terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7788: Agenda cultural (108): Lançamento de 2 novos livros da única editora privada guineense, a Ku Si Mon, hoje, às 18h, no Centro Cultural Brasil, em Bissau




 "O mito funda uma clareza feliz: as coisas parecem significar elas mesmas" (Roland Barthes, 1915 - 1980)


1. Material informativo que nos nos chegou através dos nosso amigos da AD - Acção para o Desenvolvimento, com sede em Bissau:


1.1. Quem a é editora ?

Segundo informação da própria organização, a Ku Si Mon é "a primeira e a única editora privada guineense". Foi criada em Bissau em 1994, "a seguir à liberalização política e à instauração do multipartidarismo".

Os seus principais domínios de intervenção são: (i)  a literatura (romances, contos, ensaios), (ii) a  tradição oral (recolhas de contos, provérbios, adivinhas) e (iii) a linguística (dicionários analógicos bilingues).

A Ku Si Mon publica textos em português e edições bilingues criol-francês e criol-português. Tem também tem patrocinado, ocasionalmente,  eventos artísticos (exposições).

"A  editora funciona através do trabalho não remunerado dos seus membros, que executam  todas as fases da edição prévias à impressão. As despesas de funcionamento são igualmente suportadas pelos seus membros, que aplicam as receitas na edição de novos títulos".

Nos quatro primeiros anos da sua existência, Ku Si Mon Editora publicou cerca de uma vintena de títulos. Durante a guerra de 1998-99 a sua sede foi bombardeada, tendo perdido boa parte do seu património. Em 2003, a editora retomou os seus trabalhos com a publicação do livro Contos da Cor do  Tempo, uma colecção de doze contos, editada especialmente para celebrar os seus 10 anos de existência.

Ku Si Mon Editora é membro fundador da “Aliança Internacional dos Editores Independentes”, uma associação internacional que congrega 75 editores de 42 países, sedeada em Paris.

1.2. Novos livros

Contos do Mar sem Fim
Antologia de contos de Angola, Brasil e Guiné-Bissau

Esta publicação é o resultado de um trabalho de vários anos desenvolvido por três editoras privadas de Angola (Chá de Caxinde), do Brasil (Pallas Editora)  e da Guiné-Bissau (Ku Si Mon Editora), no âmbito da colaboração estabelecida no seio da Rede Lusófona da “Aliança dos Editores Independentes”.

A obra, dividida em três partes, apresenta textos produzidos por contistas destes três países, num total de dezasseis contos. Nas palavras da Profª Laura C. Padilha, “…no plano do discurso e do paisagismo por ele criado, os contos viram cantos e, com eles, nos abrimos para a incrível festa de uma leitura, acima de tudo, prazerosa. Tal se justifica pelo facto de que, pelas malhas dos textos, se cria uma espécie de roda na qual ouvimos e vemos vozes e passos de homens e mulheres para os quais, sejam eles angolanos, guineenses ou  brasileiros, o importante, como ensinou Agostinho Neto, é saber que, para além dos caminhos o mar, é preciso buscar o caminho das estrelas.” (Sinopse do editor)


A Estátua Perdida 

 Raul Mendes Fernandes

Peça de teatro em cinco actos, esta obra nasceu “um dia em Bubaque a partir  de uma notícia sobre o desaparecimento de uma outra estátua em Bolama… Ela foi por aí, encontrou-se com outras um pouco perdidas nas nuvens e fundiu-se numa outra que se revoltou contra a sua sorte. Ela tornou-se  insurrecta e como não tinha muitos meios para enfrentar os seus opressores,  escolheu a fuga”. R.M.F. (Sinopse do editor).

______________

Contactos:

Ku Si Mon Editora - Rua José Carlos Schwarz, Edifício SITEC; Caixa Postal 268 – Bairro d’Ajuda - Bissau.

Telef (PBX): (+245) 660 5565 ; 721 2229; Email: kusimon@eguitel.com; Web: www.guine-bissau.net/kusimon
________________

Nota de L.G.:

Sem comentários: