segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7783: Ser solidário (102): Sementes e água potável - Um projecto inovador (José Teixeira)

1. Mensagem de José Teixeira* (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), membro da Direcção da Tabanca Pequena, Grupo de Amigos da Guiné-Bissau (ONGD), com data de 13 de Fevereiro de 2011:

Caros editores.
Com votos de bom domingo, junto um texto sobre o Projecto em desenvolvimento pela Tabanca Pequena em parceria com a AD de Sementes e água potável para a Guiné-Bissau.
Se entenderem que pode ser publicado no Blogue eu agradeço.

Fraterno abraço do Zé Teixeira


SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL – UM PROJETO INOVADOR

É sim, um projeto inovador e exemplo a seguir, conforme me disse ainda esta semana o Pepito, Diretor geral da AD, a nossa parceira que gere o projeto da captação de água por administração direta no terreno e o complementa na dinamização e formação dos habitantes para rentabilizar melhor os recursos que a água proporciona.
Porque é inovador?
Os grandes projetos são dirigidos para os médios e altos centros populacionais, esquecendo o interior, aqueles que pela sua pequena dimensão e isolamento não têm voz. Tendencialmente os moradores do interior sonham em ir viver para os grandes centros à procura do maná que nunca lhes chegará às mãos. Perdem assim a sua identidade. Os que ficam resignam-se a viver com falta de meios.

Quando a Tabanca Pequena iniciou o Projecto Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau, potenciou uma nova e desafiante experiência - levar a água potável até às mais pequenas e mais recônditas Tabancas da Guiné. Terras por onde nunca passara até então a mais pequena réstia de progresso, a não ser alguns jeeps com curiosos turistas, ou os “toca toca”, o transporte público, qual convite ao abandono da terra e “fuga” para os grandes centros urbanos à procura do maná, tão propagandeado pelos “mass media”.

Começamos por Amindara, bem no centro da Mata do Cantanhez. A água, iam-na buscar a três quilómetros de distância. Manhã cedo, as crianças trocavam a sacola dos livros pela bacia de plástico e partiam para a mata à busca do precioso líquido.
Para surpresa dos adultos e gáudio da criançada, apareceram na tabanca uns indivíduos de fora da terra. Falavam outra linguagem, mais usada lá para o Norte, mas logo se entenderam.
Ali, mesmo no centro da tabanca havia água e eles iam-na trazer até à Mas como ?
Era preciso escavar. Escavar bem fundo. Mulheres e homens da terra, foram rapidamente conquistados para o projeto. O seu sonho tão antigo ia tornar-se realidade.
As crianças expectantes, de olhos arregalados, nem queriam acreditar.
A dezoito metros de profundidade surgiu o ouro líquido tão desejado e tudo na tabanca mudou.
A água era fresca e límpida. Mais que isso, era potável, e, estava ali. Mesmo ali à porta de casa. Nem dava para acreditar.

Para maior estranheza dos habitantes, a água começou a aparecer à superfície, na boca da mangueira, pela arte mágica do Sol, que despejava a sua energia num espelho colocado no topo de um mastro ali colocado pelos artistas vindos de Bissau. Transformada em força motriz, a energia do Sol alimentava a bomba que disponibilizava a água, sem o mais pequeno esforço das pessoas. Milagre da Natureza e da capacidade criativa do homem.

Quando o sol se ia embora, a água quedava-se pelo fundo do poço, até a manhã do dia seguinte. Situação que foi resolvida com a colocação de um depósito de 4.000 litros que garante água para as necessidades, até que o Sol e volte.

A água fonte da vida em todos os sentidos despoletou nas gentes da Amindara, forças até então desconhecidas.
Uma onda de felicidade atravessou a tabanca, uniu as pessoas e gerou nelas um sentimento de capacidade. Espelharam essa força na limpeza e higiene pessoal, sobretudo nas crianças. Na limpeza e ordenamento da tabanca. Nas roupas que usam. Na alegria que transmitem.

Já é possível educar, as crianças a lavarem as mãos antes de tomarem a refeição. Quantas doenças não se vão evitar nestes gestos tão simples!
Já é possível beber água com a garantia de salubridade. Quantas mortes por diarreias e doenças intestinais se vão evitar?

Ainda não há escola, mas as crianças talvez já tenham tempo disponível para irem para frequentarem a escola da Tabanca vizinha.

Com água por perto foi possível dinamizar a horticultura de modo a possibilitar uma alimentação mais rica e mais saudável, ou propiciar fontes de rendimento pela venda ou troca dos produtos hortícolas excedentes.

Os homens despertaram para a realidade de terem de defender os bens da sua terra. Uniram-se em projetos de proteção e defesa da floresta e de salvaguarda das espécies de caça, muito procuradas por caçadores furtivos de outras tabancas e estrangeiros. Caça que pretendem utilizar devidamente controlada para uso no enriquecimento da sua dieta alimentar.

Nota-se que as pessoas ganharam confiança em si próprias, nas suas capacidades e começaram a acreditar que é possível a mudança para melhor.
Não será isto, evolução cultural?
O que pode fazer uma simples torneira a jorrar água num aglomerado de cerca de quinhentas pessoas no interior de África!

A tabanca de Amindara, escondida no meio da floresta do Cantanhez ganhou vida. É caso para afirmar: A água é fonte de vida em todas as dimensões.

Acreditamos que é um exemplo a seguir. A construção por administração direta gerida pela AD- Acção para o Desenvolvimento, torna o projeto fiável, com a garantia de que nem um cêntimo se perde.

Continuamos no terreno, com um poço já aberto em Medjo e em pleno funcionamento. Os resultados positivos repetem-se. Apesar de estarem no fim da época propícia para desenvolver a horticultura, querem fazer experiências e vão tentar colher cebolas.

O próximo desafio é Farim do Cantanhez.

Zé Teixeira
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 10 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7754: Ser solidário (101): Espectáculo de Teatro e Música Popular. Campanha "Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau" (Zé Teixeira)

3 comentários:

Manuel Joaquim disse...

Parabéns Zé Teixeira. Em teu nome saúdo todos aqueles que se meteram nesse belo projeto. Um grande abraço a todos.

Anónimo disse...

Camarigo "fermero"

Um grande abraço e que a "saga" continue a ganhar adeptos.
Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Zé Teixeira, saudações guinéuas.

Bom trabalho, no entanto faltou fazeres referência a solicitar uma cota de solidariedade para com o povo da Guiné, não esquecendo também que fica bem o nosso nome no rol e crescerá como fermento.
Hé...hé...hé... Fermero Texera de Mampatá e Empada.

Com um Abraço do Irmão Maioral
Arménio Estorninho