terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7791: Lições de artilharia para os infantes (2): O artilheiro Doutor, Mansambo, CART 2339, 1968/69 (Torcato Mendonça)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > O Alf Mil Torcato Mendonça junto ao  obus 10.5, possivelmente de marca Krupp (o do Xime, era), uma temível arma alemã que vinha da II Guerra Mundial...

"O obus é, por excelência, uma boca de fogo especializada em tiro curvo, de longo alcance... Ainda hoje tenho, nos meus ouvidos, o seu temível e incunfundível assobio por cima das nossas cabeças, quando o Xime fazia fogo de apoio às NT, por ocasião de operações à Ponta do Inglês, ao Poidon/Ponta Varela, ao Baio/Buruntoni... O seu alcance era, porém, limitado: 10/12 km, no máximo, tanto quanto me lembro, com uma cadência de dois a quatro tiros por minuto, na melhor das hipóteses ... Não creio, por exemplo, que disparado do Xime conseguisse atingir a Ponta do Inglês, na Foz do Corubal. Ou que os obuses de Mansambo chegassem ao Buruntoni... Mas quem sou eu para falar de artilharia ? Tirei a especialidade de Armas Pesadas de Infantaria, mas juro que esqueci tudo, mal pus os pés na Guiné, quando fui parar a um companhia africana, que ficaria às ordens do comando do Sector L1 (Bambadinca), isto é, seria pau para toda a obra... É, claro, em vez de canhões sem recuo e morteiros pesados,  deram-me uma G-3"... (LG)


Foto: © Torcato Mendonça (2007). Direitos reservados.

1. Comentário(s) de Torcato Mendonça ao poste P7782 (*):

Eu, artilheiro, confesso o respeito que tenho pela artilharia, o que ela me auxiliou... Era atirador em especialidade dada pelo CAp Art Comando (hoje general) Victor Oliveira, como a maioria dos graduados da minha CART, e comandado primeiro (dois meses) pelo futuro (Dezembro de 1968) Cmdt da Artilharia da Guiné e depois, quase doze meses, por um Capitão de Artilharia e que sabia das artes, guerrilheiras e de obuses, peças, azimutes e cartografia...etc... (...)



Em Mansambo, era Outubro e arribou o nosso terceiro Comandante de Companhia. Alto o capitão, Artilheiro, terceira comissão, saberes de outras paragens, conversa fácil. O local era inóspito e ele dois meses depois abalou.

Ainda fez a transição com o outro Capitão, terceira comissão, Artilheiro, baixo, voz de reserva. Este , como era Dezembro, os estragos da invernia tinham passado ficou. Ficou até ao fim, onze meses. É Obra.

Como bom profissional recebeu um dia uma encomenda do anterior: 2 obuses 10.5, um alferes, dois furriéis e a guarnição constituída por soldados da Guiné. Curiosamente um deles tinha, como nome de baptismo Doutor - Artilheiro Doutor.


Eram bons e, com as dicas do Capitão Artilheiro conseguiu-se bom trabalho. O IN não gostava do "material". Nós usávamos e abusávamos. Caíamos numa emboscada e zás: Quebec e o número x, y ou z;... aí vem ameixa... vinham visitar-nos ao aquartelamento e toma lá "ameixa" de 10.5,...O alferes: Quebec....gritava a Convenção...tão alto gritou que o IN ao arame não voltou...

Tinha o contra de partir os vidros que protegiam a chama do frigorífico...

Nem tudo é bom...Ali, em Mansambo, dava bem um 14 ou uma 11,4... é só ver a Carta...Candamã, Moricanhe,Galoiel e mais uns eteceteras....para um dia [... agora a febre voltou...chata].


Torcato Mendonça
________________


Nota de L.G.:


(*) Poste anterior desta série > 14 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7782: Lições de artilharia para os infantes (1): Como era feito o tiro de obus 14 (C. Martins, ex-Alf Mil, Pel Art, Gamadael)

3 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Artilheiro arrumado...

Haja Deus e Santa Bárbara* Vos cubra com a Sua infinita Graça...Amén

*Santinha dos artilheiros e trovões..,.

Anónimo disse...

Camarigo Torcato
Krupp- era o nome da fábrica que penso que ainda hoje existe.Há alguma coisa feita pelos "alemões" que não seja bom, ( nada de ironias sobre o TRIDENT)apesar de não gostar muito deles-- machismo à parte, gosto mais de "alemonas" mas como não "sprencho in deuch" ou lá o que é, nunca tive sorte nenhuma.
Afirmativo e correcto--S. Bárbara é a Santinha da Artilharia.
Oração dos Infantes:S. Bárbara---S. Bárbara, livrai-nos dos erros e enganos dos nossos tacanhos artilheiros ,que dos burros artilheiros In nos livramos nós bem--Amen.

C. Martins

Anónimo disse...

E Santa Bárbara livrava-os?

Carlos Cordeiro