quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9773: Agenda cultural (196): Algumas notas sobre o Seminário Guerra de África (José Colaço)


1. O nosso camarada José Colaço, (ex-Soldado Trms da CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), enviou-nos em 13 de Abril a seguinte mensagem. 

Breves notas sobre o Seminário Guerra de África

Camaradas, 

Passei hoje de manhã pelo Instituto de Estudos Superiores, em Pedrouços, para ouvir parte das palestras, que ali decorriam incluídas no [SEMINÁRIO GUERRA DE ÁFRICA]. 

Como sempre, nestas iniciativas, ouvem-se coisas que se gostam mais e outras menos. 

A que eu gostei menos de ouvir, foi a do orador que antecedeu o comandante Alpoim Calvão, e não só eu pois vi, por vezes, alguns sorrisos discordantes na plateia. 

O que me chamou mais a atenção foi o orador situar, ainda hoje, a localização do congresso do PAIGC, que decorreu em 1964, como sendo realizado na mata do Cassaca - Ilha do Como -, que contou com cerca de 150 elementos. 

A seguir falou o comandante Alpoim Calvão, que pediu um minuto para falar sobre a situação actual na Guiné, após o que divagou sobre a operação “Tridente”. 

Concorde-se ou não com as suas ideias políticas, nota-se que é uma personalidade muito firme e convicta, falando clara e exactamente nos factos e acontecimentos. 

Eu que estive em quase toda a operação “Tridente”, com a excepção da primeira semana (de 15 a 23/01/1964), testemunho que a sua palestra foi resumida, objectiva e verdadeira. 

Abordou também o citado congresso do PAIGC para dizer simplesmente: “NÃO HOUVE NENHUM CONGRESSO NA MATA DO CASSACA, NA ILHA DO COMO, o que houve sim nessa altura foi uma reunião do PAIGC mas em Cassacá - Cacine.” 

O comandante Alpoim Calvão na tribuna usando da palavra. 

O comandante dirigindo-se ao seu lugar na mesa de honra. 

Um abraço 
José Colaço 
Soldado Trms da CCAÇ 557 
___________ 
Nota de MR: 

Vd. último poste desta série em: 


Sem comentários: