terça-feira, 18 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11725: Efemérides (131): Matosinhos, 10 de Junho de 2013: Descerramento de uma placa toponímica na Rua dos Combatentes do Ultramar e bênção da primeira pedra de um Monumento dedicado aos mesmos Combatentes (Carlos Vinhal)

O Concelho de Matosinhos tem finalmente uma rua que lembra o esforço da sua juventude na Guerra do Ultramar.

1. No passado dia 10 de Junho de 2013, Dia de Camões e de Portugal, foi descerrada uma placa toponímica que dá o nome de "Combatentes do Ultramar - 1961-1974" a uma artéria da freguesia de Matosinhos, aberta recentemente ao trânsito, localizada bem no centro da cidade, paralela à Rua Alfredo Cunha, que começa na Rua Augusto Gomes, junto à Escola com o mesmo nome, em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Leixões, terminando na Rua de Goa.
Ao acto assistiram ex-combatentes, seus familiares e alguns curiosos.

Esta foi mais uma iniciativa que se ficou a dever ao alto patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos, na pessoa do seu Presidente, Dr. Guilherme Pinto e seus colaboradores, Núcleo local da Liga dos Combatentes, na pessoa do seu Presidente, TCor Armando Santos e seus camaradas de Direcção, e a um pequeno grupo de combatentes que desde há uns anos, de perto, tem trabalhado com estas duas entidades.

Se a união faz a força da discussão nasce a luz, quando Deus quer e o homem sonha, a obra nasce.

Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.

Momentos descontraídos após o descerramento da placa toponímica, que esteve a cargo do Presidente da Câmara de Matosinhos, senhor Dr. Guilherme Pinto e do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, senhor TCor Armando Costa. Segura a bandeira da Câmara que cobria a placa, o nosso camarada Casimiro Carvalho que se quis juntar aos matosinhenses nesta singela homenagem a todos os combatentes.
Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.

Não posso evitar um comentário magoado pela indiferença dos nossos camaradas matosinhenses ex-combatentes, para não falar já da população em geral, que ignoraram esta cerimónia. A maioria esmagadora dos presentes era composta por ex-combatentes da Guiné, talvez os que mais sentiram na pele as dificuldades daquela guerra.
Estamos incondicionalmente unidos quando se trata de reivindicar dinheiro, o mesmo não acontecendo quando pedimos respeito e dignidade.
O meu muito obrigado ao Casimiro Carvalho (Maia), ao Henrique Cerqueira (Foz) e à D. Conceição Hermínia Mota Costa Pinto (ex-MNF) que se deslocaram a Matosinhos, dando assim uma lição de solidariedade e camaradagem que me apraz registar.


2. Do programa fazia ainda parte o lançamento da "primeira pedra" de um Monumento aos Combatentes do Ultramar, a erigir na freguesia de Matosinhos, no gaveto da Rua Augusto Gomes com a Rua Alfredo Cunha, bem próximo da nova Rua dos Combatentes do Ultramar.

Tendo como "pano de fundo" um grupo de ex-combatentes com boina, o lançamento simbólico da primeira pedra do Monumento esteve novamente a cargo do Presidente da Câmara de Matosinhos e do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes
Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.

"Primeira Pedra" do futuro Monumento ao Combatente da Guerra do Ultramar
Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.

O Pe. Francisco Andrade de Leça da Palmeira, por impedimento(?) do Pároco de Matosinhos, deslocou-se expressamente a esta freguesia para proceder à bênção da "Primeira Pedra" do futuro Monumento.
Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.


Momento da alocução do Dr. Guilherme Pinto
Foto: © Dina Vinhal (2013). Todos os direitos reservados.

O TCor Armando Costa no uso da palavra
Foto: © Dina Vinhal (2013). Todos os direitos reservados.

Foto de família de algumas das pessoas presentes ao acto
Foto: © Liga dos Combatentes (2013). Todos os direitos reservados.

Nesta foto: D. Conceição Hermínia, Casimiro Carvalho, Abel Santos, Agostinho Ribeiro, Raul Ramos e Carlos Vinhal
Foto: © Dina Vinhal (2013). Todos os direitos reservados.

Assim decorreu esta jornada do Dia 10 de Junho de 2013, que começou em Leça da Palmeira(*) com a habitual peregrinação ao cemitério local para homenagear os militares leceiros caídos em campanha, e que terminou em Matosinhos com o descerramento da placa toponímica "Rua dos Combatentes do Ultramar" e bênção da "Primeira Pedra" do futuro monumento aos mesmos Combatentes.

(Texto e legendas das fotos: Carlos Vinhal)
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 12 DE JUNHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11698: Efemérides (129): O 10 de Junho de 2013 em Leça da Palmeira (Carlos Vinhal)

Último poste da série de 13 DE JUNHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11700: Efemérides (130): Atalaia, Lourinhã, domingo, 16 de junho, às 10h45: Inauguração de Monumento aos Combatentes

5 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Carlos.
Como nós combatentes às vezes dizemos, enquanto houver um de nós vivo, vai haver iniciativas destas, que são muito corajosas, mas raras, pelo menos nos tempos que correm.
Bem hajam, e que essa força interior não vos falte nunca.
Um abraço, Tony Borie.

Anónimo disse...

Na verdade, temos de ser honestos e o Tony diz bem "enquanto houver um de nós vivo", vamos-nos lembrando dos amigos e camaradas de guerra que fomos e só podemos contar connosco, mas ainda somos bastantes e com força. Por isso é penoso confirmar que as populações se mantenham ausentes como se não existíssemos. Mas amigo Vinhal e amigos que deram origem a esta bela "memória", FORÇA que pelos menos vocês, mesmo cansados como estão, vencerão. Um abraço para todos
do Veríssimo Ferreira

Anónimo disse...

Um abraço para todos vós antigos combatentes matosinhenses, que continuam a lutar para que a memória perdure.

JPicado

zeca disse...

os meus parabéns, para todos os matosinhenses, com votos de muita saúde, como atrás foi dito, enquanto formos vivos tudo faremos para que sejamos lembrados!!!! força e um bem haja para todos.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Aos poucos vai-se conseguindo que a Memória vá ficando registada.

É positivo e há que dar os parabéns àqueles que persistem e conseguem que se cumpra o desígnio de "o homem sonha e a obra nasce".

Parabéns.

Hélder S.