tudo em condições a bom porto, leia-se CCaç 2701, no Saltinho.

HERÓIS, desta teimosia (todos sabiam as adversidades para vencer aquele terreno) dos Comandos na reabertura da picada, foram os HOMENS do BCAÇ 2912 que trabalharam com abnegação na reconstrução da picada, mas o recompensado… o Comandante do Batalhão que foi louvado pelo COMCHEFE.

Pessoal da Secção de Reabastecimentos. Da esquerda para a direita: Soldado Condutor Auto Matias, 1.º Cabo Castiço, Fur Mil Tavares, Alf Mil Jesus e Major Sousa Teles, 2.º Comandante do Batalhão.

Um abraço
António Tavares
ex-Fur Mil SAM
Foz do Douro
11 de Dezembro de 2010
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7278: Estórias avulsas (99): Flora e Fauna de Galomaro (António Tavares)

Vd. último poste da série de 30 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7193: Estórias avulsas (98): Memórias de uma noite terrível em Canquelifá – 1971 (Francisco Palma)

2 comentários:

paulo santiago disse...

Existem algumas imprecisões.
A picada não foi abandonada pelo
BCAÇ2851,pelo simples facto de que não existia.O que existia, entre
Chumael e Duas Fontes,era o carreiro dos"djilas",que dava para
pessoal apeado,nunca viaturas.A
picada que terá sido abandonada pelo 2851,será Galomaro-Dulombi-
-Quirafo-Saltinho.A picada Duas
Fontes-Saltinho foi aberta pela
CCAÇ2701 com o PELCAÇNAT53 na
segurança.
A"inauguração"passe o termo,da
picada foi feita pelo GrComb do
Alf.Mota da 2701,onde também íam
alguns elementos do 53,eu incluído.
Já em tempos contei no blogue.
Antes da coluna,de que fala o Tavares,voltei a fazer aquele
percurso duas vezes,uma em deslocação ao Dulombi para uma
operação,outra a Bafatá com o Cap.
Carlos Clemente.
A coluna de reabastecimentos,já foi
feita depois de iniciada a época das chuvas.O piso da picada nova
nunca sofrera grandes cargas,era
mole,com as chuvas ficou pior,e daí
resultaram os atascanços contínuos,
o que levou a gastar mais de um dia
entre Galomaro-Saltinho.Aquela
coluna levava abastecimentos para
três meses,fosse qual fosse o
itenerário seguido,pois nos meses
de maior intensidade das chuvas,não
havia colunas,havia uns pequenos
reabastecimentos,lançados de
páraquedas de um Nord-Atlas.Estive
lá na segurança, uma noite no Pulom
,não me lembro de viatura virada,
mas pode ter acontecido.
Não foi a primeira e última coluna.
Em 17 de Abril de 1972,quando da
emboscada no Quirafo,o PELCAÇNAT53,
comandado pelo Fur.Mário Rui,estava
no Pulom a aguardar uma coluna vinda de Galomaro.

Abraços

António Tavares disse...

Camarigos,

As correcções do EXCELENTE E VALOROSO (também o LEMA do BCaç.2912) OPERACIONAL Paulo Santiago enriqueceram o Post.
Eu, ADMINISTRATIVO do SAM, escrevi baseado em apontamentos e relatos de quem participou na coluna auto, de Bambadinca-Galomaro-Saltinho, em 1970-72.