sábado, 19 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7821: Parabéns a você (217): António Carvalho, o Carvalho de Mampatá: é bom fazer anos, mas melhor ainda ter amigos, uma tabanca inteira, para festejá-los...



Infogravura: Tabanca de Matosinhos (com a devida vénia...)


1. É bom fazer anos, mas ainda melhor ter amigos para nos darem parabéns... Quatro tabanqueiros com dupla ou tripla pertença e a mesma identidade: Tabanca Grande, Tabanca de Matosinhos, Tabanca dos Melros... 


O Álvaro, régulo da Tabanca de Matosinhos, sintetizou magistralmente como é difícil dar os parabéns, mais do que a um amigo, a um camarigo como o António Carvalho: "É difícil dar os parabéns a alguém, quando queremos dizer mais que 'parabéns'. Transmitir a um amigo o que sentimos ao desejar-lhe as maiores felicidades, no dia em que se comemora a sua chegada a este Mundo, é um pouco complicado, porque por mais que queiramos não dizemos tudo o que sentimos e queríamos que ele soubesse. É difícil dar os parabéns ao Carvalho de Mampatá, ao Carvalho das Medas, ao Carvalho da Tabanca Pequena de Matosinhos e ao António Carvalho".

O Carvalho, o de Mampatá, o das Medas (Gondomar), da Tabanca de Matosinhos, o da Tabanca Grande, o António "tout court" [, foto à direita], fez 61 aninhos, no dia 17 passado, e teve a malta em peso, amigos, camaradas e camarigos,  da Tabanca de Matosinhos,  a festejar a feliz efeméride... 

Com o atraso de dois dias, queremos também anunciar-nos às comemorações que por certo continuam por este fim de semana adentro... Ele (e o Álvaro) vai permitir-me reproduzir aqui o seu originalíssimo texto de agradecimentos:

Nasci no dia 17 de Fevereiro de 1950, no entanto entendi ser ajuizado comemorar o meu nascimento no dia 16 por ser quarta-feira de Matosinhos e a próxima quarta ocorrer já no distante dia 23.

Já sei que vão literalmente chover votos sinceros de saúde, felicidade e longa vida. Também conto com umas bocas foleiras de alguns tabanqueiros, sobretudo da parelha (esta palavra não tem ou pode ter um sentido pejorativo?) de Penafiel.

Quero que todos saibam que muito feliz fiquei por tudo o que me disserem (de bem e de mal) e que o possam fazer durante muitos anos. Quanto aqueles que nada me disserem, a propósito do meu aniversário, também ficarei feliz com eles pois pensarei que ou não sabem mandar mails, ou não sabem que eu faço anos, ou não me conhecem ou acham mesmo que esta coisa de fazer anos não interessa nada. A todos eles eu, desde já, agradeço, do fundo do coração. Na verdade, não sabendo quem me irá "parabentear" nem querendo esperar para saber, pragmaticamente aproveito para agradecer a todos.

Finalmente mando a todos um grande abraço, desejando-vos prolongada, saudável e feliz vida. Carvalho de Mampatá.

2. E falando de Mampatá, e do Carvalho, é inevitável que se recorde aqui um dos belos poemas do nosso Josema (José Manuel Lopes), evocando o Douro e a imensa saudade da terra, mas também celebrando a grande camarigagem dos Unidos de Mampatá (CART 6250, 1972/74)(**)


calor, cansaço, suor,
saudades de tudo
e de um rio...
mas podia ser pior,
pois há ali o Corubal,
com sombras e água boa,
nem tudo é mau afinal,
não é o Douro, eu sei,
nem o Tejo de Lisboa.

são outros os horizontes,
falta o xisto e o granito,
as encostas e os montes,
mas diga-se na verdade
há o Carvalho, há o Rosa,
há um hino à amizade,
há o Gomes e o Vieira
a sonhar com a Madeira,
há o Farinha e o Polónia,
gestos e solidariedade
há o Esteves e o Pinheiro
amigos e sinceridade,
há o Nina e até amor,
também sofrimento e dor,
há o desejo de voltar
e um apelo à liberdade.

josema
Mampatá 1974

[Revisão / fixação de texto: L.G.]
_________________

Notas de L.G.:

(*) Último poste da série > 14 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7780: Parabéns a você (216): 96° Aniversário de Clara Schwarz da Silva, nascida a 14/2/1915, uma cidadã do mundo, co-fundadora e professora do Liceu Honório Barreto, em Bissau, cuja presença na Tabanca Grande muito nos honra... (Luís Graça, co-editores, amigos e antigos alunos)


16 comentários:

Anónimo disse...

Camarigo António Carvalho

Pelos vistos a data do teu aniversário não constava dos "livros" da Tabanca, tão bem guardados e tratados pelo camarigo Carlos Vinhal.

Atrasado, não quero porém deixar de te saudar e desejar que tenhas muita saúde para continuares a festejar por muitos anos o teu aniversário.

Muitas felicidades e um grande abraço de parabéns

Jorge Picado

Anónimo disse...

Caro Amigo António Carvalho,

Sem cábula, ficava em falta.
Assim, estou aqui para te desejar que festejes este dia, por muitos anos, com muita saúde, junto da família e dos amigos.

Com um Abraço de PARABÉNS.

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Caro camarigo António Carvalho

Aqui estou, também, perfilado, para te dar os parabéns e formular o desejo que a data se repita por mais uns quantos anos, comigo a festejar, é claro!

Parabéns!
Abraço
Hélder S.

Manuel Reis disse...

Camarigo Carvalho:

Muitos parabéns pelo teu aniversário.

O meu desejo que repitas esta data por muitos anos e com muita saúde.

Um forte abraço.

Manuel Reis

admor disse...

Camarigo António Carvalho,

Muitos parabéns espero que tenhas tido um ou mais dias com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Luís Graça disse...

À atenção do Miguel Pessoa: Vejo que tens "concorrência", lá em Matosinhos, em matéria de "postalitos de parabéns"... Ainda bem que já tens seguidores, por que isto de ficar dependente de um só "fornecedor" nunca deu bom resultado...

Quanto ao nossos "mampatista" Carvalho, só quero reforçar o desejo de que continue a dar-se bem no "Clube dos Sexas"... Até ao próximo encontro, António!

manuelmaia disse...

Caro António Carvalho,

Passa um bom dia de aniversário,cheio de saúde e alegria junto dos teus.
Bebe um "balázio" pela malta da tabanca.
um grande abraço
manuelmaia

Fernando Gouveia disse...

Caro A. Carvalho:

Oh,oh, eu ja (o PC nao esta a por os acentos)te dei um abraço de parabens e comi do bolo que levas-te para a Tabanca Pequena. Saude e e ate ao proximo.

Fernando Gouveia.

Anónimo disse...

Camarigo A.Carvalho
Feliz Aniversário. Parabéns.
Longa Vida
Mantenhas
Luís Borrega

Anónimo disse...

Tudo de bom, meu caro!
Um abraço de parabéns,
Mário Migueis

Anónimo disse...

Um Dia Feliz! Uma Vida Feliz!

Abraço!

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Caro Camarada "MUITO MESPECIAL". E porquê "muito especial"? Simplesmente porque tive a honra de comandar o entäo täo isolado,(e atacado!),Destacamento de Mampatá, antes de se tornar sede de Companhia.Seriamos poucos...mas rijos!O nosso querido Camarada e Amigo Zé Teixeira lá estava a meu lado. Desculpa-me o atraso nos PARABÉNS,mas está muita neve pelo caminho. Um grande e sincero abraco com Votos das Maiores Felicidades!

Anónimo disse...

Que Continues a festejar entre nós este dia e nós possamos dar-te todos os anos os parabéns.
Um grande e forte abraço.
BSardinha

Jorge Fontinha disse...

Um abraço e muitos anos a conta-los, que cá estarei para os contabilizar.
Um brinde de aniversário, com o Velho Porto aqui da Régua, que até pode ser da Senhora da Graça, do Zé Manel.
Aquele abraço.

Jorge Fontinha

Cesar Dias disse...

Camarigo António Carvalho

Um dia cheio de alegria junto dos teus e com muita saúde para irmos repetindo anualmente.
Um forte abraço de parabéns
César Dias

Anónimo disse...

Caro António Carvalho,

um dia feliz e que o comemores por muitos ainda.

Parabéns!

Mário Fitas