domingo, 16 de junho de 2013

Guiné 63/74 - P11713: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (18): Intenções e Acção de Graças da Missa celebrada na Capela de Sta. Rita de Cássia, Monte Real (Joaquim Mexia Alves)

Capela de Sta. Rita de Cássia - Termas de Monte Real

1. Por que a memória do nosso VIII Encontro, realizado no passado dia 8 de Junho, está longe de se esgotar, lembramos hoje as Intenções e a Acção de Graças da Missa celebrada na Capela das Termas de Monte Real antes do almoço/convívio da nossa tertúlia, iniciativa do nosso camarada Joaquim Mexia Alves. 


INTENÇÕES 

 Pelos militares portugueses, (lembrando também os nascidos em África), que faleceram durante a guerra de África em todas as frentes, nomeadamente na Guiné.
Por todos os combatentes da guerra de África que já faleceram depois de terminada a guerra.
Pelos combatentes de todos os movimentos políticos africanos que faleceram combatendo o Exército Português em África. 
Pelos povos de Portugal, Guiné, Angola, Moçambique e todos os outros povos onde os portugueses marcaram presença.
Por todos aqueles que tendo combatido nesta guerra ainda hoje sofrem os traumas causados pela mesma guerra e pelas suas famílias que com eles também sofrem.


ACÇÃO DE GRAÇAS

Colocámos hoje nas intenções desta Missa, para além daqueles que foram nossos camaradas de armas falecidos durante a guerra de África, aqueles que faleceram combatendo do outro lado da guerra.
É esta a nossa postura de portugueses, alicerçados na matriz cristã desde o início da nossa pátria, que vivemos e queremos viver, ou seja, sem rancor, sem ressentimento, mas aceitando e dando a mão àqueles que tendo-nos combatido podem precisar de nós, como nós seguramente também precisamos deles.
A paz com o passado não se faz pelo esquecimento, mas sim com a aprendizagem de um caminho de reconciliação, que leva sempre ao melhor dos dons que Deus deu ao homem: o amor.
E disso temos as provas de todos aqueles que, tendo sofrido pelas picadas e matas da Guiné as agruras terríveis da guerra, agora lá voltam para se reencontrarem e sobretudo para ajudarem um povo que sempre nos recebeu de braços abertos e tanto precisa da nossa desinteressada ajuda.
Outro tanto se poderá dizer daqueles que vão a Angola ou Moçambique com as mesmas intenções.
É que viver para o amor, pacifica e constrói.
Viver para o rancor e o ressentimento, violenta e destrói. É como um veneno que mata lentamente a alegria de viver.
Por isso, nesta Capela e neste dia, damos graças a Deus por ter enformado os Portugueses no Seu amor, para o amor.
Muito obrigado Padre Manuel Henrique por ter acedido de pronto ao meu pedido para presidir à celebração connosco desta Eucaristia.
Afinal, é uma Missa celebrada por ex-militares combatentes, presidida por um Capelão Militar no activo.
Obrigado a todos.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de JUnho de 1013 > Guiné 63/74 - P11712: VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (17): Monte Real, 8 de junho de 2013 (Parte V): Colocámos nas intenções da missa celebrada pelo capelão militar Manuel Henrique, para além daqueles que foram nossos camaradas de armas falecidos durante a guerra de África, também aqueles que faleceram combatendo do outro lado da guerra (Joaquim Mexia Alves)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Joaquim, cheguei já tarde a Monte Real, não assisti à missa mas, como já tive ocasião de to dizer pessoalmente, a oração que preparaste e leste foi muito bonita e ecuménica.

Fiquei muito sensibilizado pelo teu gesto e pela colaboração do teu amigo capelão militar que não tive o prazer de conhecer pessoalmente. uma vez que não pôde ficar para o almoço.

Foi, sem dúvida, um belo dia de convívio, com muitas caras. Infelizmente, muitos outros cmaaras não puderam vir.

Mas, mais uma vez, tu foste um operacional de cinco estrelas, juntamente com o Cralos Vinhal, o Miguel Pessoa e o Hélder Sousa, quatro camaradas a quem eu quero publicamente agradecer o empenho e a dedicação que puseram na organização do nosso VIII encontro.